COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 26-06-2023

RAMPAGE, UMA PICAPE RAM NO SEGMENTO INTERMEDIÁRIO

A Fiat Toro nadava de braçada no segmento das picapes preservadas, ela foi a pioneira desse segmento. Recentemente a Chevrolet lançou a Montana para brigar com a Toro e agora o grupo Stellantis lança a Rampage uma picape com os itens fundamentais – força, capacidade, luxo e tecnologia –, sempre presentes nas picapes Ram norte-americanas, dentro de um pacote no tamanho perfeito para as condições do Brasil e de toda a América do Sul.

A Rampage faz sua estreia mundial no Brasil e mais do que isso, trata-se do primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido no Brasil. Apoiados pelos tempos norte-americanos da marca, o projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.

O investimento na picape passou de R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está alocando no país entre 2018 e 2025. Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas, a Rampage estará na rede de concessionárias Ram – prestes a ter mais de 100 lojas – a partir de agosto, em três versões, cada uma com personalidade própria: Laramie, Rebel e R/T. Obra do Stellantis Design Center da América do Sul, as linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos. Pois todas as características marcantes dos desenhos das desejadas Ram 1500, 2500 e 3500 tinham de estar visíveis nesta primeira Ram concebida fora da matriz.

Na versão Rebel o visual off-road dá as cartas, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo.

Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500. Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante.

Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto.

A Rampage vem para ser a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler.

O outro propulsor da Rampage é o já consagrado Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Uma combinação imbatível de economia e performance, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h.

O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie. Para lidar com todo o poderio desses dois motores, o sistema de transmissão é do mais alto nível. Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante. Por sua vez, a tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central.

A Rampage em comparação com a Fiat Toro, de quem é derivada, tem o mesmo entre-eixos, e 7 cm mais comprida, 4 cm mais larga e 5 cm mais alta.

Vamos aos preços:  Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990;

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990;

Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990;

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990

Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990.

DUCATI DESERTX É PARA O OFF-ROAD EXIGENTE

A Ducati DesertX é uma moto com uma intensa atitude off-road, que efetivamente amplia os limites do que pode ser feito com uma Ducati. Dunas do deserto, caminhos off-road estreitos, estradas de cascalho e curvas montanhosas: com DesertX, os sonhos dos viajantes não conhecem mais limites.

Equipada com roda dianteira de 21” e traseira de 18”, e tanque de combustível com capacidade para 21 litros a nova DesertX foi projetada para enfrentar até o off-road mais exigente. O desenvolvimento especificamente focado no off-road, combinado com a valiosa experiência em estrada da Ducati, dá vida a uma moto responsiva e fácil de abordar, à vontade em qualquer rota e asfalto.

O design da DesertX representa uma interpretação contemporânea das linhas das motocicletas de Enduro dos anos 80, criadas pela Ducati Centro Stile de acordo com critérios de essencialidade e robustez. O admirado motor Testastretta 11° Desmodrômico de 937 cm3 refrigerado a líquido é o coração do novo DesertX. Caracterizado por uma excelente confiabilidade, este motor debita 110 cv @ 9.250 rpm e um torque máximo de 9,4 kgf.m @ 6.500 rpm na configuração Euro5. baixa velocidade de certas passagens difíceis típicas do uso off-road.

A sexta marcha é longa adequadamente para facilitar o manuseio em rodovias, mantendo baixas rotações do motor; isto significa um consumo de combustível contido e um maior nível de conforto.

Com preço sugerido de R$97.990 a Dicati DesertX estará nas concessionárias no dia 28 de junho.

VOLKSWAGEN ATINGE 25 MILHÕES DE VEÍCULOS PRODUZIDOS  

No ano em que celebra 70 anos no Brasil, a Volkswagen acaba de conquistar o marco de 25 milhões de veículos produzidos, sendo a maior fabricante de automóveis do País. A marca também é a maior exportadora do setor, com mais de 4,17 milhões de unidades embarcadas.

Esse importante marco de produção foi alcançado com o lançamento mais recente da Volkswagen do Brasil: o sedã Novo Virtus, produzido na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, inaugurada em 1959, iniciando a expansão global da marca.

O total de 25 milhões inclui, além da produção da Anchieta, também os veículos produzidos nas demais fábricas da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP, inaugurada em 1976) e em São José dos Pinhais (PR, inaugurada em 1999), com motores fabricados na unidade de São Carlos (SP, inaugurada em 1996).

NOVA FORD RANGER TEM MAIS DE 2000 PEDIDOS EM 24 HORAS

A Ford iniciou as vendas da Ranger de nova geração e registrou mais de 2.000 pedidos em 24 horas no Brasil e na Argentina. A comercialização continua a ser exclusiva para clientes da marca até a próxima segunda-feira (26 de junho), às 16h00, quando abre para todos os consumidores, na plataforma de e-commerce do www.ford.com.br.

“Esse excepcional retorno mostra a confiança dos nossos clientes na marca e no produto”, afirma Pedro Tadeu Resende, diretor de Vendas e Rede da Ford. “Os proprietários da Ranger já conhecem as qualidades da picape e sabem que na nova geração ela ficou ainda melhor, mudando o patamar da categoria.” No Brasil, os pedidos chegaram a 1.000 unidades e os primeiros clientes vão receber a picape em até 60 dias.

A fábrica de Pacheco, na Argentina, onde a linha é produzida, foi totalmente reformada com equipamentos de última geração para entregar alto padrão de qualidade e ampliou em 70% a capacidade de produção. A Nova Ranger é oferecida inicialmente nos modelos com motor 3.0 V6, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, nas versões topo de linha XLT (R$ 289.990) e Limited (R$ 319.990).

A Limited conta ainda com um pacote opcional que inclui painel de instrumentos digital de 12,4”, rodas de liga leve de 20” e tecnologias de assistência exclusivas, por mais R$ 20.000.

BMW ATINGE A MARCA DE 1.000.000 DE MOTOS DA LINHA GS

A 1.000.000ª GS equipada com um motor boxer saiu da linha de produção na fábrica da BMW Motorrad em Berlim-Spandau – uma BMW R 1250 GS. As motos BMW são fabricadas em Berlim desde 1969 e os modelos BMW Motorrad GS com motores boxer desde 1980.

Motocicletas autênticas e elementares, que possuem qualidades incomparáveis em todos os aspectos, têm estimulado inúmeros entusiastas em viagens a países distantes, de aventura espetaculares e expedições às regiões mais remotas do planeta ao longo das últimas décadas.

A nova geração da agora lendária BMW GS com motor boxer – a R 1300 GS – apresentação será em 28 de setembro de 2023 na grande inauguração do novo BMW Motorrad Welt em Berlim.

 

Related posts