COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 25/03/2024

FIAT TITANO É A NOVA PICAPE DO SEGMENTO MÉDIO

A Fiat apresentou a sua picape média Titano. É um modelo que foi desenvolvido pela chinesa Dongfeng, lançada há 3 anos como Peugeot Landtrek lá fora e agora passa a ser produzida na Argentina. Isso que é sinônimo da globalização.

A Fiat Titano tem motor 2.2 turbodiesel de 180 cavalos. Na versão Volcano o câmbio é automático e o torque é de 41,8 kgfm. Seu preço é R$240.000. Na versão Endurance o câmbio é manual e o torque do motor é menor, 37,7 kgfm, seu preço é de R$220.000. E ainda tem a versão Ranch, que é top, por R$260.000.

Todas tem tração nas 4 rodas e bloqueio diferencial com a opção da reduzida. A capacidade da caçamba é de 1.314 litros. A picape Fiat Titano chega para disputar o mercado com as versões mais baratas da Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier e Ford Ranger.

Isso é uma estratégia da própria Fiat para não brigar na parte mais alta do catálogo das concorrentes onde a disputa seria mais difícil. As concorrentes já estão consolidadas e o sucesso duvidoso.

Entrando na briga com as versões de entrada, as mais baratas, a Titano pode se dar bem.

 

A NOVA TRIUMPH TIGER 1200 EM ABRIL

A Triumph Motorcycles lança no Brasil a nova Tiger 1200, modelo 2024, repleta de novos recursos e aprimoramentos. As motocicletas chegam no mês de abril e contam com atualizações voltadas ao maior conforto e tecnologia.

O motor triplo de 1.160cc tem 150 cavalos de potência e mais torque em baixa. Nas versões GT os pedais foram reposicionados proporcionando maior distância ao solo nas curvas evitando assim a raspagem no asfalto. O painel tem tela TFT de 7 polegadas, e a iluminação full led.

A grande novidade é a chegada da inédita Tiger 1200 Rally Black Edition, versão mais barata do modelo que custa R$ 88.990.

 

FORD NA BAHIA CONTINUA EM ATIVIDADE

Ford vai iniciar a venda do Explorer 2025 no segundo trimestre nos Estados Unidos, renovando o SUV de 7 lugares mais vendido de todos os tempos da América do Norte, que há mais de três décadas tem determinado o padrão de conforto, desempenho e funcionalidade do segmento.

Pela primeira vez, ele também oferece em algumas versões o sistema de direção sem as mãos Blue Cruise, para uso em determinadas estradas da América do Norte. A engenharia brasileira participou do desenvolvimento de vários itens desse SUV no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford Brasil, instalado na Bahia, que hoje responde pela criação e aprimoramento de um terço das funcionalidades embarcadas nos veículos Ford ao redor do mundo.

Só pra lembrar, a Ford fechou sua fábrica na Bahia mas manteve seu centro de desenvolvimento e tecnologia.

 

RENAULT TAMBÉM VEM DE PICAPE NOVA

A Renault está confirmando que produzirá uma nova picape na Argentina. O novo modelo terá porte para competir no segmento de médias-compactas liderada pela Fiat Toro e que recentemente viu chegar a RAM Rampage.

Segundo informações do site Motor1 Argentina o projeto será uma picape inspirada no carro-conceito Niagara apresentado no final de 2023 no Brasil. Eu lembro que a Renault comercializa por aqui a picape Oroch, 24,5 cm menor que a Fiat Toro e o novo modelo deve ter medidas mais parecidas com a líder do segmento e ser mais moderna.

 

PARABÉNS PARA GM

O complexo industrial da GM em São José dos Campos completa 65 anos. É um dos maiores do Brasil e reúne seis fábricas que concentram a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer, ambos da marca Chevrolet, além de transmissões manuais, motores quatro cilindros e outros componentes. Inaugurada no dia 10 de março de 1959, a unidade produziu desde então mais de 6 milhões de veículos e 30 milhões de motores e transmissões.

Parabéns pra GM!

 

MITSUBISHI LANÇA MAIS UMA L200

A Mitsubishi Motors apresentou a mais nova versão de sua linha de picapes: a L200 Triton Sport Outdoor GLS, modelo com apelo aventureiro e excelente custo-benefício dentro do segmento de picapes 4×4.

Comercializada com preço a partir de R$ 245.490, a L200 Triton Sport Outdoor GLS 2025 está disponível em quatro opções de cores de carroceria com uma série de detalhes externos em acabamento grafite fosco que remete à sua primeira versão, apresentada em 2007.

 

NISSAN E HONDA SE JUNTAM PARA DESENVOLVER SISTEMAS

A Nissan Motor Company e a Honda Motor Company  anunciaram que as duas empresas assinaram um memorando de entendimento por meio do qual vão iniciar um estudo de viabilidade para uma parceria estratégica nas áreas de eletrificação e inteligência veicular.

Para acelerar ainda mais os esforços visando a neutralidade de carbono e zero fatalidade em acidentes de trânsito, será fundamental fortalecer as tecnologias ambientais e de eletrificação, bem como o desenvolvimento de softwares. São duas gigantes se unindo para desenvolver carros elétricos e sistemas para tornar os carros mais seguros.

 

SUV PREMIUM MAIS VENDIDO AGORA TEM VERSÃO 100% ELÉTRICA

O SUV Premium mais vendido do Brasil ganha uma nova opção 100% elétrica. Trata-se do BMW iX1 eDrive20 X-Line, nova versão que chega para ampliar ainda mais a gama de veículos elétricos da marca no país. Fabricado na Alemanha, a nova versão do BMW iX1 chega com um design semelhante ao do X1 X-Line a combustão, incluindo acabamentos externos em prata acetinado.

Seu motor 100% elétrico tem 204 cv de potência e alcance de até 332 km. Para garantir a recarga em casa e em viagens, dois carregadores acompanham o carro: um Flex Charger portátil, que oferece potência de até 11 kW, e uma BMW Wallbox de até 22 kW.

Já disponívem aqui no Brasil seu preço é de R$359.950.

 

GWM SÓ PENSA EM CRESCIMENTO

A GWM Brasil prevê comercializar 31 mil veículos no País em 2024, um volume 170% superior às vendas do ano passado quando ela chegou no mercado em maio e foram comercializadas 11.479 unidades. Além das linhas Haval e ORA 03, a partir do segundo semestre também terá início as atividades da fábrica em Iracemápolis, São Paulo,  que foi comprada da Mercedes-Benz.

Para acompanhar este aumento, o número de concessionárias também irá crescer neste ano, passando dos 70 pontos em 2023 – entre concessionárias plenas e lojas em shoppings – para mais de 120, o que representa um aumento da rede autorizada de 70% em apenas um ano.

Related posts