COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 19/07/2021

NOVA BMW G 310 GS CHEGA EM AGOSTO

A fábrica de motocicletas do BMW Group de Manaus (AM) acelera suas operações com o início da produção da mais nova geração da sua moto de entrada, BMW G 310 GS, prevista para chegar ao mercado no próximo mês de agosto. 

Esse modelo da BMW, que é o mais acessível e hoje custa R$33.500, é o marco que encerra as celebrações dos 40 anos da linha GS, iniciadas em julho do ano passado, e ainda reforça a estratégia da BMW Motorrad, de liderança do segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro.

Única unidade do BMW Group fora da Alemanha dedicada à produção de motocicletas, Manaus é responsável hoje pela fabricação de nove modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. A planta manauara mantém os níveis de qualidade equivalentes às motos montadas pelo BMW Group em Berlim (Alemanha), comprovados por auditorias realizadas periodicamente por uma equipe qualificada. De lá saem 99% das motocicletas BMW comercializadas no Brasil.

A planta do BMW Group em Manaus emprega atualmente 215 colaboradores, incluindo terceirizados diretos, tem capacidade produtiva de 15 mil unidades anuais e tem previsão de fabricar, em 2021, mais de 10 mil motocicletas. São mais de 50 fornecedores locais na operação.

UM NOVO CAMINHO RUMO À MOBILIDADE A HIDROGÊNIO

A associação do Renault Group com a Plug Power gerou a HYVIA que está presente na França com quatro unidades. Até o final de 2021, a empresa montará na fábrica de Flins, as células de combustível, e postos de recarga de hidrogênio que serão oferecidos em toda a Europa.

“HY” para hidrogênio, “VIA” para caminho: a HYVIA abre um novo caminho rumo uma mobilidade descarbonizada, oferecendo um ecossistema completo e único. 

O hidrogênio verde proveniente da eletrólise da água permite uma mobilidade com zero emissão de CO2 durante o uso, maior autonomia e um tempo de recarga de apenas alguns minutos.

VANS DA MERCEDES LIDERAM NO SEGMENTO LARGE

A Mercedes-Benz Vans mantém a liderança no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas) no Brasil com 4.681 emplacamentos, incluindo Vans, Furgões e Chassis. Esse resultado representa 34% de participação de mercado no primeiro semestre de 2021, apresentando um aumento de 10% com relação ao mesmo período do ano anterior. 

A marca também continua líder no segmento de Vans, com 1.751 veículos vendidos e 62% de market share.

Além disso, o Sprinter Truck apresentou 953 emplacamentos de janeiro a junho desse ano, o que equivale a 19% de participação e um aumento de 61% se comparado ao ano passado, enquanto a categoria de Furgão cresceu 23% em relação a 2020, com 1.977 emplacamentos e 33% de parcela de mercado.

FROTA DO RALLY DOS SERTÕES TERÁ CARROS CONECTADOS

Pelo terceiro ano consecutivo, os veículos da organização do Rally dos Sertões 2021 estarão conectados pela tecnologia de monitoramento da Smart Driving Labs, plataforma para carros conectados, cuja missão é transformar dados em oportunidades.

Neste ano, o percurso da 29ª edição do maior rally das Américas acontece de 13 a 22 de agosto num um roteiro 100% nordestino. Dos nove estados do NE o rally vai passar por sete. 

Durante 9 dias, serão percorridos cerca de 3.500 km pelo sertão, cujo cenário principal será a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro.

Além dos carros de competição, o evento conta com uma frota de 60 carros da organização, que circulam pelo percurso com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação, ambiental, staff, entre outros.

APP AUTUA AUMENTA EFICIÊNCIA NO REGISTRO DE INFRAÇÕES

Mais de 9 mil agentes de trânsito de todo o Brasil já utilizam o Autua, solução desenvolvida pelo Serpro que traz mais praticidade e agilidade no registro de infrações.

O Autua é uma suíte de aplicativos móveis que garante maior segurança e economia para órgãos fiscalizadores de estados e municípios.

Atualmente, 25 órgãos autuadores já usam o sistema, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).

ANFAVEA E WEBMOTORS REVELAM PERSPECTIVA POSITIVA

O momento está bem ruim por causa da pandemia, falta produto no mercado de veículos usados, as montadoras não estão produzindo a pleno por causa da falta de componentes mas as perspectivas para o segundo semestre são melhores.

A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e a Webmotors realizaram um estudo sobre intenção de compra de veículos para o segundo semestre de 2021.

Realizado em junho com 4.240 usuários do aplicativo da Webmotors de todas as regiões do país, o estudo aponta perspectiva positiva, pois, de modo geral, 75% dos entrevistados declararam ter intenção de compra ou troca do veículo ainda esse ano e apenas 7% informaram desistência de compra, e 18% prorrogaram a compra para 2022.

CRESCE PROCURA POR LOCAÇÃO DE UTILITÁRIOS ESPORTIVOS

Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), os utilitários esportivos (SUVs) assumiram a liderança entre as categorias de veículos mais procuradas para o turismo de lazer.

De 2017 para cá, o total de SUVs na frota das locadoras subiu de 47 mil unidades para mais de 107 mil, a maioria destinada para as viagens em família ou entre amigos. O significativo impacto na aviação comercial durante a pandemia, atrelado à precaução em evitar aglomerações, fez com que as viagens de carro se tornassem ainda mais comuns.

Jeep Renegade, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, VW T-Cross, VW Nivus, Renault Duster e Ford Ecosport estão entre os utilitários esportivos mais presentes nas frotas das locadoras para o turismo de lazer.

AMERICANAS S/A AMPLIA SUA FROTA DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

A Americanas S.A. inicia a operação com automóveis elétricos neste mês. Com o novo modal, a companhia prevê encerrar o ano com uma frota ecoeficiente de mais de 500 veículos.

Além dos automóveis, a frota também será composta por 150 tuk-tuks e 170 bicicletas comuns e elétricas que atuam na última milha da logística de entrega de produtos. 

A iniciativa contribui para as metas da Americanas S.A. de ter 10% do total de entregas ecoeficientes em 2021 e de neutralizar as emissões de carbono de toda a companhia até 2025.

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