COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 17-07-23

BYD DOLPHIN EV É A NOVA REFERÊNCIA DOS 100% ELÉTRICOS

A BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, lança no Brasil seu compacto Dolphin EV. Testei o carro pelas ruas de São Paulo e logo percebi que ele não é um compacto 100% elétrico como outros que já conheci. Mesmo antes de andar ele já me impressionou pelo espaço interno. Como tem um entre-eixos de 2,7 m os ocupantes do banco traseiro tem espaço como se fosse num carro médio.

O interior é sofisticado e logo salta aos olhos a enorme tela do multimídia de 12,8” rotativa que pode ser usada na posição vertical ou horizontal e a troca se faz com facilidade numa tecla situada no volante. Essa multimídia espelha, sem fio, o Apple car Play, o Android Auto e um aplicativo da própria BYD e você pode jogar vídeo game e até fazer um karaokê mas com o carro parado.

O desenho do painel tem formas onduladas para remeter ao mar ou ao movimento do golfinho, o animal que dá nome ao carro. Achei um pouco futurista e confesso que não me agradou muito. O porta-malas é ótimo para um compacto e tem 345 litros de capacidade. Fica a pergunta, se o espaço dos passageiros é próximo de um carro médio e porta-malas e ótimo, de onde arrumaram o espaço? Muito simples a resposta, do cofre do motor já que a unidade propulsora tem espaço mais reduzido.

Para colocar o carro em movimento basta rodar um simples botão no painel e assim tirar do ponto morto para a frente ou para a ré, muito simples. O motor tem 95 cavalos de potência e 18,3 kgfm de torque e tração é dianteira. A bateria é a Blade, que tem mais segurança e não pega fogo, desenvolvida pela própria BYD e tem 44,9 kwh e com ela a autonomia é de 291 km. Pode-se carregar a bateria numa simples tomada caseira quando ela vai de 30% a 80% em aproximadamente 7 h. Com o wallbox de 7 kw gratuito que os primeiros compradores vão receber o tempo de recarga, nas mesmas condições anteriores, cai pela metade, três horas e meia e para um carregador possante, 60 km, a bateria atinge 80% em meia hora.

Segundo o Inmetro o BYD Dolphin EV é o carro de melhor eficiência energética do mercado brasileiro. Se você comparar a despesa para encher esta bateria com o preço da gasolina é como o Dophin EV conseguiu aproximadamente 65 km/l de gasolina. Os carros elétricos são muito silenciosos e isso é até um pouco perigoso porque as pessoas não notam a sua aproximação.

Já o Dolphin possui um dispositivo que gera um pequeno ruído a velocidade de 40 km/h. Com o caro em movimento o conforto, o espaço, o bom acabamento e a conectividade chamam a atenção. Os bancos têm um desenho próprio e nenhum estofamento de acabamento premium em dois tons de cinza com um friso laranja. A atração é mesmo a grande tela do sistema multimídia que vai atender bem quando o carro está andando e mais ainda com o carro parado por causa dos jogos e do karaokê. Com tanta tecnologia é claro que a segurança também é destaque. São 6 air bags, câmera de estacionamento na dianteira e na traseira, 3 radares, assistente de estacionamento, assistente de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, monitoramento da pressão dos pneus além dos controles de estabilidade e tração.

Outro detalhe tecnológico que chama atenção é o serviço OTA que permite fazer atualizações no sistema do carro à distância, parecido com o que fazemos com os smartphones. O proprietário do Dolphin recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança. Para baixar o arquivo, é possível utilizar o pacote de internet que já vem instalado no veículo.

O BYD Dolphin EV chega ao Brasil com o preço especial de lançamento de R$149.800,00 nas cores Cinza (Grey), Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow) e o comprador vai ganhar um ano de internet 5G grátis e o carregador wallbox de 7Kw. A garantia é de cinco anos ou 200 mil milhas rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil milhas percorridas. Por este preço e estas condições não tem nem o que pensar, o BYD Dolphin EV é a melhor compra superando em muitos modelos da Renault e da JAC Motors que eram as opções mais baratas do mercado.

Também acredito que a chegada deste modelo vai fazer as outras montadoras comercializadas que modelos elétricos a repensarem suas estratégias e preço porque o Dolphin EV, além de ser a nova referência, vai ser produzido na Bahia, num futuro próximo, como anunciou a direção da empresa .

 

PIRELLI LANÇA NOVO PNEU PARA SUPER CARROS

O novo P Zero R da Pirelli faz sua estreia no Festival de Velocidade de Goodwood na Inglaterra. É um novo pneu de estrada para carros esportivos, de modelos GT a supercarros. Com mais desempenho do que o P Zero, bem como mais versatilidade do que o semi-slick P Zero Trofeo RS, este produto coloca a experiência da Pirelli em sinergia com as maiores montadoras de prestígio do mundo, respondendo às necessidades dos carros mais potentes do mercado, enquanto também consegue lidar com as demandas do uso diário da estrada.

Os engenheiros da Pirelli maximizaram a pegada do P Zero R: o único ponto de contato entre o carro e a estrada. Isso dá ao novo pneu características equilibradas e previsíveis: durante a transferência de peso, na frenagem para melhorar as distâncias de parada, bem como melhorar a dirigibilidade na estrada e na pista. Tudo isso ajuda a gerar forças laterais e, portanto, melhorar a direção à estrada.

 

BYD AMPLIA O NÚMERO DE CONCESSIONÁRIAS

O Grupo Allma Milazo inaugurou 6 transportadoras da marca BYD no interior de São Paulo. Agora são 66 nomeadas das 100 que a marca informou que abriria até o fim deste ano aqui no Brasil.

Tenho certeza que as matérias concordam na imprensa sobre o modelo Dolphin EV e o registro de vendas logo na apresentação do carro (146 unidades no primeiro dia) vão acelerar o processo para atingir essa marca.

 

FESTIVAL INTERLAGOS MOSTRA LANÇAMENTOS DE CARROS

Está confirmado para o Festival Interlagos Carros 2023 a primeira aparição pública dos veículos Chevrolet Montana RS e do elétrico Ora, da GWM. A 2ª edição do evento acontece entre os dias 20 e 23 de julho, no Autódromo José Carlos Pace – Interlagos, São Paulo (SP), e será palco também de outras estreias de veículos no País já anunciados, como o Audi e-tron GT e Toyota GR Corolla.

A versão esportiva da picape da Chevrolet, Montana RS, traz uma lista de itens exclusivos, como emblema RS na grade e na tampa traseira, grade estilo colmeia em preto brilhante, rack de teto e santo antônio integrados, rodas em alumínio de 17 polegadas com acabamento em preto, volante, painel, bancos e apoios de braços com revestimento em couro e costura vermelha, entre muitos outros. A estreia do modelo promete movimentar o box da montadora que contará ainda com simulador, entre outras ativações para o público presente.

Já o compacto Ora, primeiro veículo 100% elétrico da GWM, chega para integrar a linha híbrida da marca chinesa – Haval H6. Com visual de linhas arredondadas e estilo jovem e esportivo, o modelo conta com rodas diferenciadas e elementos aerodinâmicos. Festival Interlagos Carros 2023 – São quatro dias de muita emoção e mais de 10 mil tests drives previstos, num universo diferenciado de experiências em áreas dedicadas, como o circuito do autódromo, pista off-road, além dos UTVs – Utility Task Vehicle para quem quiser conhecer esses veículos fora de estrada.

O Festival Interlagos também recebe o CAMBEA – Campeonato Brasileiro de Envelopamento e terá a Arena e-sport Auto Compara com simuladores cockpit e simuladores Pirelli oficiais da F1. No sábado, dia 20, o Festival Interlagos Carros ainda traz uma programação musical imperdível, com grandes nomes da música brasileira, como Diogo Nogueira, e o melhor da cena eletrônica do Brasil com a dupla Jetlag para o público presente.

 

CHEVROLET QUER DOBRAR NÚMERO DE CARROS CONECTADOS EM 2023

A Chevrolet é líder em conectividade no Brasil, com mais de 250 mil carros conectados ativos. Este número deve dobrar até o fim de 2023 com a expansão da oferta do sistema OnStar para todo portfólio, presente hoje desde o Onix até o elétrico Bolt EUV, passando também pelas picapes, como a Nova Montana. “O sistema OnStar passa a equipar mais de 85% dos veículos da Chevrolet, ante 35% anteriormente.

Este é o maior salto em conectividade que uma empresa de grande volume promove no país, em linha com nosso propósito de massificar a tecnologia que mais ganha familiaridade do consumidor”, afirma Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM da América do Sul.Lançado em 2015 no país, o OnStar transforma a experiência do usuário com diversos serviços de segurança, diagnósticos e telemetria. A tecnologia permite ainda comandar funções do automóvel à distância por meio de um aplicativo para smartphone, realizar atualizações de sistemas eletrônicos do carro de forma remota e ainda oferecer auxílio na recuperação em caso de roubo do veículo, por exemplo.

Outro serviço muito valorizado nos carros conectados da Chevrolet é o Wi-Fi nativo, que se diferencia pela antena amplificada com sinal de internet até 12 vezes mais e capacidade de conexão estável para até sete aparelhos simultâneos. O OnStar está há mais de 20 anos no mercado internacional e é líder global em soluções de segurança conectada, serviços de mobilidade e tecnologia de informação, somando atualmente mais de 16 milhões de assinantes pelo mundo.

 

CAPITAL MOTO WEEK AGITA BRASÍLIA E COMPLETA 20 ANOS

Asfalto, duas rodas e paixão pelo estilo de vida é o que conecta e move milhões de motociclistas pelo Brasil. As motos também são as protagonistas do Capital Moto Week, maior festival do segmento da América Latina, de 20 a 29 de julho em Brasília. Para esta edição especial de 20 anos do CMW são esperados representantes de 1,8 mil motoclubes nacionais e internacionais.

Dos 298 mil m² de área ocupada no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, 24% são destinados aos 217 motoclubes e motogrupos que terão espaços reservados dentro da ‘Cidade da Moto’ com programações próprias. Por questões de segurança, a organização do festival planejou detalhadamente o fluxo, a vazão, a chegada e a presença de 350 mil motos circulando no complexo ao longo dos 10 dias. “É uma estrutura muito bem pensada com dezenas de agentes de fluxo na área externa e interna, para orientar todos em relação a essa logística.

Nos esforçamos para proporcionar ao público momentos de celebração e liberdade com segurança”, explica Pedro Affonso Franco, um dos organizadores do festival. 217 grupos de motociclistas de todo o país residentes instalados nos 10 dias da Capital Moto Week. motoclubes e motogrupos variam de 36 a 800 metros quadrados. Com programação própria de eventos, festas e shows, os espaços ganham vida e personalidade de cada grupo. “Quando dizemos que há um Capital Moto Week para cada um, é também sobre isso que estamos falando, afinal ali é a casa deles dentro do festival”, completa Pedro Franco.

Com 26 anos e mais de 800 integrantes incorporados pelas cinco regiões brasileiras, o Cruz de Ferro MC Brasil é um dos motoclubes que terá seu espaço no festival. Depois de prestigiar todas as edições da Capital Moto Week, o grupo demonstra entusiasmo com o encontro deste ano.

 

 

 

 

 

 

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