COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 15/01/2024

CHEGOU O DISCOVERY 2024 NA VERSÃO METROPOLITAN

A JLR anuncia que já está recebendo encomendas do Discovery 2024, veículo híbrido, sinônimo de luxo, tecnologia e versatilidade. O veículo está disponível na versão Metropolitan e conta com motor diesel D300 de 300 cv com tecnologia MHEV e câmbio automático de 8 velocidades, combinação que garante a performance ideal para situações on e off-road.

A edição especial Metropolitan oferece atributos de luxo para agradar até aos clientes mais exigentes. Sua elegância é vista nos mínimos detalhes, com um extenso pacote de itens e equipamentos que a tornam única. No exterior do veículo, a atenção aos detalhes se destaca, com novas pinças de freio na cor preta, teto panorâmico frontal com abertura e traseiro fixo, faróis de neblina dianteiros e novas rodas especiais diamantadas de 22’’ na cor Gloss Dark Grey.

O porta-malas é elétrico, com abertura por gesto, e um belíssimo rack de teto na cor preta dá um tom de esportividade ao veículo. O modelo também oferece uma série de itens de conforto no interior do carro, com diversos acabamentos em couro, volante aquecido, sistema de pré-condicionamento do ar da cabine e base integrada atrás dos bancos dianteiros no estilo “Click and Go”, para a instalação de acessórios para os passageiros da segunda.

Para quem quiser blindar o Discovery 2024 a JLR oferece o serviço em parceria com sete blindadoras certificadas com a manutenção da garantia do veículo. Ele chega ao mercado equipado com o avançado sistema MHEV (mild hybrid electric vehicle ou veículo elétrico híbrido leve), que combina um motor diesel de 300 cv com um alternador que também funciona como um motor elétrico. O alternador trabalha como um gerador de corrente elétrica, recuperando energia durante a desaceleração do veículo e assim carregando uma bateria de lítio de 48 volts. Ao operar como um motor elétrico, ele utiliza essa energia da bateria para dar partida no motor pelo start/stop e fornece a assistência de torque necessária para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2.

O modelo também oferece de série o tecnológico sistema de tração integral e a tecnologia Terrain Response 2, fazendo com que o veículo seja capaz de enfrentar os mais diversos tipos de terreno com facilidade, adaptando-se aos pequenos inconvenientes nas ruas da cidade ou até nos caminhos mais complicados e imprevisíveis do off-road. O Terrain Response 2, além dos modos de atuação de acordo com o tipo de superfície, possui o modo automático, que ajusta a tração de acordo com a situação.

Disponível nas concessionárias sob encomenda o Discovery 2024 custa R$759.300 na versão Metropolitan.

 

AS MARCAS DE AUTOMÓVEIS QUE MAIS VENDERAM EM 2023

Vamos ao ranking das marcas que mais venderam automóveis em 2023.

Em primeiro, pelo 3º ano consecutivo, a Fiat com 21,8% do mercado.

Em segundo a Volkswagen com 15,9%.

Em 3º a GM com 15,1%.

Na quarta posição a Toyota com 8,8%,

Em 5º a Hyundai com 8,5%,

Em 6º a Jeep com 5,8%,

7º Renault também com 5,8%,

Em 8º a Nissan com 3,3%,

Em 9º a Honda também com 3,3% e

Em 10º a Peugeot  com 1.6%.

 

O RANKING DOS AUTOS DE PASSEIO MAIS VENDIDOS

Vamos a lista dos automóveis de passeio mais vendidos no ano de 2023.

Em primeiro o Volkswagen Polo, que substituiu o Gol e teve 120.603 unidades comercializadas.

Na segunda posição o Chevrolet Onix com 111.247.

Em 3º Hyundai HB20 com 88.909,

4º Chevrolet Onix Plus com 74.898,

5º Fiat Mobi 73.433

6º Volkswagen T-Cross

7º Fiat Argo

8º Chevrolet Tracker

9º Hyundai Creta

10º Renault Kwid

Destaco na 4º posição no geral o Chevrolet Onix Plus que foi o sedã mais vendido do ano e em 5º o Volkswagen T-Cross que foi o SUV mais vendido de 2023.

 

AS PICAPES QUE TOMARAM CONTA DO MERCADO

 Em 2023 tivemos duas grandes novidades no segmento de picapes a Chevrolet Montana e a RAM Rampage. Tivemos também a Ford Ranger com grandes e importantes modificações mas a líder absoluta do segmento continua sendo Fiat Strada que vendeu até mais que o hatch  Volkswagen Polo em primeiro na lista dos carros de passeio. A Fiat A Strada teve 120.603 unidades comercializada contra 111.247 do Polo.

Em segundo entre as picapes outra Fiat, a Toro, com 51.314. Em 3º Toyota Hilux 46.921, em 4º Volkswagen Saveiro 46.601, 5º Chevrolet Montana 30.022 e completando o ranking temos Chevrolet S10 em 6º, Ford Ranger em 7º, Renault Oroch em 8º, Mitsubishi L200 em 9º e RAM Rampage em 10º.

 

YAMAHA INCENTIVA NOVOS TALENTOS NO MOTOCROSS

A Yamaha lançou uma categoria para os iniciantes de motocross, para jovens de 11 a 16 anos e mulheres até 17 anos, para revelar novos valores. É a IMS YZ 125 Blu Cru Cup que terá provas em todas as etapas do campeonato Brasileiro de Motocross. O campeonato tem a chancela da Confederação Brasileira de Motociclismo e da Federação Internacional de Motociclismo Latin América.

Foram 50 pilotos selecionados numa primeira etapa e fazem parte representantes de 14 estados brasileiros, além de pilotos do Uruguai, Argentina e Peru. Na Seletiva Final, nos dias 26 e 27 de janeiro, em São Paulo, 15 pilotos serão escolhidos por um corpo técnico da Yamaha Racing Brasil e Missão 78 para participarem desta primeira temporada da competição e eles terão R$30.000 para a temporada e todo suporte da Yamaha Racing Brasil.

 

ALGUMAS NOVIDADES PARA 2024

Já temos uma lista de lançamentos que vão chegar nas concessionárias em 2024. Alguns nós já adiantamos aqui no Espaço Motor. Vamos lá!

Fiat Titano que é uma picape média, Citroën C3 SUV Coupé, o utilitário esportivo Renault Kardian, Toyota Yaris Cross que será o modelo de entrada da Toyota na sua linha de SUVs,  o novo hatch Peugeot 208, o novo SUV compacto Peugeot 2008 e tem o Volvo EX30 que já foi apresentado e chega agora nas concessionárias.

Nos eletrificados temos o BYD Dolphin Mini 100% elétrico, a picape híbrida GWM Poer e a chegada de uma nova marca Chinesa, a Omoda, com seu SUV Omoda 5 com uma motorização híbrida e outra 100% elétrica.

Teremos muitas novidades em 2024.

 

O PROMISSOR MERCADO DE MOTOCICLETAS

O mercado de motocicletas se descolou completamente do mercado de autos. Se nos últimos três anos as vendas de carros vêm andando de lado, crescimento de apenas 6% em três anos, o setor de motocicleta registrará alta de quase 75% em 3 anos. E, se tudo correr bem, o setor de motocicletas irá, em 2024, dobrar de tamanho sobre o ano de 2020 quando a pandemia derrubou as vendas. Em 2023 a Honda continuou liderando com 72,8% do mercado de motos.

A Yamaha vem em segundo com 18%, a Shineray está em 3º com 1,97%, em 4º tem HouJue com 1,02%, em 5º vem a BMW com 0,87% e na sequência temos Royal Enfield em 6º, Avelloz em 7º, Kawasaki em 8º, Dafra em 9º e em 10º a Triumph. Muita gente não conhece essa marca Avelloz que está na sexta posição no ranking.

É uma empresa com base em recife, Pernambuco, que importa motos da China de baixa cilindrada.

 

NISSAN CRESCE MAIS QUE O MERCADO

O mercado de automóveis no Brasil cresceu 11,3% em 2023 e a gente destaca o crescimento da marca Nissan. A marca japonesa registrou um crescimento de vendas de veículos de 35% no ano, se comparado a 2022, mais que o triplo do registrado pelo setor no país, levando em consideração carros de passeio e veículos comerciais leves.

A Nissan tem na sua linha o utilitário esportivo Kicks, dois sedãs, o Versa e o Sentra, a picape Frontier e o hatch Leaf 100% elétrico.

 

EQUIPES SE FORMAM PARA O MOTOGP  2024

A MotoGP na sua temporada 2024 terá quatro equipes com motos da italiana Ducati, duas com motos Aprilia, também italiana, duas equipes com as motos da austríaca KTM  e depois tem as equipes com motos japonesas, duas da Honda e uma com Yamaha. Estas já estão confirmadas.

A grande novidade é a presença do 6 vezes campeão Mundial da MotoGP pela Honda, Marc Marquez, na equipe Gresini Ducati fazendo dupla com seu irmão Alex Marquez. A equipe oficial da Ducati vai ter o Campeão de 2023, Francesco Bagnaia em dupla com Enea Bastiannini, a Aprilia vai ter Aleix Espargaró e Maverick Vinhales e antes da temporada começar nós vamos falar das outras equipes. A primeira etapa acontece no Qatar no dia 8 de março.

 

ELÉTRICO COM AUTONOMIA DE 1000 KM

Na última semana de 2023 a chinesa Nio lançou uma bateria para veículos elétricos com autonomia de até 1000 km. O CEO da montadora, William Li, fez o anúncio em uma live nas redes sociais, enquanto dirigia entre duas cidades do país asiático por 14 horas seguidas.

Ele terminou o percurso a bordo do modelo ET7 com 3% de bateria restante. A bateria utilizada no veículo tem capacidade de 150 quilowatt-hora e deve começar a ser produzida em larga escala agora em 2024. Essa notícia foi bastante divulgado na imprensa mas eu não vejo isso como um grande feito. O BYD Dolphin, que é vendido aqui no Brasil, tem bateria de 46 kwh que segundo o Inmetro rodam 330 km.

Não foi divulgado o tamanho e o peso dessa bateria que fez o ET7 rodou 1.000 km mas ela tem o triplo da capacidade da bateria do compacto da BYD. Portanto o BYD Dolphin também rodaria mais de 1.000 km com essa bateria, que segundo eu me informei custa, só ela, o preço de um Tesla.

Aí fica difícil.

 

2023 FOI O ANO DOS ELÉTRICOS LEVES

As vendas de veículos elétricos leves no Brasil superaram todas as expectativas e fecharam o ano com quase 94 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Ao todo, foram 93.927 emplacamentos, com um crescimento 91% maior do que 2022. Somente em dezembro, foram vendidos 16.279 veículos, um aumento de 191% em relação a dezembro de 2022, um patamar recorde na série histórica.

Os dados mostram uma consolidação do mercado de eletrificados no Brasil, projetado pelos veículos elétricos plug-in, que possuem recarga externa de baterias, com 56% das vendas, ultrapassando os híbridos convencionais. Em dezembro o GWM Haval H6 ficou na liderança dos híbridos, emplacando 2.085 veículos, superando BYD Song Plus com 1.882, Toyota Corolla Cross, 1.389 e Toyota Corolla 757.

Dessa maneira, o Haval H6 fechou o ano de 2023 com 10.703 unidades comercializadas em menos de um ano no mercado brasileiro, uma vez que os primeiros carros começaram a ser entregues ao público em maio.

 

CARROS MAIS SEGUROS

Uma boa notícia. A partir de 1º de janeiro de 2024 todo carro novo, 0 KM, tem que ter controle de estabilidade, luz diurna, aquela que fica acessa direto, e alerta de cinto de segurança não afivelado.

Nossos carros estão mais seguros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts