COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 14/02/2022

JEEP RENEGADE ACELERA PARA DISPARAR NA LIDERANÇA

Desde 2015, o primeiro Jeep fabricado no Brasilo Renegade no Polo Industrial de Goiana (PE), vem evoluindo e chega à linha 2022 mais bonito, moderno e eficiente. Quando o modelo surgiu ficou estigmatizado por causa de um motor 1.8 que não rendia bem. Depois o motor foi melhorado e agora sua motorização vira um ícone de desempenho para seu segmento.

Seu visual foi atualizado dentro e fora da cabine com tecnologias avançadas, mais segurança e um desempenho animal com o novo motor T270 de até 185 cv. Ele é turbo flex mais potente do Brasil estará disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de 6 marchas e – a grande novidade – 4×4 com reduzida e transmissão de 9 velocidades.

O Novo Jeep Renegade marca também a chegada da versão Série S, inédita na linha do Renegade e que completa o topo de gama do modelo junto com a Trailhawk. Todas as versões do novo Renegade são equipadas com o motor T270 com tecnologia global e produzido no Brasil. O Novo Jeep Renegade conta com câmbio automático de seis marchas nas versões com tração 4×2 e caixa automática de nove marchas nas com tração 4×4 com bloqueio de diferencial. Isso permite que o consumidor escolha a melhor opção de acordo com seu uso ao mesmo tempo em que democratiza o acesso aos SUVs com tração nas quatro rodas.

Agora ainda mais acessíveis, as versões 4×4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) – este último é exclusivo da versão Trailhawk. O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

O novo Renegade recebeu um pacote tecnológico inédito em seu segmento. Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. Quando é detectado o risco de colisão com outros veículos, o Renegade emite um alerta sonoro e visual ao motorista. Se não houver nenhuma ação, o sistema aciona automaticamente os freios do Renegade, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo uma batida. Esse recurso é possível graças a uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas. Esse mesmo dispositivo permite a inclusão de outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixa (LKA). Eles fazem a leitura da sinalização horizontal da via e podem fazer correções pontuais no volante para alertar o motorista que o veículo está invadindo as faixas laterais. Por fim, a câmera também faz a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. Ele analisa diversos parâmetros do veículo, incluindo o tempo de viagem, e sugere ao condutor uma parada para descanso sempre que é identificado o risco de sonolência ao volante.

O novo Renegade também pode receber a comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

O monitor de veículos no ponto cego (BSM) usa sensores nas laterais do Renegade para alertar o motorista, por meio de luzes nos retrovisores, da presença de carros ao redor em pontos que podem não ser vistos pelo condutor. O aviso de tráfego traseiro soma mais proteção em manobras e saídas de garagem em ré: quando os sensores detectam a proximidade de carros perpendiculares um alerta é emitido na cabine.

Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, AHB e BSM são de série nas versões Trailhawk e Série S. Além de todas essas tecnologias autônomas, o Novo Jeep Renegade traz quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G. 

O Novo Jeep Renegade traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.

O novo Renegade será oferecido em quatro versões, cada uma com uma ampla lista de equipamentos de segurança e conforto. De série, todos os modelos virão com motor T270 de até 185 cv, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema multimídia com integração Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta de manutenção e assistente de faixa, detector de fadiga, leitor de placas e seis airbags. As versões Sport e Longitude têm câmbio automático de seis marchas e transmissão 4×2 com Traction Control +. A nova versão S oferece tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas e seletor de terreno com quatro modos de condução. Por fim, a icônica Trailhawk completa o catálogo com a melhor capacidade fora-de-estrada do segmento, assegurada pelo selo Trail Rated, com tração 4×4, câmbio de nove marchas e seletor de terreno com cinco configurações.  A porta de entrada para o mundo Jeep está ainda mais completa.

A versão Sport vem de fábrica agora com seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop e bancos com forração exclusiva. Além disso, traz câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável, Como opcional, é possível incluir o Pack Exclusive, composto por rodas de 18” e bancos em couro.

A versão Longitude inclui todos os itens da Sport e ainda borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7” e carregador de celular sem fio. Conta também com ar-condicionado automático digital de duas zonas e rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto.

O cliente pode agregar como opcional banco em couro na cor marrom. Essa versão inédita para a gama do Renegade também representa a democratização do 4×4, ampliando as possibilidades para quem busca ir além. Com  câmbio automático de nove marchas, ela tem todos os equipamentos do Longitude e agrega ainda tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control e sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista). Tem também bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego. 

Como opcional, é possível o cliente optar por teto solar elétrico panorâmico. O ápice da robustez e aptidão para o fora de estrada segue mais valente do que nunca. A versão Trailhawk soma os itens da S e possui visual exclusivo, com rodas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos da versão e suspensão elevada, além de proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, e o selo Trail Rated, que assegura sua aptidão para as trilhas mais exigentes. O quadro de instrumentos digital de 7” tem uma animação exclusiva, enquanto a cabine usa bancos em couro com costura vermelha, mesmo tom dos acabamentos dos alto-falantes e saídas de ar-condicionado laterais.

O seletor com cinco modos de condução inclui a exclusiva configuração Rock (pedra), ideal para encarar grandes obstáculos, algo possível graças aos ângulos off-road extremos: são 30º de ataque, 22º de rampa e 32º de ângulo de saída. Ainda é possível adquirir como opcional teto solar elétrico panorâmico. Os 1.000 primeiros clientes que comprarem o Novo Jeep Renegade ganharão um welcome kit composto por uma caixa de som e copo retrátil que virão em um estojo exclusivo. Para completar, os novos proprietários do Novo Renegade também terão direito a uma corrente militar personalizada (dog tag).

Para receber, ele deve seguir as orientações que seguirão com o kit, se inscrever no programa Jeep Wave e indicar seus dados para a entrega. 

Vamos aos preços: Jeep Renegade Sport T270 Turbo Flex AT6 – R$ 123.990;

Jeep Renegade Longitude T270 Turbo Flex AT6 – R$ 138.990;

Jeep Renegade S T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290

Jeep Renegade Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4 – R$ 163.290.

VEM AÍ O CAOA CHERY TIGGO 5X PRO

CAOA Chery não para. Durante a pandemia não deixou de lançar novos modelos e versões e no próximo dia 17 de fevereiro vai lança o Tiggo 5X Pro. Com uma publicidade agressiva e ações de marketing eficazes a marca entrou no hall das dez mais do Brasil.

BMW S1000 RR 2022 ESTÁ MAIS RÁPIDA

Agora são 207 cavalos de potência no motor da esportiva BMW S1000 RR 2022. Ela ficou melhor, com novo quadro, e mais rápida. Entre as novidades teo sistema de corrente que ajuda no desempenho e diminui os custos de manutenção. Essa esportiva custa R$ 122.500 e tem R$ 5.000 de cashback, que pode ser utilizado em acessórios e itens de lifestyle originais da marca.

PRODUÇÃO DE MOTOS PASSA DE 83.000 UNIDADES EM JANEIRO

As fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 83.696 motocicletas em janeiro. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume é 9,6% superior ao registrado em dezembro (76.359 unidades) e 56,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (53.631 motocicletas).

Related posts