COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 13/02/23

FORD LANÇA A IMBATÍVEL PICAPE F-150 NO BRASIL

Com 75 anos de vida, 46 anos de liderança no maior mercado de picapes do mundo, os Estados Unidos, a 14ª geração da picape F-150 chega ao Brasil. Importada dos Estados Unidos ela chega em duas versões, a Platinum com mais luxo e requinte e a Lariat com mais esportividade.

As duas versões têm visual bem distinto. Enquanto a Platinum tem muito cromado e a grade frontal em cromo acetinado a Lariat tem a grade dianteira e as rodas escuras. A F-150 é uma picape grande com 5.880 mm de comprimento e 2.430 mm de largura. Ela tem o mesmo motor Coyote, 5.0 L, V8, movido a gasolina, do Mustang com configurações e calibragens diferentes.

São 405 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque. Seu câmbio é automático de 10 velocidades, tem a tração 4X4 e 8 modos de condução de acordo com o tipo de piso. A F-150 faz de oa 100 km/h em apenas 7,1 segundos e seu consumo é de 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.

O interior é um espetáculo com acabamento impecável e materiais que denotam proteção. Existem muitos porta objetos e outras soluções inovadoras em picapes para que o condutor e passageiros tenham uma ótima experiência a bordo. Rebatendo a segunda entrada de bancos, pelo piso ser plano, surge um ótimo espaço para bagagens e ainda existe um compartimento embaixo do banco traseiro de ótima utilidade.

Muita resistência também no painel de instrumentos em tela digital, configurável, de 12” e o sistema multimídia marca a estreia do sistema da Ford denominado Sync 4, em outra tela de 12”, e com um processador duas vezes mais potente. Na sua tela não é monitorada apenas uma câmera tradicional de ré mais sim uma visão 360º. Para o F-150 também existe o aplicativo Ford Pass que recebe muitas informações do carro e também possibilita o acionamento de funções remotas. O sistema de som é da conceituada marca dinamarquesa Bang & Olufsen designada em pequenas placas com B&O na duas versões.

A Ford F-150 é a picape mais segura com diversos dispositivos eletrônicos inclusive um sistema de monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque. Sua caçamba tem capacidade para 1.370 litros e sua capacidade de reboque é de 3.515 Kg. Embutida na tampa da caçamba uma escada facilita a subida para organizar a carga. A Ford está iniciando uma pré-venda com prazo de entrega entre 90 e 120 dias.

As reservas podem ser feitas on line no site da Ford e quem comprou um carro da Ford nos últimos 10 anos tem prioridade além de ter o preço garantido até o momento da entrega. A garantia é de 3 anos, a Leandrini Blindagens já foi homologada pela Ford para blindar o modelo e assim não se perde a garantia.

Os preços não foram divulgados até o momento do fechamento da matéria.

PRIMEIRO MODELO DE JEEP BRASILEIRO COMPLETA 70 ANOS

Lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, o Jeep CJ-3B acaba de completar 70 anos. O modelo foi também o primeiro Jeep a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, já a partir de 1954. Algumas unidades de versões anteriores já chegaram ao país como CKD antes disso, mas coube ao CJ-3B integrar as peças originais ao longo dos seus anos de produção aqui no Brasil. O CJ-3B – CJ de “Civilian Jeep” (Jeep civil) – foi uma evolução dos modelos já produzidos então até para clientes civis e não militares.

Nascida em 1945 com o CJ-2A, a família CJ foi composta por veículos para uso em qualquer terreno de carroceria compacta, produzida e vendida pela Jeep até a década de 1980. O CJ-3B começou a ser vendido no Brasil em 1954. Montado em São Bernardo do Campo (SP) pela Willys-Overland do Brasil, ele trouxe como diferenciais das gerações anteriores a grade frontal e o capô mais elevado para poder acomodar o novo motor de quatro cilindros Hurricane, da Willys, gerando o apelido “cara de cavalo ”.

Algumas publicidades da época destacamvam a força e a capacidade off-road dos modelos, que seguem sendo grandes atributos da Jeep até hoje.

 

NÚMEROS DA ANFAVEA EM JANEIRO

O ano não começou muito bem para a indústria automotiva De acordo com o balanço da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve ligeiro crescimento dos números na comparação com janeiro de 2022, mas os patamares continuam inferiores aos de antes da pandemia e até em relação a janeiro de 2021.

O único indicador que continua positivo é o das exportações. A produção de autoveículos em janeiro de 2023 foi de 152.700 unidades, 5% a mais que no mesmo mês do ano anterior. Antes da pandemia o mês de janeiro produzia perto de 200 mil unidades e neste mês de janeiro de 2023 os emplacamentos totalizaram 142.900 unidades, alta de 12,9% quando descobertos com as 126.500 de janeiro de 2022.

Tô na torcida pra que o mercado melhore ao longo de 2023.

 

VOLKSWAGEN LANÇA SÉRIE ESPECIAL DO POLO TRACK

Para substituir o Gol que saiu de linha a Volkswagen lançou o Polo Track e está disponibilizando uma série especial  Polo Track 1st Edition, versão limitada e numerada que comemora a chegada do mais novo veículo de entrada da Volkswagen no País. Produzido na planta de Taubaté (SP), o compacto estará disponível em um lote de apenas 1 mil unidades, oferecido ao Brasil e América Latina, com itens exclusivos de design.

O projeto foi desenvolvido especialmente pela equipe de Design da marca no Brasil .  O Vermelho Sunset, presente na linha Polo, Nivus e T‑Cross, foi a cor escolhida para o 1st Edition e o teto é pintado na cor Preto Ninja, mesmo cor da capa dos espelhos retrovisores externos, das maçanetas das portas e de uma faixa na traseira que conecta as lanternas.

As calotas das rodas aro 15 foram pintadas em preto brilhante. O Track 1st Edition’ é equipado com o motor 1.0 MPI flex, com potência máxima de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas.

 

COMEMORAÇÕES NO MOTOCROSS DO RIO DE JANEIRO

Motocross, este ano a modalidade comemora 50 anos da sua prática no Estado do Rio de Janeiro, a primeira corrida aconteceu nas areias da praia do Leme em 1973, e várias comemorações estão sendo programadas. No dia 22 de abril vai acontecer a 8ª edição do Motocross Legends que é o encontro dos pilotos veteranos da modalidade.

Ela vai acontecer na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira, que foi palco importante do motocross do Estado do Rio de Janeiro a partir de 1975.

Turma do motocross e principalmente os veteranos…anotem em suas agendas ! 22 de abril, 8º Motocross Legends em Miguel Pereira.

 

 

 

 

Related posts