COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 08/09/2020

CHEVROLET TRACKER TEM DESEMPENHO E ECONOMIA

Lançada em março, logo no início do isolamento social por causa da pandemia, a Chevrolet Tracker 2021 fechou abril como o SUV mais vendidos alcançando a 10ª posição entre todos os veículos produzidos no Brasil.

Testei a versão topo de linha denominada Premier que tem motor de 3 cilindros, 1.2 L, turbo, com 133 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. Esse motor consegue dar desempenho e economia e com ele o carro é muito gostoso de dirigir.

Por ser um motor de 3 cilindros os mais entendidos percebem uma pequena vibração mais a cabine é bem silenciosa. O estilo chama a atenção por ter linhas modernas sem exageros. Tem muita gente perdendo a mão no desenho atrás de uma originalidade e acaba exagerando.

O Tracker é bem equilibrado nas suas linhas, tem um interior bonito e prático com muitos porta-objetos. A versão Premier tem tudo da versão LTZ, destaque para partida por botão, abertura das portas com chave presencial, alerta de ponto cego, volante mutifuncional, rack do teto em prata, grade frontal cromada, maçanetas e retrovisores na cor do carro, câmera de ré, sensor de luz e sensor de chuva, volante multifuncional esportivo em couro, bancos em tecido e couro e rodas de 17 polegadas. 

Além disso entram o sistema de alerta de colisão frontal, faróis e lanternas em LED, maçanetas internas cromadas, bancos em couro frisos cromados nas janelas, carregamento sem fio para smartphones, painel de instrumentos com tela colorida de 3,5 polegadas, estacionamento automático, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, espelho retrovisor interno fotocrômico e frenagem automática em baixa velocidade.

O destaque também é a conectividade do modelo que tem wi-fi nativo para 7 aparelhos o que é uma mão na roda nos dias de hoje. A central multimídia tem o sistema My Link e é de fácil operação. Tem tela LCD de 8” sensível ao toque e se pode espelhar os smartphones. Também tem Rádio AM/FM, Função Áudio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente.

Também tem o sistema On Star que é um concierge eletrônico. Tem uma entrada USB na frente e outras duas para o banco traseiro. 

Me impressionou a estabilidade do Tracker.

Em ambiente controlado, fora das vias públicas, exagerei e o carro me passou muita segurança com as suspensões dianteira e traseira mostrando muita eficiência. Nas retomadas o motor mostrou disposição e o mesmo aconteceu numa subida de serra onde o câmbio mostrou sua eficiência.

Sem dúvida esse conjunto motor câmbio funciona muito bem e o consumo é baixo. Os testes do Inmetro indicam no perímetro urbano consumo de 7,7 km/l de etanol e 11,2 km/l de gasolina e na estrada são 9,4 km/l de etanol e 13,5 km/l de gasolina.

Usando o computador de bordo para monitorar meus deslocamentos no perímetro urbano, sem retenções, consegui 13,5 km/l de gasolina.

Muito completa essa versão custa R$119.490 e para ter essa cor Azul Power (metálica) somar mais R$1.600.

BMW Z8 COMPLETA 20 ANOS

Já se passaram 20 anos desde o lançamento do BMW Z8, um roadster moderno e icônico que marcou profundamente os amantes de conversíveis. O BMW Z8 trazia uma carroceria de 4,4 metros projetada por Henrik Fisker e deu continuidade à tradição do lendário BMW 507, de 1956, criado por Albrecht von Goertz (1914-2006).  

Fiel à fórmula de sucesso dos roadsters da marca, o BMW Z8 ostentava um capô muito longo, uma posição de condução mais próxima ao eixo traseiro e uma linha de cintura baixa. Sob o nome de BMW Z07, o mundo conheceu o BMW Z8 ainda como um veículo conceito durante o Salão do Automóvel de Tóquio, em 1997.

Apenas no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1999, é que a versão de produção foi apresentada, chegando ao mercado global em 2000. O modelo foi comercializado por três anos e 5.703 unidades foram fabricadas. Todos elas, feitas manualmente por operadores especializados na fábrica de Munique, na Alemanha.

Entre suas principais características, destaca-se um chassi com inúmeras peças de alumínio. A cuidadosa distribuição de peso (50:50) entre eixos, bem como o uso do powertrain M S62 do BMW M5 – e ajustado pela BMW Motorsport – deram ao Z8 um dinamismo extraordinário. Ele utilizava um bloco V8 de 4,9L com 405 cv acoplado a um câmbio manual de seis velocidades.

Na época, esse era o motor de produção mais potente que a BMW tinha em seu portfólio e, claro, o BMW Z8 não merecia menos. Toda essa potência era enviada para o eixo traseiro e gerenciada pelo Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e por um diferencial autoblocante.

Além disso, o BMW Z8 foi o primeiro veículo europeu a oferecer pneus run-flat com rodas de 18 polegadas de fábrica com monitoramento de pressão dos pneus; uma tecnologia inovadora para aquele momento.

O BMW Z8 era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e sua velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h. 

MAIS VENDIDOS DE AGOSTO

Lançada no final de junho a picape Fiat Strada 2021 ficou na 2ª posição no ranking nacional dos veículos mais vendidos no mês de agosto perdendo apenas para o Chevrolet Onix.

O Hyundai HB20 ficou em 3º seguido do Volkswagen Gol que anda recuperando seu espaço. Na 5ª posição mais um Volkswagen, o T-Cross, que recebeu melhorias apresentadas no início do mês de agosto.

Fiat Argo foi 6º, Chevrolet Onix Plus 7º,Chevrolet Tracker 8º, Jeep Compass em 9º e Jeep Renegade em 10º.

GASOLINA SEMPRE MAIS CARA

As análises do fechamento de agosto do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), revelam que, pelo terceiro mês consecutivo, os brasileiros lidaram com uma nova alta no preço dos combustíveis.

Com exceção do gás natural veicular (GNV), que recuou 2% na média nacional, o valor médio dos outros tipos de combustível avançou de 2% a 3% nas bombas de todo o País. A gasolina apresentou um aumento de 3% em todas as regiões brasileiras no fechamento de agosto.

No Nordeste, onde foi registrada a média mais cara do Brasil, o combustível foi comercializado a R$ 4,501.

TOYOTA E AMAZON FAZEM PARCERIA EM PROL DA MOBILIDADE

A Toyota e a Amazon irão expandir a colaboração global entre as marcas, ao aplicar o vasto portfólio de serviços da Amazon Web Services (AWS) para ampliar a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF), um ecossistema criado para que engenheiros da montadora desenvolvam, implantem e gerenciem a próxima geração de serviços de mobilidade baseados em dados, de olho, principalmente, na segurança, conforto e conveniência de todos os ocupantes de veículos que serão conectados à nuvem da Toyota. Setembro é o mês da mobilidade.

Related posts