COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 08/03/2021

TRAILHAWK É A VERSÃO DO JIPE BÚSSOLA MAIS OFF-ROAD

Passei uma semana ticaremos a versão Trailhawk do Jeep Compass que tem motor 2.0,  Multijet,  4 cilindros em linha,  turbo diesel de 170 cavalos,  torque de  35,7 kgfm @ 1.750 rpm  e  câmbio automático de 9 velocidades.

Esse  motor já está aprovado e empurra bem o carro. É só pisar que ele anda, retoma com vigor e só é bom ter cuidado para não ficar aproveitando toda essa disposição e assim consumir combustível desnecessário. 

O consumo fica em 10,2 km / l na cidade e 13,4 km / l na estrada segundo a metrologia do INMETRO mas na realidade se consegue o consumo menor. Dos SUVs médios o Compass é o mais capacitado para você sair numa aventura fora da estrada  porque tem  tração 4X4,  com redução, e  seletor de terreno com 5 modos. 

Também pensando no fora da estrada a turma da Jeep colocou nesta versão o estepe nas medidas dos pneus originais, no chão do porta-malas. Já combinada você numa trilha aí fura um pneu e seu estepe é aquele pneu fininho que só serve no asfalto, não dá né!

Por causa do pneu normal o porta-malas tem capacidade de 390 litros, 20 litros a menos que nas outras versões. Tanto  n uma Suspensão dianteira Como  n um Traseira O Sistema E o McPherson COM As Rodas Independentes. Com isso  ele  anda bem fora da estrada e também tem estabilidade no asfalto. 

O Compass é configurado e confortável também no banco traseiro. Afastado muito bem 4 adultos e mais uma criança. Essa versão tem muitos equipamentos de segurança e boa conectividade.

Custa R $ 2 1 1 0,990. A versão testada veio com o opcional Pack High Tech – MY’21, que eu recomendo, por R $ 9.900. Esse pacote tem piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixas, comutação automática de faróis, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, sistema de som da Beats, abertura eletrônica das portas e banco elétrico também para o passageiro.

Quem para comprar a versão Trailhawk não pode deixar esse pacote de fora.

CARROS ELÉTRICOS CHEGAM MAIS RÁPIDOS

Para lançar aqui no Brasil um carro ou moto com motor a combustão, seja etanol, gasolina ou diesel, dá um trabalho danado e muita despesa. O veículo tem que ser homologado e estar dentro das normas anti-ética e isso custa um bom dinheiro.

Já para trazer um carro com motor elétrico não precisa nada disso. O carro não polui. Com isso a JAC Motors já está comercializando alguns modelos inclusive um caminhão que está tendo boas aceitação outras montadoras também estão no mercado desde a Renault com seu pequeno Zoe até a Porsche com seu Taycan.

MOMENTO DIFÍCIL PARA A INDÚSTRIA DOS VEÍCULOS

Não é segredo para ninguém que a indústria dos veículos sofre muito aqui no Brasil. As leis mudam sem organização o que já provoca a insegurança jurídica. As leis trabalhistas também criam hipóteses exdruxulas e tiram a agilidade do contratante.

A logística também é difícil não pelo país ter dimensões continentais mas pelos gargalos nos portos, os preços dos tarifas, etc. Tem o custo operacional exagerado pelo número excessivo de impostos que geram uma administração complicada e onerosa com muitos papeis e uma equipe grande para administrar e no final tem aproximadamente 44% de impostos em cima do preço do veículo na saída da fábrica.

Esses são alguns problemas e a ANFAVEA, uma associação dos fabricantes, levou 60 sugestões para o governo para tentar melhorar a situação. Como se não bastasse tudo descrito acima tem uma pandemia.

Em coletiva com uma imprensa especializada para o presidente da ANFAVEA, Luiz Carlos Moraes, emocionado com o momento e torcendo para que toda a população seja vacinada.

NO RJ PODE SE PARCELAR DÉBITOS DE TRÂNSITO EM ATÉ 12X

Em 2021, os Detrans de todo o Brasil modificaram os prazos para os pagamentos dos débitos de trânsito como o IPVA, licenciamento, multas, entre outros débitos.

Normalmente, os dias de pagamento são definidos de acordo com a região e o final da placa de cada veículo. A quitação do valor do imposto pode ser dividida em até três vezes, com parcelas distribuídas entre os meses de janeiro e março e o contribuinte também pode oferecer por pagar em uma única parcela com desconto.

A novidade para os mais de 5,5 milhões de condutores cariocas é que agora eles parcelar seus débitos de trânsito em até 12x no cartão.

O serviço de consulta e pagamento é disponibilizado pela Zapay (usezapay.com.br), startup que tem como propósito facilitar a vida do cliente e desburocratizar os processos de pagamento de débitos em Detrans de todo Brasil.

FACILITANDO O FINANCIAMENTO DE CARROS ELÉTRICOS

O BV, um dos maiores bancos do país, está facilitando o financiamento para automóveis elétricos e híbridos. Os interessados ​​em adquirir carros e motores elétricos podem contratar o financiamento com prazo de até 60 e 48 meses, respectivamente, com taxas de 0,69% ao mês e até a entrada.

VOLVO ANUNCIA VENDA DE ELÉTRICOS SEM CONCESSIONÁRIAS

A Volvo  anunciou que a  partir de 2030 passará a produzir somente carros elétricos, que serão vendidos apenas através de seus canais online, eliminando a figura da concessionária. Segundo a  Volvo , essa eliminação permitirá desenvolver diretos com os clientes  e  evidentemente, com uma eliminação de um elo da cadeia, aumentar  seus  lucros e, teoricamente, praticar preços menores, diminuindo a desvantagem. 

Os preços ao consumidor serão fixados pelo fabricante e os clientes que conhecerão os veículos fisicamente em showrooms, que também serão responsáveis ​​pelas entregas e serviços.

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