COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 07/02/2022

NOVOS TEMPOS PARA CITROËN

marca Citroën foi muito maltratada por anos e a imagem ficou desgastada mas o Grupo PSA tomou várias medidas que iniciaram uma recuperação que foi ampliada com a marca francesa integrando o Grupo Stellantis que aqui no Brasil tem as marcas Peugeot, Fiat, Jeep e RAM além da Citroën que mantém em 2022 o forte ritmo de crescimento registrado em todo ano passado.

Em um início de ano acelerado, a Marca comercializou em janeiro 2.488 unidades, um crescimento de 207% em volume de vendas, se comparado com janeiro de 2021. Um resultado acima da média, em um cenário geral marcado pela retração de 28% no período. 

Esse volume de vendas garantiu à Citroën uma participação de mercado de 2,1% em janeiro de 2022, seu melhor desempenho nos últimos oito anos. “Um início de ano forte e motivador para a Citroën. Números que reforçam o trabalho que estamos fazendo, em sinergia com a nossa rede de concessionários. Essa performance confirma a estratégia de crescimento sustentável da Marca no país, implementada no primeiro semestre de 2021 e apresentada em novembro do mesmo ano, no plano Citroën 4All”, diz Edgard Alexandrino, Diretor Comercial da Citroën no Brasil.

O grande destaque segue sendo o SUV C4 Cactus (FOTO), que no ano passado já havia demonstrado a sua força de vendas, crescendo acima da média de seu segmento de mercado. O utilitário esportivo da Citroën conquistou sua melhor participação no concorrido segmento B-SUV, com uma fatia relevante de 7,2% no primeiro mês de 2022.

Em janeiro deste ano, o modelo emplacou 2.283 veículos e garantiu presença na lista dos TOP 6 entre os B-SUV. Com esse desempenho, o C4 Cactus bateu a marca de 50 mil unidades vendidas no país desde o seu lançamento.

A Citroën também sustentou o seu desenvolvimento entre os VULs (Veículos Utilitários Leves). Em janeiro de 2022, a Marca cresceu 31% ante janeiro de 2021.

A gama Citroën JUMPY e a família JUMPER garantiram os ótimos números da Citroën entre os VULs em 2022.

VANS DA MERCEDES-BENZ TEM CONDIÇÕES ESPECIAIS

A Mercedes-Benz Vans apresenta uma nova campanha de vendas válida para fevereiro. A ação Sprinter Pra Toda Carga oferece, neste mês, uma condição especial de financiamento, com 90 dias para o cliente iniciar o pagamento, além das 12 primeiras parcelas reduzidas e prazo total de até 60 meses para os modelos Sprinter Truck 314 e Furgão 314 da linha Street ano modelo 2021/2022, que podem ser conduzidos com CNH de categoria B. 

A campanha oferece financiamento na modalidade CDC (Crédito Direto ao Consumidor) com taxa a partir de 1,04% ao mês, com entrada mínima de 30% por meio do Banco Mercedes-Benz, mediante análise de crédito. A ação também disponibiliza de forma gratuita por três meses a plataforma de conectividade da marca, Vans Connect, que, por meio do monitoramento logístico, possibilita localização em tempo real e serviço de recuperação veicular, garantindo maior previsibilidade de custos e otimização de rotas.

Além disso, é possível adquirir planos de garantia adicional com parcelas mensais a partir de R$ 168,11. Para obter mais informações, basta o cliente acessar o sitofertassprinter.com.br e preencher um formulário com seus dados para ser contatado pelo concessionário mais próximo ou de sua preferência.

LOCADORAS COMPRARAM QUASE 20 MIL MOTOS EM 2021

O crescimento do delivery durante a pandemia fez aumentar, também, a procura pelo aluguel de motos no País. Conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), com números do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em 2021 foram adquiridas 19.393 motos por locadoras, a maior compra anual desse tipo de veículo da história do setor. 

Segundo Paulo Miguel Junior, conselheiro gestor da ABLA, durante a pandemia a locação de motos “deixou de ser apenas uma tendência para se transformar numa realidade”. Ao final de 2019, as locadoras tinham o total de 8.093 motocicletas na frota — número que deu um saltou para 46.480 ao final de 2021.

A locação de motos tem como público-alvo, além de pessoas e empresas que trabalham com delivery, também usuários que procuram a experiência de pilotar motos de alta cilindrada, para lazer ou viagens.

Nesse segmento, a montadora líder de vendas para locadoras em 2021 foi a BMW, com 388 unidades destinadas para empresas do setor de locação, entre janeiro e dezembro do ano passado.

TECNOLOGIA 5G AO VOLANTE

A internet de quinta geração pode mudar nossa vida ao volante de inúmeras maneiras. Além de permitir que diferentes veículos, como automóveis, caminhões e ônibus, estejam conectados entre si, por meio de uma rede de alta velocidade e intenso tráfego de dados, por exemplo, o 5G também permitirá a interação de meios de transporte com outros equipamentos, como semáforos e placas de sinalização.

Trocas de informações ultra rápidas entre esses dispositivos poderão proporcionar um trânsito mais seguro, além de diminuir substancialmente os congestionamentos, principalmente nas grandes cidades.

Além disso, o 5G promete alavancar os avanços na automação dos veículos, as melhorias na produção industrial e na segurança das fábricas, a oferta de novos serviços de manutenção e monitoramento por telemetria, entre outros.

MOBILIDADE ELÉTRICA TEVE ALTA DE 77% EM 2021

O mercado de carros elétricos vem apresentando uma crescente. Dados da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, mostram que o segmento cresceu 77% em 2021 em relação ao ano anterior. Mesmo com esse avanço e toda a perspectiva de expansão para os próximos anos, a infraestrutura disponível no Brasil ainda precisa crescer. 

Para Rodrigo Aguiar, sócio-fundador da Elev, empresa que apresenta soluções para o mercado de automóveis elétricos, a mobilidade é um fator determinante para realizar a compra de um veículo. “É importante que existam eletropostos o suficiente, disponíveis, para que o consumidor se sinta confortável em adquirir um carro elétrico.

É necessário que a estruturação acompanhe essa progressiva no número de vendas para que ela siga em uma crescente, porém ainda não é o que acontece”. O futuro é o carro elétrico, várias montadoras já declararam o fim da produção de motores a combustão para os próximos anos.

Related posts