COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 03-07-2023

BYD DOLPHIN É A BOLA DA VEZ NO MERCADO DOS ELÉTRICOS

Cada vez se diz mais que a chegada dos veículos elétricos é uma realidade. É um mercado que vai sendo conquistado lentamente mas certamente que não tem mais volta. O futuro é elétrico e a BYD, líder mundial na fabricação de veículos elétricos, lança o compacto BYD Dolphin EV. O mais novo modelo da estreia como o veículo com melhor eficiência energética do mercado brasileiro, segundo o Inmetro.

O Dolphin é o primeiro veículo da BYD a adotar o design da linha “Ocean”, inspirado nos animais marinhos e ondas do mar e é o quinto veículo de passeio da BYD no país que já conta com os elétricos BYD Tan EV, BYD Han EV e BYD Yuan Plus EV. A linha de motores híbridos tem hoje o SUV BYD Song Plus DM-i. O BYD Dolphin utiliza a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. A plataforma é responsável por integrar o sistema de alta tensão e as baterias com o chassi do carro, o que melhora a segurança e a autonomia, além de garantir uma experiência de condução inteligente.

Outra vantagem desta plataforma é a distância entre eixos de 2,7m que deixa o veículo mais guardado internamente. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas. O revestimento na parte traseira também é plano, o que melhora ainda mais o conforto dos passageiros.

O BYD Dolphin EV se beneficia da moderna bateria Blade de 44,9kWh, que revolucionou a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria de veículos elétricos. Com a carga a cem por cento, o BYD Dolphin EV roda 291 milhas e, segundo dados do Inmetro, é o veículo com a melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ /km. A bateria pode ser recarregada de forma simples. Com um adaptador é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de alta potência que estão em shoppings, postos, estacionamentos e muitas residências, a bateria do Dolphin pode ir de vinte a oitenta por cento em apenas 25 minutos.

O modelo vem equipado com ICS (Intelligent Cockpit System) que possui uma tela de 12,8″, rotação elétrica para posição vertical e horizontal, além de seis alto-falantes. O veículo ainda vai dar oportunidade do consumidor usar o Apple Carplay, o Android Auto e o aplicativo BYD, que possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria.

Pra quem gosta de se divertir, vai ser possível até jogar videogame com o carro parado ou cantar no Karaokê. O Dolphin EV conta ainda com comando de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que ele executa como tarefas de forma descomplicada. Um carro altamente tecnológico.

Outro detalhe que chama a atenção é a tecnologia NFC que virou a chave dos novos tempos. Você consegue abrir seu BYD Dolphin com um cartão. É só aproximar o cartão NFC do retrovisor do motorista para destravar a porta. O novo modelo também é uma fonte de energia. O BYD Dolphin possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load), com o uso de um adaptador a bateria do carro se transforma numa fonte de energia que pode utilizar equipamentos externos como uma cafeteira, um laptop, uma pipoqueira e até uma luminária.

Outro detalhe tecnológico que chama a atenção é o serviço OTA que permite fazer atualizações no sistema do carro à distância, parecido com o que fazemos com os smartphones. O proprietário do Dolphin recebe uma mensagem no painel que existe uma atualização disponível e faz o download quando estiver estacionado e em segurança. Para baixar o arquivo, é possível utilizar o pacote de internet que já vem instalado no veículo. Inspirado pelo golfinho, o design do BYD Dolphin foi desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, duas grifes do mercado automotivo mundial.

Primeiro lançamento da linha Ocean, o Dolphin carrega muitas referências ao mar e ao animal marinho por todas as suas linhas – externas e internas. Com capacidade para cinco ocupantes, os assentos e apoios de cabeça possuem design ergonômico e o BYD Dolphin EV foi projetado com diversos espaços internos de armazenamento e organização para ajudar no dia a dia.

O BYD Dolphin EV chega ao Brasil com o preço especial de lançamento de R$ 149.800,00 nas cores Cinza (Grey), Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados (sistema elétrico do PHEV + baixa tensão + chassis). A bateria Blade contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros percorridos. Uma coisa é certa, o BYD Dolphin é maior, mais sofisticado, com mais equipamentos e tecnologia que os modelos da Renault e da JAC Motors que tem preços semelhantes. As vendas já começaram e estão aceleradas.

A BYD está presente no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus elétricos em Campinas (SP). Dois anos depois, a empresa abriu sua segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

Em 2020, a BYD inaugurou sua terceira fábrica no país, localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM), para produzir baterias de fosfato de ferro-lítio para os ônibus elétricos. A comercialização de carros elétricos foi iniciada no mercado brasileiro em 2021 e a BYD deve assumir a fábrica da Ford no Complexo de Camaçari – Bahia, para produzir seus carros.

 

NOVIDADE PARA QUEM PRATICA OFF-ROAD

A MXF Motors, montadora de Curitiba, Paraná, acaba de lançar mais um modelo para o seu portfólio. Trata-se da 270F, nova moto off-road. Ela tem motor 4 tempos a gasolina de 271cc, e refrigerada a ar, suspensão dianteira invertida e na traseira sistema monoshock, com amortecedor a gás com regulagem, compressão e retorno pressurizado com nitrogênio, garantindo melhor ciclística e mais agilidade de pilotagem.

A expectativa criada em torno da 270F é muito grande, pois, atualmente, no mercado nacional, existe uma lacuna para essa categoria de moto, já que ou são motos mais acessíveis com qualidade bem inferior ou motos importadas que são bem mais caras, o que as tornam um pouco menos acessíveis ao público.

A MXF 270F custa R$19.500.

 

FÁBRICA DA MITSUBISHI E SUZUKI COMPLETA 25 ANOS

Há 25 anos a fábrica da HPE, empresa que representa oficialmente as marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos, era inaugurada na cidade de Catalão, interior de Goiás. Em todos esses anos, mais de 800 mil veículos de ambas as marcas saíram das linhas de montagem e viraram sinônimos de robustez, resistência e oferecem a clientes de todo o Brasil a possibilidade de um estilo de vida 4×4, mais conectado à natureza, mais propício à grandes viagens de forma confortável e segura.

Os modelos também são considerados um excelente instrumento de trabalho para o agronegócio, mineradoras, além de diversos outros tipos de uso extremos. Mais do que produzir veículos de qualidade, a fábrica da HPE é a única no Brasil que fabrica dentro de suas linhas de montagem veículos totalmente customizados destinados a atender aos mais diferentes tipos de necessidades. Um exemplo disso são os veículos totalmente adaptados para competição, como o caso dos modelos que disputam há quase 25 anos a Mitsubishi Cup, que são 100% customizados em Catalão.

Além deles, modelos destinados a mineradoras, empresas de energia e construção – cujas estruturas são totalmente reforçadas por conta das condições severas de uso –, viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros, além de órgãos governamentais de todas as instâncias, têm seus veículos Mitsubishi e Suzuki de frota totalmente adaptados para suas necessidades. Atualmente, os veículos customizados são responsáveis por uma média anual de 15% de toda a produção da fábrica – em 2022 foram mais de 3,8 mil unidades customizadas produzidas diante de 23 mil veículos Mitsubishi produzidos no ano todo (chegando a 20% de toda a fabricação). Anualmente esse número vem crescendo, em 2019, eram 1,9 mil unidades customizadas.

CAPITAL MOTO WEEK É O MAIOR FESTIVAL DA AMÉRICA LATINA

O Capital Moto Week, maior festival de rock e motos da América Latina, celebra uma edição histórica em comemoração aos seus 20 anos. A promessa é ser a maior de todos os tempos na perspectiva musical e também de negócios. O investimento para realizar o festival, que acontece de 20 a 29 de julho em Brasília, atinge R$$17 milhões, estabelecendo um novo recorde.

Com a expectativa de receber quase 1 milhão de pessoas, o CMW é um marco cultural e econômico no Brasil e no mundo, fortalecendo a cadeia produtiva com impacto de sustentabilidade e legado social. Em termos de estrutura, o Capital Moto Week não perde em nada para festivais internacionais. O complexo ocupará uma área de 298 mil metros quadrados no Parque de Exposições da Granja do Torto, abrigando mais de 100 shows, com destaque para Pato Fu, Pitty, Nando Reis, Jota Quest, Angra e Marcelo Falcão. Mais de 400 empresas estão envolvidas no projeto, que gera 12 mil empregos diretos e indiretos.

Toneladas de equipamentos são transportadas para garantir a infraestrutura compatível a de um pequeno município, uma verdadeira Cidade do Motociclista. Tudo isso sem abrir mão de um conjunto de boas práticas que renderam ao festival o certificado Lixo Zero, pela Zero Waste International Alliance.

 

GWM FAZ LIVE PRA LANÇAR O HAVAL H6 E ANUNCIA MEGA EVENTO

Foi muito incrível o evento de lançamento da campanha publicitária do modelo Haval H6 que a GWM realizou no Museu do Amanhã que fica na zona portuária do Rio de janeiro. O convite chamava uma seleta plateia para chegar às 5:30h, da manhã, porque o mote da campanha publicitária é “O Amanhã Chegou” e foi com um show do DJ Alok, embaixador da marca GWM, que o sol nasceu lindo maravilho num cenário mágico para ser curtido pelos presentes e também milhares de pessoas que assistiram ao vivo nos canais do Instagram da GWM Brasil e do DJ .

A live está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=V_zB5q9Ft6Y.

Na sequência, em coletiva de imprensa no hotel Copacabana Palace, foi a hora de anunciar que a GWM Brasil irá patrocinar o que eles estão chamando de Show do Século, mais uma vez com Alok. O evento acontecerá em agosto, na Praia de Copacabana, totalmente gratuito ao público, para comemorar os 100 anos do Copacabana Palace e o aniversário do artista.

E, além disso, também para celebrar os ótimos resultados de vendas que a GWM vêm alcançando no mercado brasileiro, antes mesmo de abrir suas concessionárias.

 

VOLKSWAGEN COMPLETA 70 ANOS NUM MOMENTO DIFÍCIL

Certamente a diretoria da Volkswagen do Brasil não imaginava que no momento da empresa completar 70 anos o mercado estaria tão difícil e suas fábricas paradas. Com os pátios cheios a produção de todos os modelos foi suspensa.

A solução é dar férias coletivas ou simplesmente colocar os funcionários em lay-off, quando recebem parte do salário, mas não trabalham e não são demitidos.

 

 

 

 

 

 

Related posts