STUTTGART APRESENTA O ELÉTRICO PORSCHE TAYCAN
A Stuttgart Porsche dedicou o sábado (23 de janeiro) ao novo Taycan, primeiro modelo de propulsão 100% elétrica. Lançado no mercado brasileiro no fim de 2020, o Taycan já está à venda nas oito cidades nas quais a Stuttgart mantém Porsche Centers (São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife).
Na Stuttgart Porsche São Paulo, estavam expostos nove carros, sendo quatro no showroom (dois Turbos, um Turbo S e um 4S), três na oficina (dois 4S e um Turbo), um Turbo no único carregador ultrarrápido instalado na América Latina (350 kW, recarga DC, capaz de abastecer até 80% da capacidade da bateria em 22 minutos e 30 segundos) e o primeiro Taycan (versão 4S) blindado pela BSS, parceira de longa data da Stuttgart.
Além desses, cada filial da Stuttgart recebeu uma unidade do Taycan para apresentação aos clientes. Além do estilo, elegância e esportividade inconfundivelmente Porsche, o Taycan oferece excelente autonomia, graças ao uso de sistema elétrico de 800 V (o dobro dos demais carros elétricos oferecidos no mercado mundial).
Na versão 4S, com 530 HP de potência, é possível percorrer até 408 quilômetros. No Taycan Turbo (630 HP), a autonomia é de 452 quilômetros; no Turbo S (761 HP), de 416 quilômetros.
Essas distâncias são consideradas da imobilidade e com bateria 100% carregada.
EM 20 ANOS A GM PLANEJA SER NEUTRA EM CARBONO
A preocupação com o meio ambiente se faz cada vez mais presente nas montadoras. Muitas já estão anunciando que depois de 2030 não vão mais produzir veículos com motor a combustão e a General Motors anunciou que planeja se tornar neutra em carbono em seus produtos e operações globais até 2040 e se comprometeu a estabelecer metas baseadas na ciência para atingir a neutralidade de carbono.
A empresa também assinou o Business Ambition Pledge para 1,5⁰C, um chamado urgente à ação de uma coalizão global de agências da ONU, líderes empresariais e industriais.
ELÉTRICO DA NISSAN ATINGE 150 UNIDADES VENDIDAS
Apesar das autoridades do Brasil não olharem com a devida atenção a necessidade de termos uma frota maior de carros elétricos para diminuir a poluição, principalmente nas grandes cidades, algumas montadoras estão fazendo sua parte trazendo para o Brasil seus modelos elétricos.
Uma delas é a Nissan que com seu modelo LEAF atinge um número marcante e segue acelerando – sempre de maneira silenciosa. Disponível em sete concessionárias da marca japonesa, o modelo 100% elétrico acaba de completar 150 unidades comercializadas desde o seu lançamento no mercado nacional em julho de 2019.
Com isso, o Nissan LEAF é um dos carros elétricos com a maior frota circulante em solo brasileiro e no acumulado do ano fiscal já está com 20% de participação no segmento de carros elétricos, que conta com veículos de sete marcas diferentes no país.
PRODUÇÃO DE MOTOS EM 2021 DEVE ATINGIR 1 MILHÃO
Com essa pandemia e o número de óbitos crescendo fica difícil fazer uma previsão até porque as fábricas de motocicletas estão em Manaus onde a situação é crítica mas considerando que as pessoas já começaram a ser vacinadas a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo estima que as fábricas localizadas no PIM (Polo Industrial de Manaus) deverão produzir 1.060.000 motocicletas em 2021.
O volume representa alta de 10,2% na comparação com as 961.986 unidades que saíram das linhas de montagem em 2020. No varejo, a expectativa da Associação é de que sejam licenciadas 980.000 unidades, alta de 7,1% na comparação com as 915.157 motocicletas emplacadas em 2020. As exportações deverão totalizar 40.000 unidades, volume 18,5% maior em relação às 33.750 unidades registradas no ano passado.
O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, afirma que a expectativa do setor é recuperar, em 2021, parte das perdas do ano anterior. “A chegada da vacina será o ponto chave para recuperarmos as perdas provocadas pela maior crise, tanto sanitária quanto econômica, que já enfrentamos.
Por isso, acreditamos que a tendência é que a produção de motocicletas siga em ascensão nos próximos meses”, afirma.
MOTOS BMW FORA DOS SALÕES
A BMW Motorrad resolveu trocar sua participação em salões por espaço em novos formatos ao vivo e digitais. Isso significa que os tradicionais compromissos nos dois principais salões, a EICMA em Milão e a Intermot em Colônia, que eram anteriormente organizados centralmente pela BMW Motorrad, não valerão mais.
A estratégia também será seguida em solo brasileiro para o Salão Duas Rodas, que acontece em São Paulo e era coordenado pelo time local. Este realinhamento da estratégia de comunicação para novos produtos e ofertas da BMW Motorrad inclui os formatos internos da BMW Motorrad e do BMW Group, bem como formatos externos – ao vivo e digital – levando em consideração os respectivos requisitos definidos dos diferentes grupos-alvo e gêneros de mídia.