COLUNA DO JOÃO MENDES – 30/06/14

lauria_etios

TOYOTA ETIOS CROSS

Na onda dos carros com estilo aventureiro a Toyota pegou seu compacto, Etios, e fez o Etios Cross. O carro é feito em cima da versão XLS, que é a top, e tem modificações em seu visual mantendo a mecânica 1.5 16V Flex que desenvolve 96,5 cavalos, mas mantendo a mesma altura do solo, o que não ocorre nas versões semelhantes da concorrência, em relação aos seus modelos originais. Externamente o visual apresenta grade preta com apenas uma barra no meio com tomada de ar maior. Várias molduras nas cores preto e prata envolvem a parte inferior do carro e no teto barras na cor prata. Os retrovisores externos são elétricos , na cor da carroceria e possuem as luzes do pisca integradas. Os faróis receberam um apêndice que mudou o contorno e são do tipo máscara negra, as luzes de neblina tem molduras prata e as rodas tem desenho exclusivo, com acabamento em tom preto e prata. No interior o painel esta mais refinado com materiais mais sofisticados, aliás isso acontece em toda linha Etios, mas continua muito pequeno o quadro de informações onde consta o nível de combustível. No interior a novidade da versão Cross é a costura branca nos bancos que levam o logo, que identifica a versão, em alto relevo. O Etios Cross custa R$3.150 a mais que a versão top, XLS, e seu preço é R$48.240.

lauria_linea

FIAT LINEA 2015

Ficou mais luxuoso e equipado o Fiat Linea 2015 para ficar mais atrativo aos consumidores, essa foi a estratégia da marca para dar uma sobre vida ao seu sedan médio. O Linea perde para alguns concorrente no que diz respeito ao espaço interno então, com bom nível de equipamentos e uma aparência mais sofisticada, o modelo acaba atraindo a atenção e passa a ser uma opção a ser estudada. A favor do modelo também contam a ótima rede de concessionárias da marca, os preços das peças e dos serviços que são mais em conta do que muitas outras marcas. A versão testada tinha câmbio automatizado, Dualogic Plus, que traz conforto ao condutor, principalmente nos engarrafamentos, e tem preço mais em conta do que um câmbio automático. O carro testado era da versão top, Absolute, que custa R$66.450, e tem uma extensa lista de equipamentos e acessórios, inclusive freios a disco nas quatro rodas, regulagem eletrônica dos faróis, sensor de estacionamento, sistema Blue & Me Nav por comando de voz, ar digital, rodas de liga leve de 17¨,exclusivas, e muitas outras coisas importantes para a segurança, o conforto a bordo e o prazer de dirigir além do porta malas de 500 L e os 3 anos de garantia.

FORD NEW FIESTA ESPECIAL

A Ford apresentou na Europa uma nova versão do New Fiesta com motor EcoBoost 1.0 de 140 cv. Chamada Red and Black Edition, a edição especial terá um estilo exclusivo e  o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e tem velocidade máxima de 201 km/h.A versão esportiva será oferecida em duas cores: vermelho com detalhes em preto e preto com detalhes em vermelho, justificando o seu nome. O New Fiesta Red and Black Edition traz ainda novas calibrações no controle do turbo, comando de válvulas, intercooler, gerenciamento do acelerador e ponto de ignição que elevam a sua potência para 140 cv, com torque máximo de 180 Nm entre 1.400 a 5.000 rpm. A nova versão do EcoBoost 1.0 – eleito Motor Internacional do Ano em 2013 e 2012 – foi recalibrada para gerar 12% mais potência. Como comparação, ela tem mais que o dobro da potência por litro do motor 1.6 de 100 cv que equipava o esportivo Fiesta S há apenas 10 anos e também melhora a economia de combustível e as emissões de CO2 em mais de um terço: faz mais de 22 km/l e emite apenas 104 g/km de CO2.

VESPA, UM ÍCONE

Para quem curte as Vespas, que desde o final da década de 1940 fazem sucesso, a pedida é ir visitar a exposição “Vespa, um ícone italiano” que esta acontecendo no Museu Casa Brasileira na Av. Faria Lima em São Paulo. A mostra, que vai até o dia 2 de agosto, reúne exemplares de várias fases da Vespa que pertencem a colecionadores. A realização é do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo em conjunto com o Museu Casa Brasileira.

DESVALORIZAÇÃO POR MODELO DE CARROCERIA

O Portal Webmotors fez pesquisa para saber a desvalorização dos carros pelo tipo da carroceria. Um levantamento no banco de dados mostrou que os automóveis com carrocerias coupés foram os que mais sofreram depreciação entre maio de 2013 e maio deste ano com queda de 11,1%. Em seguida, no ranking, estão os Conversíveis, com depreciação de 9,1%, e os Utilitários Esportivos, com variação negativa de 8,4%. O declínio nos preços dessas carrocerias pode estar relacionado ao fato de possuírem um design que remete à esportividade ou que possue características peculiares. O coupé, por exemplo, possui menor espaço para ocupantes no banco traseiro. Além disso, na maioria das vezes têm apenas duas portas. Assim, apresentam desvantagens aos consumidores que compram o automóvel com o propósito de transportar suas famílias.

Related posts