COLUNA DO JOÃO MENDES – 26/05/14

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NISSAN NEW MARCH

O primeiro veículo a sair da linha de montagem da Nissan no município de Resende – RJ é o New March, o compacto da marca que na versão brasileira tem novo desenho e motorização 1.0 ou 1.6, mas o modelo anterior, que é fabricado no México, continuará a ser comercializado como carro de entrada no segmento. No New March o motor 1.0 continua a vir do México e o 1.6  esta sendo produzido na fábrica de Resende. Segundo a Nissan, os dois motores receberam nota A do Inmetro e são os carros mais econômicos do Brasil. O motor 1.0 já era conhecido dos brasileiro e o 1.6 possui 111 cavalos de potência usando etanol ou gasolina. Internamente o carro esta mais sofisticado e pode ter até rádio CD player com MP3 com display 5.8 polegadas colorido, sistema de navegação por GPS integrado e até camera de ré. Destaque para o NissanConnect que traz a bordo a rede social e site de buscas. A Nissan também alardeou que o New March tem o menor custo de revisão o que é importante para quem compra um carro deste segmento. Ela quer ser a marca japonesa mais vendida no Brasil e atesta que seus carros tem a qualidade japonesa de construção e a mesma robustez das outras marcas japonesas que estão no país já faz um bom tempo. A versão de entrada, motor 1.0, custa  R$32.990, a versão mais barata com motor 1.6 sai por R$37.490 e a versão top com motor 1.6 R$42.990. Com a fábrica em Resende a Nissan inicia uma nova fase no Brasil que tem tudo para ser um grande sucesso.

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JAC MOTOR J3S E J3S TURIN

Testei o J3S que tem o motor 1.5 16V VVT, Jet Flex, que desenvolve 127 cavalos de potência. Aderindo a modernidade este motor flex não possui tanquinho de gasolina para partida a frio e sim um pré aquecimento nos bicos injetores. Gostei do motor que tem desempenho  melhor do que o 1.4 que esta disponível para o J3 e este J3S testado mostrou muita valentia na subida da serra de Petrópolis e boas retomadas na estrada. Por ter 16 válvulas, na hora que o motor é forçado, o ruído é maior mas nada exagerado. Com 60 concessionárias  pelo Brasil a JAC forneceu como preço sugerido para o carro o valor de R$39.990 para o hatch e R$41.690 para o sedan, o J3S Turin, mas na hora da compra vale chorar e conquistar um bônus que esta entre R$1.500 e R$3.000, dependendo da revenda. Este ano a JAC Motors ainda vai lançar o seu utilitário esportivo, T6, e apesar dos atrasos nas obras de sua fábrica na Bahia, devido às licenças ambientais, ela deve ficar pronta em 2015 produzindo 100 mil unidades/ano em dois turnos. A JAC não para.

AUTODROMO AINDA EXISTE

Para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro o Autódromo de Jacarepaguá ainda existe, pelo menos ainda existem placas indicando a direção do autódromo pela cidade. Se o turista que vier para a Copa resolver visitar o autódromo da cidade não vai chegar em lugar nenhum.

PORSCHE VOLTA A LE MANS

Nos dias 14 e 15 de junho acontece as 24 Horas de Le Mans na França e com ela a volta da Porsche na principal categoria com o 919 Hybrid. O recorde de 16 vitórias da marca alemã na classificação geral, na corrida considerada  como a mais difícil do mundo, continua sem ser superado, mas a Porsche não pode confiar no seu histórico e montou uma estrutura forte para um carro inovador com dois sistemas de energia. Lembro bem do ano de 1998 quando a Porsche completava 50 anos de existência e venceu a corrida pela última vez para depois se retirar oficialmente da competição. .

ANIVERSÁRIO DO LIFAN X60

O utilitário esportivo X60 da Lifan Motors completou um ano de Brasil e nesse período foram comercializadas 3.345 unidades. Dezembro foi o mês de maior volume com 428 unidades. O X60 tem preço a partir de R$55.900.

VAI ENTENDER

Uma Ducati Panigalle Senna foi leiloada na Europa, mas precisamente em Mônaco, em evento que homenageou Ayrton Senna. Era a nº 000 e foi muito disputada por Max Biaggi, lenda da motovelocidade, e Felipe Massa, piloto da Fórmula 1. Biaggi acabou levando por 35 mil euros que equivale ao preço que a moto é vendida aqui no Brasil. Se o leilão fosse feito aqui para simples mortais eu acho que renderia mais mas é claro que teria menos impacto.

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