COLUNA DO JOÃO MENDES – 23/04/2018

JAC T40 AGORA COM CÂMBIO AUTOMÁTICO CVT 
A JAC Motors sai na frente da Chery e lança seu utilitário esportivo com câmbio automático. As duas marcas chinesas possuem SUVs compactos com preços mais atraentes, a Chery lançou o Tiggo2 este mês, apenas com câmbio manual e JAC, que já havia lançado o T40, apresenta o modelo com câmbio automático CVT. O carro da JAC esta bem acertado, melhorou muito ! Impressiona os materiais usados dentro da cabine e seu acabamento. O JAC T40 CVT tem algumas mudanças importantes em relação a versão com câmbio manual. Além do câmbio CVT tem ar condicionado digital, star/stop, luzes diurnas em LED, câmera no para-brisa dianteiro para gravar a viagem, assistente de partida em rampa, cruise control, bancos de couro com costura vermelha, novo painel com instrumentos mais visíveis e multimídia com tela de 8”, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e volante multifuncional. O T40 manual usa o motor 1.5 e o T40 CVT vai com o 1.6 de 138 cavalos, 10 a mais do que o motor 1.5 mas com melhor torque o que ajuda nas retomadas. O câmbio automático CVT tem 6 marchas e funciona bem tanto no perímetro urbano quanto na cidade. Se der aquela apertada rápida no acelerador para retomar a velocidade, o chamado kick down, a resposta vem logo mas quando o giro sobe o motor grita e faz barulho. Fiz algumas medições de consumo usando o computador de bordo e o consumo de combustível, apenas gasolina, ficou em 13,5 km na estrada, o que é bom. O T40 CVT é gostoso de dirigir e confortável, para os passageiros do banco traseiro o espaço é generoso. Com motorista e passageiro de estatura média nos bancos da frente sobra bom espaço para duas pessoas no banco traseiro, sem apertar os joelhos. Se colocar três pessoas vai apertar os ombros mas as pernas ficam bem e existem três encostos de cabeça neste banco traseiro. O JAC T40 CVT custa R$69.990, R$15 mil mais barato do que o Ford Ecosport Freestyle 1.5 automático, na promoção. A JAC Motors esta num momento de retomada no Brasil, abrindo revendas, fazendo acordo para montar seus carros em Goiás e dando sempre 6 anos de garantia para seus veículos.

 

ANDANDO NO FORD ECOSPORT STORM


O Ford Ecosport é pioneiro no segmento dos utilitários esportivos compactos, aqui no Brasil, e possui uma legião de apaixonados pelo modelo, inclusive gente que sempre acaba trocando o seu pelo mais novo. Para deixar essa turma sonhando alto a Ford lançou a versão Storm que tem motor 2.0 ( 170 cavalos ), câmbio automático e tração nas quatro rodas AWD. Esse conjunto motriz faz com que o carro consuma em média 8 km/l de gasolina num circuito misto e faz de 0 a 100 km/h em 11,2s. Inicialmente o que chama a atenção é a grade frontal exclusiva que destaca o nome Storm e no interior o conjunto da obra é muito bom, tem sofisticação e luxo com esportividade. Os comandos estão bem a mão, a posição mais alta da tela para acompanhar as informações do GPS, câmera de ré, informações do rádio e até o espelhamento do smartphone, traz conforto e segurança. Independente da cor do carro no seu interior existem frisos plásticos na cor laranja que eu não gosto. O carro tem visual, charme, sofisticação e desempenho, andando pelas ruas do Rio de Janeiro percebi que ele chama a atenção, testei um com a chamada cor do lançamento que é a  Marrom Trancoso.  O bom da Ford é que tem muitas concessionárias nos quatro cantos do país e esta com uma política ótima para os preços das revisões periódicas. O Ford Ecosport Storm passa a ser o mais caro da linha e  custa R$99.990 contra R$96.880 do Titanium. Vale lembrar que o Ecosport mais barato do catálogo é o SE 1.5 com câmbio automático por R$68.690.

 

EXPEDIÇÃO TRANSCONTINENTAL COM VOLVO XC40
O piloto Cacá Clausset junto com mais dois jornalistas terá um desafio enorme com o novo lançamento da Volvo, o utilitário esportivo XC40. Ele vai largar da cidade de Itajaí, SC, junto com os barcos da Volvo Ocean Race em direção a Newport, Estados Unidos. Os barcos dependem dos ventos para encurtar sua jornada e Cacá terá 18.000 km de estradas e superar muita burocracia para passar por 14 países e chegar antes dos veleiros.

 

HONDA FIT COMPLETA 15 ANOS 
O Honda Fit comemora neste mês 15 anos de produção no Brasil. Lançado em 2003 o modelo esta na sua terceira geração no Brasil, e já vendeu mais de 545 mil unidades desde seu lançamento e recebeu 37 premiações dadas pela imprensa especializada neste período. Inovador na forma de aproveitar o espaço interno e em oferecer configurações múltiplas de uso dos assentos, o Honda Fit também foi o primeiro automóvel da marca a adotar, ainda em 2003, a transmissão do tipo CVT, uma tendência nos modelos atuais.

 

 

 

 

 

 

 

Related posts