COLUNA DO JOÃO MENDES – 15/09/14

FIAT UNO 2015

NOVO FIAT UNO

No mercado automobilístico brasileiro o segmento que mais vende é o dos carros compactos e assim as montadoras estão caprichando cada vez mais em seus produtos porque a concorrência está feroz. Em todo lançamento aparecem novidades tecnológicas para tornar o produto mais atrativo e foi isso que a Fiat fez com o Uno 2015 que agora conta com o câmbio Dualogic Plus, que não possui alavanca e sim botões no console para indicar o modo, e borboletas no volante para a troca de marchas de forma manual. Depois de 30 anos sendo comercializado o Uno hoje está tecnologicamente avançado e como esta propagando a Fiat, “O Uno carro está democratizando a tecnologia”. Mais tecnologia, o Uno 2015 é o primeiro carro produzido no Brasil a possuir sistema start/stop e esse sistema esta disponível nas versões com câmbio mecânico, é aquela tecnologia que desliga o motor do carro quando ele para, e neste caso, liga ele automaticamente quando o motorista começa a apertar o pedal da embreagem. Mas além da tecnologia o novo Uno recebeu mudanças no visual e chama a atenção pelos novos faróis e lanternas traseiras. Internamente agora são 18 porta objetos e um painel completamente novo, mais bonito e com materiais que dão um toque de mais sofisticação ao modelo. Neste painel está disponível tela de LCD e sistema de som integrado. Para conforto maior pode ser adquirido, como opcional, retrovisores externos “tilt down” que se viram para o chão na hora de dar marcha a ré para melhor visualização do meio fio. A versão mais barata é a Vivace 1.0 2 portas que custa R$26.370. A Actrative 1.0 4 portas sai por R$30.990, a Way começa em R$31.490, a Evolution 1.4 com start/stop de série R$34.990 e a Sport 1.4 R$36.640. O câmbio Dualogic Plus é opcional e custa R$2.980. A Mopar, empresa do Grupo Fiat que produz os acessórios para a marca, está disponibilizando uma linha de 120 itens para equipar o Novo Uno que certamente continuará sua longa história de sucesso no Brasil.

2015 Polaris_ranger_crew_diesel

POLARIS RANGER CREW

A Polaris, líder mundial no segmento de ATV (quadriciclo) e side-by-side (UTV) apresenta o RANGER Crew Diesel que comporta seis ocupantes adultos confortavelmente e é perfeito para quem precisa da potência a diesel. O novo Motor Kohler 1000 é a grande novidade da versão 2015. Com 1028cc esse motor possui 3 cilindros, gera 24 cv de força e conta com comando de válvulas no cabeçote.  A nova versão possui faróis maiores que permitem uma iluminação mais abrangente, painel de instrumentos e interior com novo desenho e porta-objetos. O modelo tem capacidade de 119L de armazenamento, duas tomadas 12v de fácil acesso, instrumentos centralizados com o volante e nova alavanca de troca de marcha. Sua suspensão dianteira é equipada com braços duplos e a traseira, com suspensão independente, ambas tiveram o curso aumentado para 10” (25,4cm). Ele também recebeu um novo tanque de combustível com capacidade de 37,9L o que aumentou a autonomia. Só disponível na cor verde o Polaris Ranger Crew Diesel custa R$70.990.

MAIS VENDIDOS

Veja os mais vendidos no mês de agosto. Compacto, 1º Fiat Palio 14.300, 2º Volks Gol 14.200. Picape compacta 1º Fiat Strada 12.847, 2º Volks Saveiro 7.020. Sedan Compacto 1º Fiat Siena 8.469, 2º Volks Voyage 6.843. Nestas três categorias vitória da Fiat com a Volkswagen  sempre em segundo lugar. Entre os sedans médios, 1º Toyota Corolla 5.944, 2º Honda Civic, Utilitário compacto, 1º Ford Ecosport 4.533, 2º Renault Duster 3.472, picape média, 1º Chevrolet S10 3.855, 2º Toyota Hilux 3.362. Entre os utilitários médios o mais vendido foi o Hyundai Tucson com 1.424 unidades e em segundo a Toyota Hilux SW4 com 1.347.

BALAIOS 45 ANOS

O mais antigo grupo de motociclistas que se tem notícia no Brasil é o Balaios, que completou 45 anos de existência. O grupo de apaixonados por motos Harley-Davidson tem sede no Rio de Janeiro e membros em vários outros estados. Os caras não param, estão sempre agitando passeios e reuniões. Vida longa aos Balaios !

 

MOTOS EM QUEDA

O mercado de motos encolheu mas a culpa não é das montadoras e nem porque diminuiu o número dos interessados em comprar o veículo mas porque muitas fichas de crédito não são aprovadas nos bancos e financeiras. É bom lembrar que grande parte do mercado é motos de baixa cilindrada, muitas sendo o primeiro veículo de um comprador de baixa renda, e também de profissionais liberais que não possuem comprovação de renda. Segundo dados da ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, no mês de agosto foram produzidas 129.768 motocicletas, contra 135.504 no mês anterior, correspondendo a uma redução de 4,2%.

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