COLUNA DO JOÃO MENDES – 11/03/2019

FIAT CRONOS PRECISION TOP

Testei no período de carnaval a versão top do sedan compacto Cronos. Denominada Precision ela tem motor 1.8 Flex de 139 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades com as borboletas no volante para as trocas manuais que também podem ser feitas na alavanca.

A versão Precision também esta disponível com câmbio manual mas como é um versão top, bem completa, sugiro que gaste um pouco mais e compre com o câmbio automático que dá mais conforto para o condutor.

Andei muito no perímetro urbano usando só gasolina e o consumo ficou entre 9 a 10 km/l mas fiz uma pequena viagem para Teresópolis e na estrada o computador de bordo indicou 14,4 km/l. Nessa viagem tem um percurso de serra onde o câmbio se mostrou bem escalonado mas para algumas retomadas e ultrapassagens usei as trocas manuais, através das borboletas no volante, que me atenderam muito bem e com precisão.

Esse motor 1.8 tem 16 válvulas e faz o carro arrancar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e chegar a velocidade máxima de 200 km/h. O motor é acionado por um botão e tem start/stop para economizar combustível nas paradas rápidas que acontecem no trânsito. 

O Cronos tem um bonito desenho, as linhas do para-choques dianteiro, a tomada de ar frontal, capô e faróis são modernos e harmoniosos dando até um toque de esportividade e as rodas são de 17”. 

O interior é bonito, requintado e luxuoso ao mesmo tempo. A tela do sistema multimídia é flutuante, sensível ao toque, tem 7” monitora a câmera de ré e o sistema U-Connect que acessa Google Android Auto e Apple Car Play. Através de uma tecla no volante ou através da voz se pode receber mensagens de Whatsapp ou do telefone e também acessar Google Maps e Waze.

Os comandos estão bem a mão e o ar condicionado é digital com duas entradas nas laterais e 3 entradas redondas no centro. 

O espaço interno oferece bom espaço para 4 pessoas mas o banco traseiro pode receber três ocupantes e inclusive nele estão três encostos de cabeça. O porta-malas é bom e tem capacidade para 525 litros. 

Andei com este Cronos em vias muito esburacadas depois das chuvas fortes que aconteceram no Rio de Janeiro e a suspensão se comportou bem sem comprometer o conforto. A suspensão dianteira é McPhersoncom barra estabilizadora e na traseira eixo de torção.

Na estrada, em velocidades maiores, o carro se comportou muito bem e nas curvas de menor raio da serra não rolou muito o que trás conforto aos passageiros. 

Essa versão tem controle de estabilidade e tração que aumenta, em muito, a segurança dinâmica e também assistente de partida em rampa. Quando se engata a ré o retrovisor externo da direita entra na função Tilt Down e se inclina para se ter uma maior visibilidade da distância para o meio fio ou guia como falam os paulistas.

O Cronos mais barato é o 1.3 por R$55.990, a versão testada, a topo de linha, Precision 1.8 com câmbio automático custa R$69.990 e a mesma versão com câmbio manual sai por R$66.590.

O Cronos foi lançado em 2018 ano em que vendeu quase 30 mil unidades.

FATOS RELEVANTES:

Lifan mostrou novidades no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado mas a queda nas vendas nos mercados do Brasil e Argentina levou a direção da empresa a manter a produção parada em sua fábrica no Uruguai. A unidade teve a produção suspensa ainda em 2018, após o lançamento do SUV X80, e os cerca de 109 funcionários permanecem em Lay off (licença remunerada com auxílio do Governo Uruguaio) desde então, prática já utilizada em dezembro de 2015 nesta unidade fabril.

* Audi apresentou no Salão do Automóvel de Genebra 2019 quatro veículos totalmente elétricos que terão suas versões emsérie sendo produzidas no fim de 2020. Destaque para o Q4 E-tron que tem autonomia de 450 Km. Também apresentou quatro novas versões híbridas como lançamento mundial e o veículo esportivo totalmente elétrico da Fórmula E Audi e-tron FE05. Este ano o estande da marca em Genebra destacou exclusivamente de veículos com motores elétricos. SUV compacto elétrico com tração integral é apresentado no Salão de Genebra

* ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a SINFAVEA – Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares nomearam para o triênio 2019-2022 Luiz Carlos Moraes como presidente das entidades e Fabricio Biondo o 1º vice-presidente. A posse da nova diretoria acontecerá em 23 de abril. Luiz Carlos Moraes é economista e atua como vice-presidente da ANFAVEA desde 2012. Ingressou no setor automotivo em 1978 e iniciou sua carreira na Mercedes-Benz do Brasil na área de contabilidade, passando por diversas setores da empresa, como relações governamentais e comunicação corporativa. Fabricio Biondo é graduado em engenharia de produção pela Universidade Metodista de Piracicaba e pós-graduado em marketing pelo INPG Business School e atua há mais de 20 anos no setor automotivo com passagens por grandes empresas e pelas áreas de vendas e marketing. Atualmente é vice-presidente de comunicação, relações externas e digital da América Latina do Grupo PSA.

* Volkswagen Caminhões e Ônibus segue investindo no Brasil e está pronta para atender eventuais demandas criadas pela recente saída da Ford em mercados sul-americanos. Esta foi a mensagem de Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Wilson Witzel, governador do estado do Rio de Janeiro, durante encontro promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha em Berlim.

* maiores marcas do mercado brasileiro de motocicletas já confirmaram presença no Salão Duas Rodas 2019. Honda com aproximadamente 80% do mercado, Yamaha com 15% mais Kawasaki e Suzuki junto com Haojue confirmaram presença. O evento acontece de 19 a 24 de novembro no São Paulo Expo.

Related posts