COLUNA DO JOÃO MENDES – 07/04/2018

JEEP COMPASS LIMITED 4X4 TURBO DIESEL IMPRESSIONA
Me lembro bem, no início da década de 1990, quando o Presidente Collor liberou as importações, que o Jeep Cherokee Limited era o sonho de consumo de muitos. Passados quase trinta anos pego para testar o Jeep Compass Limited e acabo voltando no tempo, mais pela imagem e representatividade do modelo, hoje um top da linha Jeep produzida no Brasil. O tempo passou, a tecnologia chegou e o recheio do Compass seria inimaginável nos anos 1990 quando não existia smartphone, nem a popularização do GPS e os sistemas eletrônicos de segurança. Testei o Jeep Compass Limited com motor, 4 cilindros, 2.0, turbo diesel, que desenvolve 170 cavalos de potência. O câmbio é automático de 9 velocidades, com possibilidade das trocas manuais na borboletas atrás do volante, e a tração é 4X4. O preço desta versão começa em R$166.990 mas a versão testada, com o Pack High Tech que custa R$15.650, totaliza R$182.640. Neste pacote tem Piloto Automático Adaptativo, Aviso de Mudança de Faixa, Comutação Automática do Farol Alto, Aviso de Colisão Frontal, Estacionamento Semi Autônomo (Park Assist), Abertura Elétrica do Porta-Malas, o fechamento também, tomada 12V no console, banco elétrico do motorista, sistema de som Premium da Beats e rodas de liga leve de 19”. O interior tem desenho moderno, muitos porta-objetos e bancos em couro. A chave é presencial e o acionamento do motor por tecla. Painel de instrumentos TFT em tela de 7” colorido, sistema de som, GPS e conectividade em tela de 8.4” sensível ao toque e pra segurança são 7 air bags. Andei com este Jeep Compass em estrada de asfalto, de paralelepípedos, de terra e no centro urbano do Rio de Janeiro e o resultado é bom para qualquer piso. O consumo de diesel na cidade ficou em torno de 11 km/l e na estrada passou dos 14 km/l. Cabine silenciosa, suspensão confortável no asfalto e um pouco dura na terra mas a estabilidade surpreende. Para quem quer um SUV topo de linha e super equipado essa versão do Compass vai atender bem.

 

5º MOTOCROSS LEGENDS NA FAZENDA SANTA ROSA


Pelo quinto ano consecutivo aconteceu a reunião dos pilotos veteranos do motocross do Rio de Janeiro na Fazenda Santa Rosa, em Miguel Pereira, interior do estado. Foi nas pistas desta fazenda que o motocross do estado se desenvolveu nos anos 1970 e 1980 quando aconteceram lá provas do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro. O evento aumenta a cada ano e nesta 5ª edição quase 40 pilotos compareceram com suas  companheiras, filhos e até netos. Alguns aproveitaram para matar as saudades e aceleraram motos mais modernas e até motos perfeitamente mantidas apesar dos seus mais de 30 anos de idade. A Fazenda Santa Rosa, comandada por Assis “Ninô” Paim, piloto desde os anos 1970, ao longo dos anos teve várias pistas e ainda mantém uma  que é liberada para todos que lá chegam  mantendo o esporte em atividade naquele palco histórico. A primeira corrida na Santa Rosa foi no feriado da Semana Santa de 1975. Estavam nesta reunião Marcio Matz, pioneiro que correu até nas primeiras provas em Campo Grande, antes da série de provas na Santa Rosa, Ybere Matorim, outro pioneiro que disputou até uma temporada na Europa, Mario Calcia, Roberto “Beto” Paim e Paulo Lira, que participaram da primeira prova em 1975, Jorge “ Mausoléu” Jansen, Fausto Macieira, Júlio “Manicera” Romiti, Augusto “Alemão” Haddock Lobo, Robinho Vasconcelos, Rodolfo Resende, Ivo Lira, Maurício Papaleo, Paulo Monteiro, Paulinho Maromba, Zeca Infante, Fernando Azevedo, Luiz “Guingo” Pareto, Carson Gardeazabal, o João Mendes, que vos escreve, e a família Paim com Ninô e seus filhos João e Diogo e seu irmão Beto, já citado acima. Todos aceleraram muito e marcaram história no motocross do estado, alguns do Brasil, e tem muitas histórias para contar. No ano que vem tem mais e a audiência certamente vai aumentar. A foto do grupo é Hélio Leite.

 

PARA A TURMA DAS MOTOS
O maior evento do motociclismo da Cidade do Rio de Janeiro já teve seis edições no mês de janeiro mas a 7ª Edição do Salão Moto Brasil vai acontecer neste mês de maio, de 25 a 27, no Riocentro.

 

ESTE ANO TEM SALÃO DO AUTOMÓVEL EM SP
Será no dia 21 de maio a apresentação de como será a edição 2018 do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O evento conta com a parceria institucional da ANFAVEA que é a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores e a organização é da Reed Exibition Alcântara Machado.

 

BLINDAGEM MAIS EM CONTA
No início a blindagem de um carro pesava muito mas com novas tecnologias o peso da blindagem diminuiu muito e o preço também ficou mais em conta. Em Jaguaré, SP, o Shopping das Blindagens esta oferecendo blindagem Nível III–A para Volkswagen Jetta e Toyota Corolla por R$39.990 com 5 anos de garantia contra delaminação.

 

ENCONTRO DE MOTOS CLÁSSICAS NO RIO
No domingo, dia 20 de maio, vai acontecer o 14º Encontro de Motos Clássicas do Rio de Janeiro na Praça do Alto da Boa Vista. O evento criado pela turma da MOTORALF é imperdível.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts