Citroën Cactus: O novo conceito!

Cactus 1

CITROËN Cactus. Mais do que um concept-car, um verdadeiro representante dos futuros modelos da linha C. Com este concept, a CITROËN propõe um novo conceito: livrar-se do supérfluo e dar mais valor a tudo o que participa do bem-estar. Desejável e fácil de ser utilizado, o CITROËN Cactus é uma nova síntese automobilística. Um design único que volta a preocupar-se com o uso, um conforto compartilhado e tecnologias fáceis de serem utilizadas.

CITROËN Cactus, quer dizer:

Um design puro e funcional:

>      Definições de estilo radicais e orientadas para a eficiência (redução de peso e aerodinâmica),

>      Um olhar tecnológico e superfícies fluidas que rejeitam quaisquer formas de agressividade,

>      « Airbumps », elementos gráficos personalizáveis cuja “pele” flexível integra cápsulas de ar para proteger a carroceria.

Uma concepção astuciosa:

>      Um posto de direção aberto que agrupa todos os comandos em torno de uma interface 100% digital,

>      Assentos dianteiros elaborados no espírito de um amplo sofá, assegurando mais convivência e conforto,

>           Materiais autênticos e naturais aplicados em um ambiente chique e descontraído.

Tecnologias fáceis de serem utilizadas:

>      Uma cadeia de tração Hybrid Air para um custo atrativo e um impacto ambiental reduzido,

>      Uma conectividade imediata e intuitiva com acesso ao portal CITROËN Multicity Connect.

A gênese

Cactus. Tudo começou com a apresentação do concept-car C-Cactus no salão de Frankfurt de 2007. Uma abordagem radical que deu início a uma reflexão de fundo: quais as novas expectativas dos consumidores? Que desempenho realmente conta? Este exercício extremamente interessante levou os engenheiros e os designers a derrubar os códigos, a enfrentar de forma diferente os problemas e a explorar novas soluções. Esta abordagem pragmática se livra do supérfluo e dá mais valor a tudo o que participa do bem-estar do consumidor. O resultado é um manifesto que se apresenta sob a forma do CITROËN Cactus. Um concept-car que anuncia os futuros modelos da linha C. Até 2014.

Um design puro e funcional

Reconciliar a estética e o uso. O design do CITROËN Cactus é a somatória da coerência dos volumes com a eficiência aplicada aos mínimos detalhes. Conservar somente o essencial, otimizando para atingir uma forma de perfeição natural. Esta abordagem permitiu que os designers se livrassem dos códigos automobilísticos tradicionais para explorar soluções astuciosas, oferecendo soluções inteligentes e práticas.

A silhueta do CITROËN Cactus parece ao mesmo tempo inédita e evidente, fácil de memorizar, à imagem dos carros que marcaram sua época. Um estilo fácil de identificar com:

>      Superfícies puras e lisas na cor branco nacarado,

>      Volumes fluidos que eliminam quaisquer formas de agressividade,

>      Um vidro traseiro e um teto flutuantes,

>      Elementos gráficos contrastados associados a uma função (proteção com os Airbumps cinza Lama, moldura preta nos para-lamas, arcos de teto preto laqueado; luz a bordo com o grande teto panorâmico).

Ao primeiro olhar, um elemento chama a atenção por sua originalidade: o Airbump.

Este elemento gráfico é colocado nas laterais e nos para-choques. É a expressão de uma nova abordagem que devolve ao design uma função. O Airbump reforça o estilo do CITROËN Cactus, acentuando seu caráter, sua originalidade e suas possibilidades de personalização. Ele oferece, além disso, uma verdadeira proteção contra as agressões do dia a dia. Sua “pele” flexível dispõe de um tratamento « soft » que resiste aos riscos e integra cápsulas de ar que amortecem os choques.

Mas o CITROËN Cactus também quer dizer proporções otimizadas para o benefício da eficiência e do conforto de direção:

>      Um gabarito de carro compacto (comprimento: 4,21 m; largura: 1,75 m),

>      Um perfil ideal em termos de estilo com 1/3 de área envidraçada,

>      Uma distância em relação o solo mais alta (21 cm), porém uma altura total otimizada de somente 1,53 m,

>      Balanços dianteiro e traseiro reduzidos.

O estilo do CITROËN Cactus expressa ao mesmo tempo tecnologia e qualidade percebida, eliminando quaisquer formas de agressividade.

A frente prefigura a identidade visual dos futuros modelos da linha C. Ela caracteriza-se por:

>      Superfícies lisas que destacam os chevrons,

>      Volumes fluidos com um encadeamento sem ruptura entre capô e para-lamas,

>      Uma assinatura luminosa tecnológica com DRL, luzes em LED e faróis integrados aos Airbumps.

A traseira segue o mesmo princípio, com LEDS em efeito 3D integradas ao amplo Airbump que protege o porta-malas.

Este design único com resoluções radicais é também a promessa de um espaço interno convivial, ergonômico e confortável. A ausência de vidros laterais, de vidro traseiro e de montantes laterais, convida, aliás, a descobrir um universo interno totalmente repensado em arquitetura, mas também do ponto de vista do tratamento das cores e das matérias-primas.

Uma concepção astuciosa

Primeiro objetivo: liberar espaço para o motorista e seus passageiros. Esvaziar o espaço interno para oferecer-lhes mais facilidade e convivência, ou seja, mais conforto.

O painel de bordo fino e flutuante permite liberar totalmente o assoalho, enquanto o passageiro dianteiro se beneficia de um espaço na parte superior para guardar objetos generosos. Este resultado foi obtido com a adoção de uma interface 100% digital, que permitiu a reorganização do posto de direção:

>      Substituição do painel de instrumentos por uma tela de 7 polegadas,

>      Supressão dos botões de comando a favor de uma tela tátil de 8 polegadas, permitindo o acesso às funções de climatização, áudio, navegação, serviços conectados e ajudas à direção,

>      Deslocamento do air bag passageiro para o teto,

>      Supressão da alavanca de troca de marchas tradicional a favor de um push de seleção, localizada na parte inferior do painel de bordo.

Os assentos dianteiros se beneficiam também desta nova abordagem arquitetural: eles foram desenhados no espírito de um sofá para maior conforto e convivência.

Cada vez mais conforto a bordo graças ao teto panorâmico dotado de um tratamento térmico que deixa passar a luz, mas não o calor. Ele protege dos raios UV com propriedades comparáveis àquelas de óculos de sol de categoria 4.

Segundo objetivo: proporcionar um ambiente chique e descontraído. Os benefícios internos liberam consideravelmente o espaço para deixar mais espaço às matérias autênticas e naturais. O revestimento dos assentos e das portas compõe-se de uma combinação de dois materiais que fazem referência às mobílias contemporâneas: um tecido em algodão azul tingido e um couro natural « camel » (curtimento vegetal) que se encontra também no painel de bordo e no volante.

Uma referência ao universo do mundo das bagagens, o porta-objetos superior do painel de bordo e os puxadores de portas foram tratados pelos designers como elementos de decoração das malas de viagem.

Mais do que uma inteligência de arquitetura interna, foi uma nova maneira de abordar o automóvel que serviu de guia para essas escolhas de concepção. As decisões tomadas no CITROËN Cactus propõem uma nova experiência de direção totalmente tranquila para voltar ao prazer e à liberdade de andar de carro. Um prazer simples que é compartilhado e vivido no dia a dia.

Tecnologias fáceis de usar

Fáceis de usar, econômicas e ecológicas, acessíveis a todos e conectadas. Os tecnologias do CITROËN Cactus são decididamente orientadas sobre as novas necessidades dos consumidores.

A nova cadeia de tração Hybrid Air se inscreve nesta abordagem. Esta solução full híbrida associa o ar comprimido e a hidráulica a um motor a gasolina da família PureTech. Um know-how oriundo dos genes da Marca que permite apresentar desempenhos bem diferentes: menos de 3 l/100 km de consumo.

Essa tecnologia, com um impacto ambiental reduzido (sem bateria adicional), é acessível à maioria graças a:

>      Um custo de utilização atrativo (45 % de ganho em consumo em rodagem urbana),

>      Uma manutenção facilitada pela associação de tecnologias já comprovadas,

>      Um espaço a bordo preservado.

Digital, tátil e conectado! Todos os comandos são agrupados  em uma tela tátil de 8 polegadas instalada no centro do painel de bordo. Ergonomia, facilidade de utilização e acesso ao CITROËN Multicity Connect. O motorista e os passageiros se beneficiam de um portal de aplicações conectadas a internet que leva em conta os dados do veículo (quilometragem, velocidade, autonomia e posição GPS) para fornecer informações adaptadas a suas necessidades (advertência sobre as zonas de risco, localização dos postos de gasolina, locais turísticos etc.).

Questionar de forma diferente para encontrar novas soluções

Propondo uma maneira diferente de abordar o design, a arquitetura e as tecnologias, o CITROËN Cactus oferece uma nova síntese automobilística. Uma abordagem otimista que atende, enfim, às expectativas de todos aqueles que querem unir uso e prazer.

O CITROËN Cactus é um carro desejável e fácil de ser vivido. Um prazer a ser compartilhado no dia a dia:

>      “Simple to live”… Uma concepção astuciosa e com tecnologias intuitivas,

>      “Simples to love”… Um design funcional que elimina quaisquer formas de agressividade,

>   “Simples to Share”… Um espaço interno convivial e uma interface de direção conectada.

Fonte: Citroën do Brasil

Related posts