Chevrolet Spin Activ chega a partir de R$ 62 mil

IMG_8356

O Spin Activ é um dos mais aguardados lançamentos da Chevrolet neste ano e simboliza a estreia da marca no pujante segmento dos automóveis de passeio de estilo pseudo-aventureiro. Por oferecerem extensa lista de equipamentos, visual diferenciado e até maior capacidade para enfrentar terrenos acidentados, esses veículos caíram no gosto dos brasileiros, que também buscam oportunidades para explorar a natureza.

O Spin Activ caracteriza-se principalmente pelos elementos decorativos da carroceria e pelo interior personalizado. Ainda foram promovidas mudanças mecânicas, entre elas a adoção de uma transmissão automática mais moderna.

Para adaptar o modelo ao gosto do consumidor local, a Chevrolet desenvolveu uma versão específica, com estepe fixado na parte traseira e com maior vão livre em relação ao solo. Com previsão de chegada às concessionárias da marca a partir do fim de novembro, a nova versão somará às já existentes LT e LTZ, igualmente equipadas com o motor 1.8 EconoFlex de 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque (força).

O maior diferencial do modelo Activ está no acabamento exterior, que deixa o Spin mais imponente. Estes novos itens estéticos foram criados também para proporcionar harmonia e dar personalidade ao conjunto. Na frente, destaca-se o para-choque totalmente redesenhado, que ganhou vincos pronunciados nas extremidades e aplique na parte inferior em tom fosco escuro.

Dessa forma, cria-se um efeito contrastante com a tinta que cobre a carroceria. Os faróis de neblina com molduras em preto brilhante e uma peça plástica cinza que lembra um “peito de aço” são alusivos a carros do tipo off-road. Os faróis com superfície preta e lentes transparentes são outra novidade da versão Activ.

A sensação de que o modelo está mais encorpado deve-se sobretudo à lateral. Ela é marcada por rodas diamantadas de 16 polegadas, molduras de proteção nos para-lamas, soleira das portas e um largo decalque, além da barra longitudinal que se estendem sobre todo o teto.

A capa dos retrovisores externos e os adesivos que cobrem a coluna central são pintados de preto, realçando apenas a silhueta da janela das portas. Dessa forma, o vidro vigia parece um elemento independente, como em SUVs. Aliás, está na parte traseira um dos grandes charmes do Spin Activ: o estepe fixado do lado de fora da tampa do porta-malas.

Por motivo de segurança, a abertura do bagageiro é feita em dois estágios: inicialmente o usuário precisa destrancar o sistema e através de uma alavanca no suporte destrava o braço que fixa o pneu sobressalente –a operação pode ser feita pelo controle remoto na chave. Depois, o suporte deve ser deslocado lateralmente até o final do curso de abertura, para que o compartimento de carga possa ser aberto.

A roda do estepe é idêntica às demais e, como sistema antifurto, um dos parafusos é montado pelo lado interno do suporte e só pode ser acessado após o destravamento eletrônico do conjunto.

O para-choque posterior também foi projetado exclusivamente para o modelo, reforçando o espírito aventureiro do veículo. Traz moldura escura –com o nome Activ grafado em relevo–, refletores nas extremidades e um aplique cinza na parte inferior central, logo embaixo dos sensores de estacionamento. Enquanto as lanternas se diferenciam pela superfície interna escurecida e pelos detalhes cromados. Já a gravata dourada que identifica os automóveis da marca Chevrolet aparece estampada na calota própria da quinta roda.

O veículo leva até cinco ocupantes com muito conforto e 710 litros de bagagem, sem somar a capacidade do inédito porta-objetos localizado sob o assoalho traseiro. A cabine foi completamente personalizada para criar um ambiente mais jovial e requintado. A cor dos revestimentos, por exemplo, é preta, diferenciando-se do marrom predominante nas demais versões.

Uma moldura prateada no centro do painel chama a atenção para o sistema multimídia Chevrolet MyLink com tela de sete polegadas sensível ao toque e Bluetooth, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e acessar aplicativos, por meio do smartphone.

Adicionalmente, o equipamento permite a configuração de algumas funções do veículo de acordo com a preferência do usuário. Entre elas o tempo em que os faróis permanecerão acesos após o travamento do carro ou quais portas devem ser destrancadas quando o botão de acionamento remoto da chave é pressionado.

O motorista ainda consegue alternar as diversas mídias disponíveis sem tirar as mãos do volante revestido em couro. Isto porque há teclas para o controle do áudio/telefone estrategicamente posicionadas na extremidade do raio, bem ao alcance dos dedos. Este sistema é item de série, assim como o ar-condicionado, a direção hidráulica, os retrovisores e os vidros elétricos que agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto.

O nome Activ também aparece grafado no quadro de instrumentos, que tem display digital do velocímetro e do computador de bordo –informa dados como o consumo médio e autonomia. A nova decoração é extensiva aos bancos, que traz um revestimento especial e desenho que remete ao montanhismo. Como o volante e o cinto de segurança, o assento do motorista conta com regulagem de altura.

A grande área envidraçada e a posição elevada de guiar peculiar do Spin proporcionam uma visão panorâmica do trânsito. Apesar de vir completo de série, o modelo tem à disposição uma extensa lista de acessórios, como tablet de 7 polegadas com suporte para encosto de cabeça. Fazem parte da relação também a câmera de ré e o módulo de TV, compatíveis com o sistema multimídia Chevrolet MyLink.

Igualmente disponível na rede de concessionárias da marca, o módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito faz com que, ao engatar a marcha ré, o espelho incline-se para baixo, facilitando manobras de estacionamento.

O Spin Activ chega como linha 2015 e incorpora mudanças mecânicas e estruturais.A começar pela estreia da transmissão automática de seis velocidades de segunda geração (GF6-2), que proporciona trocas de marchas em tempo 50% menor e reduções duplas e até triplas. O Chevrolet tem ainda opção de transmissão manual, de cinco marchas com a ré sincronizada.

A adoção de rodas maiores elevaram a altura do carro em relação ao solo em 8 mm, ante as demais versões do Spin. Mesmo assim, o comportamento dinâmico do novo veículo é semelhante, muito por conta dos pneus mais largos e de perfil baixo (205/60 R16).

Devido à nova redistribuição de peso da versão Activ, uma nova calibração de suspensão, com molas e amortecedores de acertos específicos, traz um comportamento dinâmico esportivo e uma atitude balanceada, reforçando o espirito aventureiro da versão. Estruturas adicionais foram aplicadas à parte posterior do veículo para a ideal fixação do estepe na tampa traseira.

Outra peculiaridade da versão Activ é opção de cor Branco Vintage, que, apesar de ser sólida, assemelha-se a tons perolizados. Os metálicos Azul Macaw, Cinza Aztec, Prata Switchblade e Preto Carbon completam a lista. A Chevrolet oferece 3 anos de garantia para o Spin. Os valores são bem próximos daqueles da configuração LTZ, que parte de R$ 61.960.

 Fotos: Marcus Lauria

Fonte: GM do Brasil

IMG_8277IMG_8333

Related posts