Aliança Renault-Nissan tem crescimento significativo em 2016 e aumenta vendas de veículos elétricos

A Aliança Renault-Nissan apresentou crescimento significativo em 2016, com vendas globais de 9,96 milhões de veículos. A parceria com maior longevidade na indústria automobilística também reforçou sua liderança em veículos de zero emissão ao totalizar quase 425 mil veículos elétricos desde a introdução do Nissan LEAF, em 2010, seguido pelo Renault ZOE. Os números de vendas da Aliança incluem as vendas da Mitsubishi Motors, que somaram de 934.013 unidades globalmente. A Mitsubishi Motors entrou para a Aliança em outubro de 2016 com a aquisição de 34% da empresa por parte da Nissan.

“A combinação das fabricantes Renault, Nissan Motors e Mitsubishi Motors cria uma nova força na indústria automobilística global”, disse o presidente e CEO, Carlos Ghosn. “A força dessa parceria inovadora, que começou há 18 anos, permitiu melhorar nossa competitividade, impulsionar nosso crescimento e nos engajarmos na corrida para o veículo do futuro”.

As vendas das marcas que formam a Aliança representaram um em nove carros vendidos no mundo no ano passado. A marca Renault cresceu 13,3% com o total de 3.182.625 veículos em 2016, último ano do plano “Drive the Change”. Isso marcou o quarto ano consecutivo de crescimento de vendas, com um recorde de aumento de 374 mil unidades ano após ano.

As marcas Renault e Dacia tiveram um ano recorde em volumes de vendas enquanto os volumes da Renault Samsung Motors subiram 38,8%. A participação de mercado e os volumes de vendas aumentaram em todas as regiões, com a Renault tornando-se a segunda maior marca na Europa.

A Nissan Motor Co. Ltd. atingiu o recorde de 5.559.902 carros e caminhões em todo o mundo, aumento de 2,5%. Nos EUA e na China a empresa obteve crescimento de 5,4% e 8,4%, respectivamente, estabelecendo novos recordes em ambos os mercados. A marca de luxo Infiniti vendeu mais de 230 mil veículos em 2016, crescimento de 7% sobre 2015. Somente em dezembro, a Infiniti vendeu 27.200 veículos, 18% a mais em relação ao ano anterior.

A Mitsubishi Motors vendeu 934.013 carros em todo o mundo, 13% abaixo. As vendas cresceram nos Estados Unidos e na Austrália, que foram compensadas por menores vendas no Brasil, Rússia e Oriente Médio. As vendas do Japão também foram afetadas pela menor confiança dos consumidores após a questão do consumo de combustível.

Por meio da parceria com a Mitsubishi Motors, a Nissan espera atingir benefícios de sinergia no valor de 24 bilhões de ienes no ano fiscal de 2017, subindo para 60 bilhões de ienes no ano fiscal de 2018 e além. Os ganhos contribuirão para o aumento do lucro por ação, estimado em 4 ienes por ação no ano fiscal de 2017 e 10 ienes por ação no ano fiscal de 2018 – além de qualquer acréscimo de lucros relacionado à participação global da Nissan na Mitsubishi Motors.

A AVTOVAZ, que vende carros sob a marca LADA, vendeu 284.807 unidades. Juntos, a Aliança Renault-Nissan e AVTOVAZ venderam cerca de um em cada três carros na Rússia.

Liderança em veículos elétricos

A Aliança Renault-Nissan, com a Mitsubishi Motors, vendeu cumulativamente 424.797 veículos elétricos até 2016, tornando-se líder incontestável na mobilidade no segmento de zero emissões.

O Nissan LEAF, o primeiro veículo elétrico comercializado em massa, continua sendo o EV mais vendido do mundo, com mais de 250 mil* veículos vendidos desde seu lançamento em dezembro de 2010. Além da LEAF, a Nissan também vende o e-NV200, um veículo comercial vendido principalmente na Europa e no Japão desde 2014.

A Renault já vendeu mais de 112 mil veículos elétricos em todo o mundo desde 2011, incluindo a Renault ZOE, a Kangoo Z.E., a Fluence Z.E., a SM3 Z.E. e o Twizy. A Renault estava no topo do mercado europeu de EV no ano passado, com vendas aumentando 11% e atingindo 25.648 unidades (excluindo Twizy). Enquanto o ZOE liderou o ranking de EVs com 21.735 vendidos. A Renault Pro+ anunciou recentemente a adição de dois novos EVs comerciais à sua linha: o novo Kangoo Z.E. e a Master Z.E.

Em 2016, a Aliança Renault-Nissan, incluindo Mitsubishi Motors i-Miev, vendeu 94.265 EVs, mais de 8% a partir de 2015.

*Incluindo as vendas do Venucia E30 na China. Sem emissões de CO2 e sem poluentes, regulados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC.

Impulsionar a inovação para o veículo do futuro

Em 2016, a Aliança Renault-Nissan tomou várias medidas para avançar no desenvolvimento de veículos futuros que serão elétricos, autônomos e conectados.

A Aliança planeja lançar pelo menos 10 modelos com funcionalidade de unidade autônoma até 2020. Desenvolvimento e testes de conectividade e tecnologias de unidade autônoma estão em andamento com vários parceiros, incluindo a Microsoft e NASA.

“Nós fomos os primeiros a lançar um carro elétrico acessível em 2010. Outras grandes montadoras agora estão reconhecendo que EVs são a solução mais eficaz de zero emissão”, disse Carlos Ghosn. “Com a direção autônoma e carros e serviços conectados, estamos firmemente empenhados na corrida para o veículo do futuro.”

Os 10 principais mercados da Aliança

País Volume de Vendas Participação de Mercado
EUA 1,660,690 9.47%
China 1,472,588 5.48%
França 738,344 30.52%
Japão 625,409 12.58%
Rússia* 494,073 34.64%
México 449,406 28.02%
Reino Unido 336,533 10.96%
Alemanha 319,739 8.89%
Itália 262,167 12.99%
Espanha 247,661 18.71%

*Incluindo AVTOVAZ

Os 10 principais mercados do Grupo Renault

País Volume de Vendas Participação de Mercado
França 651,778 26.9%
Alemanha 198,609 5.5%
Itália 190,61 9.4%
Espanha 170,272 12.9%
Turquia 169,236 17.2%
Brasil 149,977 7.5%
Reino Unido 138,642 4.5%
Índia 132,235 4.0%
Rússia* 117,227 8.2%
Coréia do Sul 111,087 6.2%

*Vendas da AVTOVAZ na Rússia: 284.807

Top 10 Mercados da Nissan

País Volume de Vendas Participação de Mercado
EUA 1,564,423 8.9%
China* 1,354,552 5.0%
Japão 534,392 10.8%
México 403,286 25.1%
Reino Unido 170,999 5.6%
Canadá 134,153 6.9%
Rússia 93,781 6.6%
França 81,454 3.4%
Alemanha 80,332 2.3%
Austrália 67,638 5.7%

*Inclui a marca Venucia
Top 10 Mercados Mitsubishi Motors

País Volume de Vendas Participação de Mercado
EUA 96,267 0.5%
Japão 85,716 1.7%
China 82,758 0.3%
Austrália 73,36 6.2%
Indonésia 67,397 6.3%
Filipinas 59,48 15.1%
Tailândia 55,409 7.2%
Alemanha 39,089 1.1%
Emirados Árabes Unidos 29,958 9.2%
Reino Unido 26,892 0.9%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts