7º MOTOCROSS LEGENDS REÚNE NATA DO MOTOCROSS DO RJ EM MIGUEL PEREIRA

Depois de dois anos sem evento por causa da pandemia os veteranos do motocross do Estado do Rio de Janeiro retomaram seu tradicional encontro na Fazenda Santa Rosa em Miguel Pereira, o Motocross Legends. 

Na verdade a Fazenda fica na divisa entre Miguel Pereira e Vassouras mas chegar por Miguel Pereira é muito mais agradável principalmente porque a estrada recebeu novo asfalto na subida da serra, ficou um tapete, e o trecho de estrada de terra de Arcozelo até a fazenda também está muito bom.

Sempre é bom contar que foi na Semana Santa de 1975 que fui parar na Fazenda Santa Rosa, convidado pelo Toninho Paim, para ver uma competição amadora de motocross onde acabaram aparecendo os pilotos que se destacam na época e outros que viraram estrelas do esporte pouco depois. Essa competição foi organizada pelo irmão do Toninho e piloto, Beto Paim, que ajudou a impulsionar o esporte no estado organizando várias etapas do Campeonato Estadual nas duas décadas seguintes.

Nessa época o irmão mais novo, Assis, mais conhecido pelo apelido de Ninô, estava dando as suas primeiras aceleradas e passou a ser competidor de respeito junto com seu irmão Beto. Também foi na Fazenda Santa Rosa que gravei a primeira corrida de motocross para exibir npioneiro programa Bike Show na TV Record em 1985.

O 7º Motocross Legends, organizado pelo casal Glorinha e Ninô Paim, foi o maior de todos. Mais de 100 pilotos de várias gerações com esposas, filhos, amigos e gente que trabalhou na organização das corridas ao longo dos anos totalizaram quase 200 pessoas que se confraternizaram com um churrasco e uma feijoada. Júlio Avelino, de família tradicional da região e ex praticante do esporte, colaborou com um leitão assado e um carneiro que estavam soberbos. 

Muita conversa, muitas lembranças, dizem até que contaram muitas mentiras mas não acredito. Só sei que o encontro foi animado e muitos puderam ainda mostrar suas qualidades em cima de uma moto na pista da fazenda que estava ótima para andar, sem poeira, molhada pela chuva e macia em algumas partes pela grama.

Gostaria de citar o nome de todos os veteranos presentes mas vou colocar os nomes daqueles da primeira geração da década de 1970: Augusto “Alemão” Haddock Lobo, Beto Paim, Marcelo Tepedino, Márcio Campos, Márcio Matz, Mário Calcia, Ninô Paim e Ybere Matorim.

Este ano o evento teve um convidado especial, o paranaense Eduardo Saçaki, o Japonês Voador, uma lenda do esporte que foi uma das maiores feras do Brasil nos anos 1980 e 1990 e tem até em seu currículo um título de Vice Campeão Nacional do Japão. Saçaki possui diversos títulos nacionais no motocross, supercross e free style. Foi ele quem organizou em 2021 a festa dos 50 anos do Motocross no Brasil, na cidade de Londrina – PR, com a presença dos maiores pilotos da história e pilotos de todas as regiões do Brasil.

Na Santa Rosa a dupla Cleo e André Furtado fez show de boa música para os presentes e a anfitriã, Glorinha Paim, sorteou cesta de brindes. sortudo foi Márcio Campos que acumula 14 títulos estaduais do RJ no motocross.

Muitos pilotos que fizeram história no Enduro também estiveram presentes e vieram com sua motos de várias cidades vizinhas..

Também presente Evandro Maurício FéuPresidente da FEMERJ – Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro e Paulo Monteiro, meu contemporâneo nas competições de motocross e supercross na década de 1980, que hoje constrói as pistas do circuito estadual e de outros torneios.

O evento teve até uma ambulância que felizmente não precisou ser usada.

A próxima edição do Motocross Legends, em 2023, vai coincidir com as comemorações dos 50 anos da primeira prova de motocross no Estado do Rio de Janeiro. Ninô Paim promete um mega evento com organização profissional e muitas atrações para essa turma que ajudou a escrever a história do esporte no Estado do Rio de janeiro e no Brasil.

João Mendes

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts