CITROËN AVANÇA EM CONFORTO: SUSPENSÕES COM BATENTES HIDRÁULICOS PROGRESSIVOS

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Já faz quase um século que a noção de conforto está intimamente ligada à Citroën. Tanto é assim que o “Conforto Citroën” tornou-se uma verdadeira assinatura da Marca, bem como o design e a tecnologia. Seguindo a evolução das expectativas e dos usos do cliente, a definição de conforto mudou muito e integra hoje critérios múltiplos, tais como a luminosidade, a ergonomia e a conectividade.

É para abordar da melhor forma possível o conforto em sua dimensão global que a Citroën lançou o programa “Citroën Advanced Comfort®”. Um programa que já se ilustra na linha atual, por exemplo, com o novo C4 Picasso e por meio do “Citroën Advanced Comfort® Lab’”, protótipo que embarca tecnologias concretas e inéditas, tais como as suspensões com batentes hidráulicos progressivos, assentos inovadores e um processo de colagem estrutural inédito.

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« CITROËN ADVANCED COMFORT® »: UMA ABORDAGEM GLOBAL DO CONFORTO

Se ele pode ser resumido por uma simples palavra, o conforto é, de fato, múltiplo. Amortecimento, estabilidade da carroceria, acústica, assentos, luminosidade, habitabilidade, ergonomia, modularidade… Muitos parâmetros ajudam a definir o bem-estar que os passageiros sentem dentro de um carro. O programa “Citroën Advanced Comfort®” permite que a Citroën caracterize todas essas dimensões do conforto durante o desenvolvimento de seus modelos. Ele atende à promessa da Marca: “Be Different, Feel Good” que consiste em encontrar soluções inovadoras para o bem-estar do motorista e dos passageiros. Dos Citroën deve emanar o conforto característico da Marca, diferente de tudo o que existe no mercado. Este conforto “Citroën” deve ser encontrado em todos os modelos, dos topos de linha aos mais acessíveis.

O programa “Citroën Advanced Comfort®” tem quatro objetivos:

–          Proteger os passageiros das perturbações externas, tanto aquelas vindas das suspensões quanto as acústicas. Dentro de um Citroën, eles devem se sentir como se estivessem em um casulo. Este é o conforto de rodagem;

–          Facilitar a vida a bordo graças a volumes generosos, porta-objetos práticos e um arranjo astucioso. Este é o conforto de vida;

–          Racionalizar o uso do carro e de seus equipamentos graças a uma tecnologia intuitiva, assistências úteis no dia a dia e uma continuidade digital entre os passageiros e o carro. Este é o conforto de utilização;

–          Garantir a paz de espírito ajudando o motorista a dirigir, organizando as informações para exibir apenas aquelas realmente úteis e proporcionando um ambiente interno sereno. Este é o conforto de espírito.

Com este programa, a Citroën reafirma mais do que nunca sua legitimidade e seu know-how na área de conforto, oferecendo um conjunto de inovações a serviço do bem-estar dos passageiros e oferecendo uma verdadeira assinatura de marca, única no mercado. O programa “Citroën Advanced Comfort®” está presente em todas as fases da concepção dos carros da Citroën. Guiado pela evolução das expectativas dos clientes, ele acompanha tanto a criação estilística quanto a tecnológica. Ele existe nos modelos atuais e continuará a ser um pilar dos futuros modelos.

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“CITROËN ADVANCED COMFORT®LAB’”: UMA QUALIDADE DE FILTRAGEM SEM IGUAL

Das diversas dimensões do conforto, o protótipo “Citroën Advanced Comfort® Lab’” concentra-se na filtragem das irregularidades da estrada e agrupa as inovações da Citroën nesta área. Quando um carro passa sobre uma deformação do pavimento, o impacto desta perturbação é transmitido para os passageiros em três tempos:

A-)       O trabalho da suspensão;

B-)        A repercussão das vibrações dentro da carroceria;

C-)       A chegada das vibrações até os passageiros por meio dos assentos.

O protótipo “Citroën Advanced Comfort® Lab’” apresenta, portanto, três inovações, uma para cada um dos vetores, que permitirão reduzir as perturbações sentidas pelos passageiros e assim melhorar significativamente o conforto de rodagem. Suas tecnologias requereram o depósito de mais de 30 patentes, mas todas foram desenvolvidas para serem, economicamente e industrialmente, aplicáveis a todos os veículos da linha Citroën.

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  1. a) Suspensões com batentes hidráulicos progressivos

O know-how da Citroën no campo das ligações com o solo não precisa mais ser provado. Há mais de 95 anos, o conforto de suspensão está nos genes da Marca. Ao longo dos anos, os clientes acostumaram-se com o conforto da Citroën, diferente de tudo o que existe no mercado. Foi com base na sua experiência e no know-how de seus engenheiros que uma nova suspensão foi desenvolvida com o objetivo é melhorar a qualidade de filtragem e reencontrar a “tipagem” da Citroën, tão querida pelos clientes da marca.

Seu princípio de funcionamento é simples, mas o resultado é impressionante. Enquanto uma suspensão convencional é composta por um amortecedor, uma mola e um batente mecânico, o sistema Citroën acrescenta dois batentes hidráulicos (um de expansão e um de compressão) de cada lado. A suspensão trabalha, assim, em dois tempos de acordo com as solicitações:

  • nas compressões e expansões leves, a mola e o amortecedor controlam conjuntamente os movimentos verticais sem ter que acionar os batentes hidráulicos. Mas a presença desses batentes permitiu que os engenheiros proporcionassem uma maior liberdade de movimento ao veículo, o que resulta num efeito de “tapete voador”, dando a sensação de que o carro está voando acima das deformações da estrada;
  • nas compressões e expansões importantes, a mola e o amortecedor trabalham juntos com o batente hidráulico de compressão ou de expansão, os quais retardam o movimento de forma gradativa, evitando assim as paradas súbitas de final do curso. Diferentemente de um batente mecânico clássico, que absorve a energia e restitui uma parte, o batente hidráulico absorve e dissipa esta energia. Não há assim nenhum fenômeno de ricocheteio.

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Graças a essa solução técnica inovadora, os Citroën de amanhã oferecerão um conforto soberano, específico da Marca e apreciado por seus clientes desde sempre. Um requinte que poderá ser encontrado em todos os segmentos e em todos os mercados: dos modelos urbanos até os veículos de topo de gama.

Vinte patentes foram depositadas no âmbito do desenvolvimento dessas novas suspensões.

  1. b) Colagem estrutural “por filetes descontínuos” da carroceria

Desde que a suspensão faça seu trabalho de amortecimento, as solicitações causadas por um pavimento deformado são transmitidas para a carroceria. O recurso à técnica da colagem estrutural permitirá reduzir significativamente este fenômeno por meio de um aporte em rigidez global. O processo industrial de colagem, próprio da Marca, permite montar a carroceria sem as portas, motor ou qualquer acessório através de cordões de cola descontínuos. A cada interrupção de um cordão de cola, um ponto de solda elétrica completa a montagem. Esta técnica de colagem permite garantir uma montagem por meio de solda/colagem livre de fumaças tóxicas geradas por soldas sobre a cola.

A carroceria sem as portas, motor ou qualquer acessório montada por meio de colagem estrutural apresenta inúmeras vantagens.

A primeira reside no aumento significativo da rigidez da carroceria em cerca de 20%, o que ajuda a isolar os fenômenos de vibrações externas. No entanto, uma carroceria mais rígida filtrará melhor as vibrações transmitidas pelas condições de rodagem – e isso melhorará o conforto. A segunda vantagem desta técnica de colagem é melhorar o desempenho da carroceria sem as portas, motor ou qualquer acessório, sem acrescentar nenhuma massa. Esta síntese permite uma aplicação da colagem estrutural “por filetes descontínuos” no conjunto dos modelos Citroën.

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  1. c) Assentos inspirados do mundo da colchoaria

Os assentos são o elemento de um carro com o qual o corpo dos passageiros fica mais em contato. São eles que dão as primeiras sensações de bem-estar, quando olhamos para eles e sentamos a bordo. Além de seu papel de suporte, eles trazem evidentemente sua contribuição à filtragem das várias vibrações do veículo e das deformações da estrada.

O desenvolvimento de um assento integra seu desenho, para que ele respeite a curvatura das costas e ofereça uma posição de direção otimizada, e a escolha dos materiais que o compõem. Espumas, de diversas densidades e durezas, são assim utilizadas dependendo da função da área considerada: suporte ou amortecimento. Para melhorar o conforto dos assentos, a Citroën se interessou por outras áreas de aplicação, especialmente aquela da colchoaria, uma área na qual a “memória de forma” se tornou o máximo em conforto. Graças à utilização de várias camadas de matérias específicas (espuma de poliuretano, viscoelástica ou texturada), a Citroën desenvolveu assentos que se adaptam perfeitamente à morfologia dos passageiros e proporcionam um conforto macio inédito no automóvel. Com base nas suas propriedades, os assentos reencontram sua forma original entre dois ocupantes. Revestidos com um revestimento acolchoado inédito, estes novos assentos assinam visualmente o Conforto Citroën e oferecem aos passageiros uma sensação de maciez sem igual.

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Em síntese:

Suspensões com batentes hidráulicos progressivos, colagem estrutural de carroceria e assentos inovadores. O demonstrador Citroën Advanced Comfort® Lab’ reúne três inovações que fazem evoluir de maneira significativa a qualidade de filtragem dos defeitos do pavimento e assim reafirmam a assinatura e o know-how único da Marca em termo de conforto. Foi dada uma especial atenção para que o conjunto dessas inovações fosse aplicável a toda a linha, independentemente do segmento. Este demonstrador é um componente das pesquisas realizadas pela montadora para propor a seus clientes um conforto único no mercado. Os futuros modelos da Marca irão mais longe em cada uma dessas áreas, tal como o comprova o demonstrador “Citroën Advanced Comfort® Lab”.

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