15 anos da aliança Renault-Nissan

Alianca-Renault-Nissan-logo

A Aliança Renault-Nissan está comemorando 15 anos hoje, logo após o grupo automobilístico mundial ter anunciado uma importante ação de integração.

Renault e Nissan se uniram em 1999, quando a Renault investiu 643 bilhões de ienes (aproximadamente 5 bilhões de euros ou 5,4 bilhões de dólares, na época) para ingressar no capital da Nissan, que na ocasião estava à beira da falência. Desde então, as duas empresas se tornaram um dos maiores grupos automobilísticos mundiais e atingiram a venda 8,3 milhões de automóveis em 2013 – em 1999, 4,8 milhões de unidades haviam sido vendidas. Hoje, a Renault tem 43,4% de participação na Nissan enquanto que a Nissan tem 15% de participação na Renault.

“Juntas, Renault e Nissan aumentaram significativamente sua presença mundial e geraram economias de escala muito superiores ao que cada uma poderia ter obtido separadamente”, comentou Carlos Ghosn, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Aliança Renault-Nissan. “A Renault e a Nissan trilharam uma trajetória única nestes 15 anos, maximizando sinergias e desenvolvendo a marca e a cultura corporativa de cada uma das empresas.”

A Renault-Nissan é a parceria intercultural mais longa e produtiva da indústria automobilística – um modelo de negócio que fez história em um segmento que é conhecido pelas frequentes dissoluções.

Assista a este minidocumentário para saber o que especialistas independentes e imparciais estão falando sobre a Aliança e as parcerias da indústria automobilística: http://blog.alliance-renault-nissan.com/node/1856. Uma linha do tempo que conta com eventos importantes da história da Aliança está disponível em forma de infográfico neste link: http://blog.alliance-renault-nissan.com/page/timeline

2013: OUTRO ANO RECORDE

Em 2013, a Aliança, incluindo a AVTOVAZ – a maior montadora da Rússia – bateu o recorde de 8,3 milhões de carros vendidos.

A Aliança Renault-Nissan vende um em cada 10 carros comercializados em todo o mundo e é o quarto maior grupo automobilístico mundial. Oito marcas compõem a Aliança: Renault, Nissan, Renault Samsung, Infiniti, Venucia, Dacia, Datsun e Lada.

A Aliança gerou aproximadamente 2,8 bilhões de euros em sinergias em 2013, o que também é um recorde. Estas sinergias foram obtidas através da redução e corte de custos e aumento de receitas. Apenas sinergias novas ou incrementais são consideradas a cada ano – e não as sinergias cumulativas.

Até 2016, este montante deve se elevar a pelo menos 4,3 bilhões, graças à fusão nas áreas de Engenharia, Manufatura & Gestão da Cadeia de Fornecimento, Compras e RH, programada para acontecer em 1º de abril.

A chamada convergência de áreas representa um novo capítulo nos 15 anos de evolução da Aliança. Através do Plano de Convergência, as quatro funções principais serão gerenciadas pela Renault e a Nissan de forma conjunta. Cada função será comandada por um novo Vice-Presidente Executivo da Aliança, e um novo comitê de gestão vai supervisionar sua execução.

Clique neste link para ler o Plano de Convergência na íntegra: http://www.media.blog.alliance-renault-nissan.com/news/renault-and-nissan-to-converge-four-major-alliance-functions-1-april

CRESCIMENTO NOS MERCADOS EMERGENTES

Quando a Aliança Renault-Nissan Alliance foi formada, em 1999, aproximadamente 1% das vendas totais do grupo acontecia nos chamados BRICs — Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2013, mais de 30% das vendas totais do grupo acontecem apenas nestes quatro países. A Aliança também lançou em 2013 uma novíssima arquitetura de veículos compartilhada para mercados emergentes, chamada de CMF-A.

Clique neste link para saber mais sobre a plataforma CMF-A e a ofensiva da Aliança nos mercados emergentes: http://www.media.blog.alliance-renault-nissan.com/news/renault-nissan-confirms-new-vehicles-specifically-tailored-for-growth-markets

Renault e Nissan também são pioneiras na mobilidade zero emissão. Em 2013, Renault e Nissan venderam um total acumulado de 134.000 veículos zero emissão em todo o mundo desde 2010, quando foi iniciada a comercialização do Nissan LEAF, o que é mais do que o total vendido por todas as grandes montadoras juntas.

Desde 1999, a Aliança tem se beneficiado de uma expansão, acomodando novos projetos e parceiros em todo o mundo. Hoje, a Aliança possui uma participação majoritária na joint venture que controla a AVTOVAZ, a maior montadora da Rússia. A Aliança também tem importantes colaborações estratégicas com a alemã Daimler, a chinesa Dongfeng Motor, a indiana Ashok Leyland e a japonesa Mitsubishi Motors.

A Aliança Renault-Nissan emprega aproximadamente 450.000 colaboradores em todo o mundo, incluindo na AVTOVAZ e na Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Company, a joint venture da Nissan com a chinesa Dongfeng Motor.

Fonte: imprensa.renault.com.br

Related posts