YAMAHA VENCE NO ARENA CROSS E NO MUNDIAL DE ENDURANCE

A semana foi azul nas competições de motocicleta mundo à fora. Na Europa, a Equipe GMT 94 Yamaha venceu mais uma prova do Campeonato Mundial de Resistência (Endurance World Championship), faturando a 8 Horas da Eslováquia, quarta etapa da competição na temporada 2017. No mesmo dia, no Brasil, Jean Ramos da Yamaha Geração Monster Energy, foi o grande vencedor da 2ª etapa do Arena Cross 2017, que aconteceu em Criciúma, SC. Não bastando, no dia 25/06, Ton Kawakami foi o grande destaque da Yamaha R3 Cup, que agitou Interlagos.

YAMAHA VENCE NO MUNDIAL DE ENDURANCE

Realizada pela primeira vez na Eslováquia, a quarta etapa do Campeonato Mundial de Resistência (Endurance World Championship), teve como grande vencedora a equipe GMT 94 Yamaha, cuja maior rival foi outra equipe também da Yamaha, a YART Yamaha. Ambas correram com máquina idênticas, sendo apenas a marca dos pneus a diferença entre elas. Inicialmente a vantagem era da YART Yamaha, que levou a melhor nos treinos classificatórios e faturou a pole, com a GMT 94 largando em segundo no Grid. Após a largada, as duas equipes se mantiveram em suas posições, vindo posteriormente a alterná-las entre uma mudança de turno de um piloto e outro. Por horas travaram uma batalha épica, até que, faltando apenas duas horas para o fim da prova, a YART Yamaha teve um problema técnico no pit-stop, que a obrigou retornar ao box na volta posterior.  Com isso, a GMT 94 se fez valer da situação e se assumiu a ponta, abrindo mais de uma volta em relação a sua adversária. Levada pelas mãos dos pilotos David Checa, Niccoló Canepa and Mike Di Meglio, a Yamaha YZF-R1 da equipe Yamaha GMT 94 cruzou alinha de chegada em primeiro, restando aos pilotos Broc Parkes, Kohta Nozane and Marvin Fritz, da Yamaha YART, um valioso quarto lugar que lhes garantiu o terceiro lugar do campeonato, com 105 pontos. Com apenas 1 ponto de diferença dos líderes do campeonato Mundial de Resistência (Endurance World Championship), a equipe Yamaha GMT 94 segue confiante para a última etapa de 2017, a famosa 8 Horas de Suzuka, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho no Japão.

 

JEAN RAMOS, COM SUA YAMAHA YZ450F, É O GRANDE VITORIOSO NO ARENA CROSS EM CRICIÚMA

A bordo de sua Yamaha YZ450F, Jean Ramos foi a estrela da noite no Arena Cross, realizado no dia 24/06 na cidade catarinense de Criciúma. Tudo começou bem, com Jean ganhando o duelo 1×1. Porém, na primeira bateria, uma queda mudou os planos do piloto. Em ritmo alucinante, Jean fez bela corrida de recuperação e recebeu a bandeirada em terceiro lugar.

Na bateria final, disposto a ser o grande vitorioso da noite, Jean Ramos deu um show de pilotagem. Combinando habilidade com toda sua garra, o piloto suportou as dores em função da queda na bateria anterior e também a forte pressão por parte dos oponentes, se manteve na ponta até a bandeirada na linha de chegada.

“Caí na primeira bateria e vim de trás com incentivo do público. Acabei em terceiro e com isso sabia que poderia buscar a vitória na segunda bateria. Troquei o lugar no gate para a segunda largada e saí bem. O Adam Chatfield saiu um pouco melhor, sabia que ele estava rápido, então aguardei algumas voltas para passá-lo, mas depois perdi tempo com retardatários. Infelizmente fiz uma manobra arriscada, minha moto travou e o Paulo Alberto me passou. Mesmo assim, me recuperei e comecei a pressionar o Paulo pela liderança, que cometeu um erro. Ele caiu, parei, desviei dele, e segui para vencer. Foi um bom resultado para o campeonato porque abri alguns pontos. Estou feliz com minha pilotagem e com minha moto. Agora é manter o foco para defender o título”, declarou o piloto animado com o resultado

Com estes resultados, Jean abriu 18 pontos de vantagem na liderança do campeonato sobre o inglês Adam Chatfield e o paulista Hector Assunção, que estão empatados na segunda colocação.

Para Fabio Santos, que também compete pela equipe da Yamaha Geração Monster Energy, o sábado foi mais difícil. Em função de uma queda nos treinos, Fábio sofreu uma forte contusão em uma das pernas, prejudicando seu desempenho durante as baterias, o que resultou na 11ª colocação.

Segundo Fábio, “no treino cronometrado, caí no início e machuquei a perna. Fui para as corridas, mas larguei mal e tentei me soltar na pista, andar redondo. No meio da prova me soltei, andei melhor, mas acabei caindo duas vezes. Quanto a pancada na perna, acredito que não seja nada grave. Acho que próxima semana já volto a treinar.”

A próxima etapa do Arena Cross acontecerá no dia 22/07, porém com o local ainda a ser definido.

GRID CHEIO E VITÓRIA DE TON KAWAKAMI SÃO OS DESTAQUES DA R3 CUP EM INTERLAGOS

A segunda etada do R3 Cup foi uma verdadeira festa. Não só pelo grid cheio, com 31 inscritos, mas também toda a animação dos participantes fez da Yamaha R3 Cup um show à parte na 3ª Etapa do SuperBike Brasil, realizado no dia 25/06 em Interlagos, o templo da motovelocidade brasileira.

O destaque durante todo o final de semana foi o piloto #27 da Yamaha Racing, Eliton Kawakami, que garantiu a vitória no grid geral da categoria. Tom, que largou em segundo, conquistou a liderança logo na primeira volta e nela se manteve até o final. Mesmo com uma confortável vantagem sobre os adversários, Ton – como é chamado por todos no grid – imprimiu um forte ritmo, abrindo uma enorme distância de Bruno Cesar Borges, #51, da Tecfil Racing.

Bruno que vinha na 5ª posição, conseguiu uma arrancada sensacional na reta final, faturando o segundo lugar na geral. O terceiro colocado foi Guilherme Brito, também da Yamaha. A quarta e a quinta posição ficaram com Indiana Muñoz, da Castrol Team e Niko Ramos, da Yamaha, respectivamente.

Na categoria Stock, Ton Kawakami, foi o grande vencedor, seguido por Guilherme Brito e Niko Ramos. Os pilotos Davi Gomide, e Bruno Gonzales, ambos da Yamaha, foram respectivamente o quarto e quinto no pódio.

Na categoria Pro, Bruno Cesar Borges, foi quem recebeu o troféu de primeiro lugar. A segunda colocação foi para a jovem piloto Indiana Muñoz – a representante feminina da categoria R3 Cup –, e a terceira ficou com Rafael Traldi. Fábio Jandaia e Willians Sales foram o quarto e quinto lugares.

A próxima etapa da Yamaha R3 Cup acontecerá no dia 23 de julho em Interlagos, São Paulo.

 

Classificação do Campeonato Brasileiro – Yamaha R3 Cup

Categoria PRO

Indiana Muñoz – 71 pontos

Bruno C. Borges –  43 pontos

Sando Paganelli – 33 pontos

Rafael Traldi – 32 pontos

Enxo V. Garcia – 30 pontos

Categoria STOCK Eliton Kawakani – 76 pontos

Niko Ramos – 48 pontos Kaywan Freire – 42 pontos

Davi Gomide – 39 pontos Bruno Gonzales – 36 pontos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts