Volvo V40 2016 estreia novos motores no Brasil

volvo_v40_81-620x428

A linha 2016 do V40, hatchback premium da Volvo Cars, chega ao Brasil em duas novas versões, Kinetic e Momentum, que estreiam as inéditas e eficientes motorizações Drive-E T3, 1.5 turbo com 152 cv e T4, 2.0 turbo com 190 cv. A versão V40 T3 Kinetic terá preço de R$ 99.950 em uma condição diferenciada de faturamento, direto da importadora.

Os novos motores de quatro cilindros incorporam toda a tecnologia aplicada na família de powertrains Drive-E, desenvolvida pela Volvo Cars, e substituem a antiga motorização de cinco cilindros da gama V40, nas versões Comfort e Dinamic, que deixaram de ser ofertadas. “São motores que adotam as mais modernas soluções para redução de emissões e aumento de eficiência energética”, explica André Bassetto, gerente de produto da Volvo Cars.

O motor T3 Drive-E da versão Kinetic é uma derivação do 2.0 de quatro cilindros da família Drive-E, que mantém o diâmetro original de 82 mm dos pistões com curso de virabrequim reduzido de 93,2 mm para 70,9 mm. O resultado é um eficiente 1.5 turbo, com injeção direta e 152 cv, que entrega baixo consumo de combustível, associado a um bom desempenho: equipado com a transmissão automática Geartronic de seis velocidades, o 0 a 100 km/h ocorre em apenas 8,3 segundos.

A versão Momentum, por sua vez, traz o novo motor T4 Drive-E, um 2.0 turbo de quatro cilindros com 190 cv. Equipado com a transmissão automática Geartronic de seis velocidades, o hatchback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. Em ambas versões, a tração é dianteira.

As motorizações T3 e T4 trazem outras tecnologias para aumento da eficiência: sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função Eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada.

A função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima de 65 km/h para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.

O Volvo V40 Kinetic traz rodas de 17 polegadas, bancos revestidos de couro, ar condicionado digital de duas zonas e o sistema Sensus Connect, um equipamento de série em toda a linha Volvo Cars que permite encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma completamente integrada ao automóvel. O sistema de áudio traz ainda reprodutor de DVD e tela de sete polegadas integrada ao painel.

A versão Momentum, por sua vez, traz ainda mais comodidade e conforto para o motorista. Externamente, difere pela adoção de rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento em cinza, faróis direcionais de xenon e pelo acabamento em alumínio na moldura dos vidros. Os retrovisores trazem rebatimento elétrico e memória.

Como itens de comodidade, a versão Momentum agrega sistema Keyless, para partida sem a necessidade de inserir a chave no painel, sensores de estacionamento e de chuva, além de paddle shifters para trocas de marcha no volante. O quadro de instrumentos, na versão Momentum, é digital de oito polegadas, com três temas selecionáveis, enquanto o banco do motorista ganha regulagens elétricas e memória.

Preços:

V40 T3 Drive-E Kinetic – R$ 99.950 (faturamento direto com a importadora)

V4 T4 Drive-E Momentum – R$ 132.950

Fonte: Kreab

volvo_v40_7-620x429

Related posts