A Volkswagen está apresentando o modelo que vai revolucionar o mercado brasileiro no que diz respeito a motores, com a combinação perfeita de alta eficiência energética com desempenho e prazer ao dirigir: o up! TSI. O modelo é o mais rápido e econômico da categoria no mercado brasileiro.
A novidade traz todas as características que tornaram o up! um marco na indústria nacional em termos de segurança e inovação, agora aliadas ao novo motor 1.0 TSI Total Flex – trata-se do primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível em combustível produzido no Brasil.
O novo motor 1.0 TSI Total Flex, da família EA211, é um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no País. É o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no Brasil. Esse motor reforça a identidade da Volkswagen como empresa líder em inovação.
Fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor TSI Total Flex foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e robustez, para permitir ao up! TSI entregar mais prazer ao dirigir – é o mais compacto motor de alto desempenho feito no País. Em seu desenvolvimento o up! TSI rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.
Com o novo motor, o up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012), com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
Dessa forma, além de ser um dos modelos mais seguros do Brasil e o mais inovador de seu segmento, o up! TSI se consagra como o mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no País. A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência.
Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.
O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros.
Foi elaborada para o up! TSI uma estratégia competitiva de preços, de forma a proporcionar aos clientes Volkswagen acesso à tecnologia mais avançada em motores da Volkswagen no mundo. Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens muito valorizados pelos clientes Volkswagen. Somando-se o novo motor às qualidades construtivas e inovadoras do up! e essa nova estrutura de oferta, o resultado é uma excelente relação custo-benefício.
A importância da chegada desse motor é tão grande para a Volkswagen que para celebrá-la o up! recebeu uma nova versão especial e exclusiva: o speed up!, cujo nome define a capacidade do novo motor 1.0 TSI Total Flex: executar rapidamente uma tarefa, consumindo menos.
Além disso, todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.
up! TSI está disponível em sete versões – todas com a tampa do porta-malas pintada na cor preta e nomenclatura TSI
Em todas as opções do up! TSI a lista de equipamentos de série é completa, integrando itens como ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, sistema de som com CD-player, leitor de arquivos mp3, entradas USB e auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters e conexão Bluetooth, entre outros.
O up! TSI oferece oito opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas – cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius. O cross up! tem oferta exclusiva da cor sólida amarelo saturno. São, ao todo, sete diferentes desenhos de rodas ou calotas, que variam conforme a versão. O speed up! é oferecido apenas na cor branco cristal.
move up! TSI – excelente custo-benefício. O move up! TSI vem equipado de fábrica, além de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, com sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70 R14.
São também de série espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série a partir dessa versão.
O move up! TSI conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Como opcional o move up! TSI oferece apenas um pacote, que integra o “park pilot”, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14” “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina.
high up! TSI – desempenho e requinte superiores. A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante.
Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”).
O high up! TSI também traz de série sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.
black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – conteúdo e visual diferenciados. As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60 R15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca.
Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.
cross up! TSI – performance e aventura
A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão.
O visual diferenciado do cross up! TSI é marcado por vários elementos exclusivos em sua carroceria e no seu interior. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados. Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! TSI e conferem ao modelo proteção extra no uso diário.
No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.
Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.
speed up! – exclusividade e esportividade
A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material.
O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
Veja os preços da linha 2016 do modelo:
take up! 1.0 MPI: R$ 30.660
move up! 1.0 MPI: R$ 40.390
move up! 1.0 TSI: R$ 43.490
cross up! 1.0 MPI: R$ 43.930
high up! 1.0 MPI: R$ 44.940
cross up! 1.0 TSI: R$ 47.030
high up! 1.0 TSI: R$ 48.040
red/white/black up! 1.0 TSI: R$ 48.690
speed up! 1.0 TSI: R$ 49.990
Fonte: Volkswagen do Brasil