Após uma espera de cinco anos, 2015 vê a chegada do hot hatch mais aguardado do mundo, o Honda Civic Type R. Anunciado como um “carro de corrida para as ruas”, o novo Civic Type R estabelecerá novos padrões para o segmento hot hatch com tração dianteira.
A versão de produção será revelada pela primeira vez no 85o Salão de Genebra (de 5 a 15 de março). Mais imagens e detalhes do carro podem ser vistos em: www.hondanews.eu
Os veículos Type R atraíram a atenção sendo cultuados por todo o mundo e o novo modelo está mais do que à altura dessas elevadas expectativas. A utilização, pela primeira vez, do novo motor Honda VTEC TURBO de 2,0 litros, o estilo agressivo e as tecnologias pioneiras do chassi são combinados no novo Civic Type R para entregarem uma das mais imersivas e gratificantes experiências ao volante, disponíveis hoje em qualquer segmento.
O novo Civic Type R 2015 será movido pelo motor mais extremo e de maior performance dos 22 anos de história do emblema ‘H’ vermelho, indicando o início de uma nova era de alta performance da marca Honda.
No coração do Civic Type R está o novo motor a gasolina VTEC TURBO de 2,0 litros de injeção direta turbocharger que entrega potência, torque e desempenho em números sem iguais no segmento hot hatch com tração dianteira. O pico de potência é de 310 PS a 6.500 rpm, e o pico do torque é de 400 Nm a 2.500 rpm – ambos mais altos dos que o de qualquer outro modelo Honda Type R.
Ao se alcançar a marca vermelha dos 7.000 rpm, o motor (parte da série da nova geração Honda Earth Dreams Technology) apresenta um novo e avançado turbocharger com a tecnologia VTEC que aumenta o torque final e entrega uma aceleração contínua.
O desempenho arrebatador do Civic Type R é único no segmento hot hatch com tração dianteira: a aceleração de 0 a 100 km/h é alcançada em apenas 5,7 segundos – tornando-o o hot hatch com tração dianteira de aceleração mais rápida – e a velocidade máxima, onde permitida, é líder de categoria, 270 km/h.
O novo motor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades de troca suave, garantindo uma conexão recompensadora e íntima com o drivetrain, e a potência é direcionada pelas rodas dianteiras.
As exclusivas modificações no estilo do Civic Type R conferem ao carro uma atitude agressiva, porém, quase todas possuem um propósito funcional. O design dinamicamente eficiente e suave reflete um carro desenvolvido para alta performance. O foco na aerodinâmica garantiu a estabilidade em altas velocidades e altos níveis de pressão aerodinâmica (downforce).
Para atingir este objetivo, o Civic Type R foi submetido a exaustivas análises, testes e desenvolvimentos aerodinâmicos. A equipe de desenvolvimento perseguiu seus objetivos de maneira incansável por meio de modelos DCF (Dinâmica Computacional de Fluídos) em computadores e testes no túnel de vento nas instalações de esportes automotivos da Honda em Sakura, Japão; casa do desenvolvimento do motor de Fórmula 1 da Honda.
Este trabalho de desenvolvimento foi validado por meio de extensivos testes de protótipos tanto nas ruas como nas pistas, incluindo no circuito de Fórmula 1 de Suzuka, em Nürburgring Nordschleife e na pista de testes da empresa em Takasu.
Uma nova, quase que completamente plana, parte inferior do veículo auxilia a passagem de ar e é combinada com um difusor traseiro para otimizar a pressão aerodinâmica (downforce) –‘colando’ o carro no asfalto de maneira eficaz.
A asa traseira foi recriada a partir do Type R Concept. As estruturas do aerofólio – seu ângulo, altura e forma, assim como suas placas finais verticais – foram cuidadosamente construídas para otimizar a pressão aerodinâmica sem causar um aumento significativo no arrasto em altas velocidades. Isso auxilia na melhoria de sua aderência à pista, em particular em curvas de alta velocidade.
Um grande splitter frontal e saias laterais aerodinâmicas também administram o fluxo de ar e reduzem a sustentação, enquanto o pára-choque dianteiro foi desenhado especificamente para restringir a turbulência causada pelo ar em torno das rodas dianteiras, aumentando a estabilidade em altas velocidades e reduzindo a sustentação aerodinâmica.
A administração das altas temperaturas foi outro ponto central para a equipe de design, influenciando diversas importantes modificações no design externo. Grades superiores e inferiores no para-choque dianteiro permitem a entrada de um maior volume de ar de refrigeração no compartimento do motor. O fluxo de ar é canalizado para difusores acima das rodas nos para-lamas e entradas de ar dos ampliados arcos das rodas dianteiras para proporcionar um melhor resfriamento e ventilação ao motor de alta performance.
Novas rodas de liga leve de alta rigidez de 19 polegadas, exclusivas do Type R, complementam as mudanças visuais. O conjunto é complementado por pneus 235/35R19 desenvolvidos especialmente para o modelo.
Para ajudar o condutor a controlar a extraordinária potência, o carro é equipado com um pacote de freios Brembo de alta performance, desenvolvido especialmente para ele. Na parte dianteira, pinças de quarto pistões exercem a força de frenagem sobre os discos de 350 mm frisados.
O Type R está disponível em cinco cores distintas que conferem ao novo e arrojado estilo um maior impacto visual. Além da Championship White – compartilhado com sucessivas gerações dos icônicos modelos Type R–, os consumidores podem ainda escolher entre as cores Crystal Black (perolizada), Polished Metal (metálica), Brilliant Sporty Blue (metálica) e Milano Red.
Uma série de melhorias estéticas e funcionais na cabine reforça o caráter esportivo do Type R. Assim como nos modelos anteriores, a manopla da alavanca do câmbio é feita em alumínio usinado. Bancos esportivos com encosto elevado, com acabamento em tecido preto e efeito tipo suede com costura dupla vermelha, proporcionam ao condutor e ao passageiro do banco dianteiro um amplo apoio lateral nas curvas mais fechadas.
A costura dupla vermelha também está presente no revestimento do volante em couro preto e da cobertura preta da alavanca do câmbio. O forro do teto traz acabamento em tecido preto, proporcionando um ambiente mais amplo.
Uma série de novos sistemas de suspensão, exclusivos do Type R, foram introduzidos para produzirem uma condução recompensadora e maximizarem a transferência de potência.
Um novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas, desenvolvido especialmente para o Type R, permite um controle independente contínuo de cada roda para entregar uma excepcional aderência ao asfalto, uma limitação da transferência da carga sobre as rodas em acelerações e desacelerações acentuadas, e a manutenção de uma viagem suave e estável. Isso também significa que os percursos do dia a dia e as viagens mais longas são mais confortáveis e macias.
Um sistema avançado de Suspensão Dianteira de Eixo Duplo ajuda a reduzir a derrapagem nas acelerações em 50 por cento em comparação com a configuração padrão da suspensão do Civic, melhorando a estabilidade em altas velocidades, curvas no limite e sensação ao volante. Na parte traseira, a suspensão com barra de torsão em forma de H é construída sob medida para melhorar a rigidez de rolagem traseira em 180%, aperfeiçoando ainda mais a estabilidade em curvas de alta velocidade.
Estes sistemas são complementados por uma Direção Elétrica de Pinhão Duplo que ajuda a entregar uma rápida e linear resposta do volante, além da sensação de muito controle.
O novo Civic Type R marcará a estreia do novo botão ‘+R’ que aumenta a velocidade de resposta de diversos sistemas do chassi e do drivetrain. O resultado é uma experiência ao volante ainda mais intensa, ideal para as pistas e certamente apreciada pelos entusiastas de uma condução esportiva genuína.
Quando o modo +R estiver ativado, a resposta do motor é aumentada com o mapeamento do torque modificado para uma configuração voltada à performance e maior agressividade. A assistência à direção é reduzida e o volante fica mais sensível aos comandos do motorista, e a força de amortecimento básica do novo Sistema de Amortecimento Adaptativo de quatro pontas é aumentada em 30%. Isso significa um comportamento mais firme e ágil do carro para uma condução de alta performance. Os consumidores terão a opção de customizar seu novo Civic Type R com o novo Pacote GT.
Externamente, imprime sua assinatura em destaques vermelhos nos splitters dianteiros e difusores traseiros para causar um impacto visual ainda maior, mas é de baixo da pele que as melhorias do Pacote GT mais expressivas serão encontradas.
O condutor se beneficiará ainda com características de comodidade extra, tais como sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor crepuscular, limpadores de para-brisa automáticos com sensores de chuva e rebatimento elétrico dos retrovisores. Navegação Garmin integrada via satélite (incluindo quatro anos de atualização gratuita dos mapas) é acrescentada ao sistema Honda Connect. Audiófilos serão cativados pelo CD player e um sistema de som Premium com oito alto falantes e potência de 320 watts.
Todos os ocupantes irão apreciar o controle de ar condicionado dual zone automático e a sofisticação da cabine potencializada com uma luz ambiente vermelha.
O Pacote GT também inclui os Sistemas de Assistência ao Motorista Avançados (Advanced Driver Assist Systems) da Honda. Trata-se de um abrangente conjunto de tecnologias de segurança baseadas em sensores Forward Collision Warning, Lane Departure Warning, Traffic Sign Recognition system, High-Beam Support System, Blind Spot Information, e Cross Traffic Monitor.
O sistema City-Brake Active da Honda virá de série no Civic Type R. O novo Honda Civic Type R chegará às lojas da Europa a partir deste verão. As especificações completas do veículo serão anunciadas no devido momento.
Fonte: S2Publicom