RANGE ROVER SPORT SVR REALIZA TESTES DE ACELERAÇÃO EM DIVERSOS TIPOS DE TERRENO

Faça chuva ou faça Sol, o Range Rover Sport SVR oferece um desempenho assustador. Combinando a já consagrada capacidade em todos os tipos de terreno da Land Rover com um motor V8 de 550 cv e avançados sistemas de tração, o modelo oferece uma performance única em um mundo que não se restringe apenas às pistas de competição.

Desde que foi apresentado aos clientes em meados de 2015, o Range Rover Sport SVR mostrou toda a capacidade da então recém-criada Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover em produzir modelos capazes de tirar o fôlego de seus clientes e amantes das marcas. Desde seu lançamento em 2006, mais de 285 mil Range Rover Sport de todas as versões foram vendidos em mais de 170 países.

No caso do Range Rover Sport SVR, muitos clientes devem ter se encantado pelo veículo por conta de sua capacidade de acelerar da imobilidade aos 100 km/h em apenas 4.7 segundos, mas isso é apenas um exemplo dentro de uma série de características marcantes que o modelo possui.

Quando aquele asfalto liso, abrasivo que oferece a tração perfeita para o modelo não está disponível, a maioria dos veículos esportivos sofre com a falta de aderência, estabilidade e desempenho. Ocorre que nenhum desses esportivos tem o vasto conhecimento de condução em todos os terrenos que a Land Rover possui.

Para demonstrar toda essa capacidade, os técnicos da Land Rover submeteram o Range Rover Sport SVR a testes der aceleração de 0 a 100 km/h em diferentes tipos de terrenos como asfalto, grama, neve e areia. Em todas as situações, o pneu usado nos testes foi o mesmo, o Michelin 275/45 R21, que é oferecido como stardard no modelo.

 

Durante os testes, a tecnologia Terrain Response 2 sempre era capaz de identificar automaticamente o tipo de terreno em que o modelo estava e selecionar o modo mais apropriado do sistema – Asfalto, Areia, Pedras, Grama/Neve, Lama – de forma a usar o máximo da capacidade do veículo, tudo sem a necessidade de nenhuma interferência do motorista. Caso queira, o motorista também pode acionar o modo que ele julga mais apropriado por meio de um botão.

Os temos de aceleração obtidos nos testes mostram a impressionante capacidade do veículo em oferecer alto desempenho mesmo quando os níveis de aderência variam bastante. Em uma superfície de grama húmida, situação notoriamente escorregadia, o tempo que o modelo levou para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h foi de  apenas 0.8 segundo maior do que o Range Rover Sport SVR registou em uma situação ideal, com asfalto bastante abrasivo. Já na areia, o SUV levou apenas 5.5 segundos para cumprir o teste.

 

Veja abaixo a tabela com os tempos registrados no teste de 0 a 100 km/h em cada tipo de terreno:

 

Terreno Modo no Terrain Response 2 Tempo do 0-100km/h
Asfalto Dinâmico 4.7 segundos
Grama Grama, Cascalho e Neve 5.5 segundos
Cascalho Grama, Cascalho e Neve 5.3 segundos
Neve Grama, Cascalho e Neve 11.3 segundos
Lama Lama 6.5 segundos
Areia Areia 5.5 segundos

 

Teste de performance em todos os terrenos em detalhes

O primeiro desafio do Range Rover Sport SVR foi registrar tempo no circuito mais rápido da Europa, o Rockingham Motor Speedway, em Corby no Reino Unido. Nele, o Terrain Response 2 identificou automaticamente o modo Dinâmico, em que o veículo fica mais sensível aos comandos do motorista no acelerador e configura a relação de marchas para trocas em rotações mais altas.

O sistema de suspensão pneumática também é reconfigurado automaticamente, com os amortecedores se tornando mais rígidos e o sistema de atenuação de rolagem em pleno funcionamento para total desempenho. Com todas essas características configuradas e rodando em asfalto para competição, o modelo atingiu os 100 km/h desde a imobilidade em apenas 4.7 segundos.

O segundo teste do SUV de alta performance foi feito em uma bastante superfície desafiadora: grama úmida. No modo Grama / Cascalho / Neve identificado automaticamente no Terrain Response 2, a resposta aos comandos do motorista no acelerador foram suavizadas e as marchas eram trocadas mais rapidamente. Tudo para o veículo não perder tração.

O sistema de controle de tração também passou a intervir mais cedo para evitar que os pneus derrapassem. Ao mesmo tempo, o diferencial central foi pré-carregado para otimizar o desempenho do veículo. Nessas condições, o Range Rover Sport SVR registrou um impressionante 0-100km/h em apena  5,5 segundos.

O palco do terceiro teste foi uma pedreira, que forneceu uma superfície de cascalho ideal para o desafio com o Range Rover Sport SVR. Nessa condição, no mesmo modo Grama / Cascalho / Neve o modelo saiu da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5.3 segundos.

Para encontrar neve, o SUV foi transportado até o centro de testes de inverno da Jaguar Land Rover em Arjeplog, no norte da Suécia. Lá, deslizando sobre um piso que combinada neve e gelo, o modelo completou o teste de aceleração em 11,3 segundos.

O teste seguinte exigiu o modelo a trabalhar na opção Lama do Terrain Response 2. Nessa configuração, a suspensão pneumática é elevada e o sistema de controle de tração permite um deslizamento mais controlado dos pneus, de forma a proporcionar uma melhor tração em condições escorregadias. Em um ambiente tipicamente britânico, dentro de uma pista de testes off road da Land Rover no Reino Unido, o SUV registrou um tempo de 0 a 100km/h de 6,5 segundos

A região de Pendine Sands em Carmarthen Bay, no sul do País de Gales é uma região bastante associada à velocidade. Os primeiros registros de competições em estradas de terra datam de 1924. Por isso, a região foi escolhida pela Land Rover para os testes de aceleração em areia, penúltimo modo do Terrain Response 2.

Nessa configuração, as respostas aos comandos do motorista no acelerador são muito rápidas e o motor sempre trabalha com o máximo de torque. O modelo também trabalha nas mesmas marchas por mais tempo e bloqueia o diferencial central de forma a manter a velocidade mais constante e evitar atolamento.

Nessa situação, o Range Rover Sport SVR completou o teste de 0 a 100km/h em apenas 5,5 segundos.

O modo final do Terrain Response 2, Rock Crawl, ou Escalada em Pedras, exigiu um teste diferente dos demais. O modo foi projetado para auxiliar os motoristas em situações de transposição de terrenos rochosos de alto grau de dificuldade. Nesse modo, o motor trabalha com as marchas em modo reduzido, de forma a manter a baixa velocidade. Nessas condições, conseguir transpor uma pedra de grande porte é muito mais importante do que o tempo que se demora para tal.

Quando selecionado, o modo Escalada em Pedras torna as respostas aos comandos do motorista no acelerador mais lentas de forma a atenuar os movimentos súbitos do carro e proporcionar total controle do condutor. Ele também eleva a altura da suspenção pneumática e assim a altura do modelo em relação ao solo.

Para o piloto Darren Jones, líder de tecnologias focadas em estabilidade da Jaguar Land Rover, “O Range Rover Sport SVR é famoso por seu desempenho em estrada, mas esses testes nas mais diversas condições, mostram que a tecnologia Terrain Response 2 realmente atua de forma a tfacilitar a vida do condutor, mesmo na mais desafiante situação”.

 

 

 

 

 

 

 

 

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