Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão transcender as semanas de agosto e setembro. Patrocinadora do evento, a Nissan anuncia hoje a inauguração do Centro de Educação e Formação Profissional, resultado da parceria do Instituto Nissan e da Fundação Gol de Letra, para o bairro do Caju, uma das áreas mais carentes da cidade. O projeto, batizado “Caju: Um Novo Olhar”, foi criado para oferecer cursos profissionalizantes voltados à inclusão de jovens no mercado de trabalho e o ensino formal Fundamental II, Médio e pré-Enem.
Totalmente reconstruído, o espaço que abrigará o projeto “Caju: Um Novo Olhar” – chamado ‘prédio Ásia’ – tem quatro mil metros quadrados e é o local em que serão oferecidos os cursos. O espaço possibilita que mais de 1.400 pessoas sejam atendidas mensalmente, entre jovens e adultos. Atualmente, a capacidade de atendimentos é de 700 por mês.
“O compromisso da Nissan como patrocinador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, se iniciou anos antes do evento e vai durar por muitas gerações. Nosso objetivo é causar uma transformação de longo prazo nas comunidades e nas pessoas”, afirmou François Dossa, Presidente da Nissan do Brasil e Presidente do Conselho do Instituto Nissan. O executivo lembra: “Para os Jogos, criamos o conceito ‘Quem se atreve, vai além’. Por meio das nossas ações sociais, também queremos encorajar as pessoas a se atrever e a ir além na vida e ajudar a transformar o país”.
Serão sete os cursos técnicos, formatados em parceria com o SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) e certificados pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro): Administração, Alimentação de Linha de Produção, Computação, Eletricidade de Baixa Tensão, Funilaria, Logística Portuária e Pintura Automotiva. Jovens, a partir dos 17 anos e que sejam moradores do Caju, poderão se inscrever.
“É um projeto de longo prazo que começa com a inauguração do primeiro prédio e o início dos cursos, mas que tem um objetivo atrevido de transformar toda a área do Caju, passando também por melhorias na infraestrutura local e na oferta de serviços básicos para a população”, explica François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
O projeto “Caju: Um Novo Olhar” também vai contemplar os adultos que não conseguiram completar os ensinos fundamental e médio e que também queiram se preparar para o ensino superior com um curso pré-Enem. Em breve, serão divulgados os cronogramas de todos os cursos, a quantidade de vagas e as formas de inscrição.
A diretora executiva da Fundação Gol de Letra, Beatriz Pantaleão, comemora: “Estou muito feliz, pois, além de ampliarmos, sensivelmente, nosso número de atendimentos, ganhamos espaços novos e adequados ao ensino, o que acho fundamental para estimular a participação dos jovens. Além disso, teremos a oportunidade de oferecer cursos profissionalizantes com certificação, o que é um grande diferencial na vida dos nossos jovens para a inserção no mercado de trabalho”.
Educação para transformação
O projeto “Caju: Um Novo Olhar” é fruto de uma evolução da parceria e relação madura entre ambas as partes e teve início como uma ideia mútua de deixar um legado social para a cidade do Rio de Janeiro. Ideia que começou a se tornar realidade assim que a Nissan foi anunciada, em 2012, patrocinadora oficial dos Jogos Rio 2016. O objetivo era contribuir com a sociedade pensando no futuro, indo além do período dos Jogos.
A relação entre o Instituto Nissan e Fundação Gol de Letra – duas instituições que creem e têm projetos voltados à promoção da educação como agente de transformação social, teve início em 2011, quando o CEO Mundial da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, firmou parceria com os ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, instituidores da Fundação Gol de Letra. No mesmo ano, a Nissan montou equipes de futebol formadas por seus funcionários para participar do Torneio Gol de Letra, competição entre empresas que tem objetivo de arrecadar fundos para projetos socioeducacionais da Fundação.
“A parceria com o Instituto Nissan marca uma nova fase da Fundação Gol de Letra. Com o novo espaço, ampliamos o atendimento à comunidade do Caju e fortalecemos o desenvolvimento local. Nossa intenção é que o projeto seja uma referência e inspire outras empresas a investir na região, gerando um impacto ainda maior” destaca Raí.
Formação Sustentável
O prédio onde funcionará o Centro de Educação e Formação Profissional, chamado Ásia 1, foi concebido segundo conceitos de engenharia sustentável, os mesmos que a Nissan utilizou para construir seu Complexo Industrial em Resende, no Estado do Rio. Engenheiros, que também são voluntários do Instituto Nissan, ajudaram a instalar o sistema fotovoltaico que gera 100% da energia consumida.
Como não emitem gases de efeito estufa (CO2, CH4 etc), os painéis são capazes de gerar 165kWh/mês, o que seria suficiente para abastecer 26 residências de energia por um mês. Esta energia reduz a emissão de 6,5 toneladas de CO2 anualmente (considerando 0,1244 tCO2/MWh) e a preservação de mais de 160 arvores (considerando 25 anos e 6,32 árvores /tCO2). A instalação destes painéis solares, além da consultoria para a utilização dessa tecnologia, deu-se por meio da parceria de engenheiros voluntários do Instituto Nissan com as empresas de energia EDF e EGPE, que ajudaram a viabilizar o projeto.
A Nissan nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016
Durante os Jogos Rio 2016, a Nissan vem realizando várias ativações importantes para tornar o evento ainda mais empolgante. O Time Nissan, programa de mentoria da fabricante a 31 atletas brasileiros, vem representando o Brasil e entra agora nos Jogos Paralímpicos para ampliar as conquistas realizadas nos Jogos Olímpicos. O Hotel Nissan Kicks, em Copacabana, se mantém como um dos principais espaços de hospitalidade para pessoas e para a promoção de produtos, festas e outras atividades no Rio de Janeiro. E no Live Site da Barra da Tijuca, chamado Nissan Kicks House, o público pode se divertir e conferir um pouco mais do que a Nissan vem trazendo para o Brasil em termos de tecnologia e inovação.