A Audi traz para o Brasil a nova geração do modelo topo de linha de sua gama de utilitários esportivos. Em versão única Ambition, o modelo tem preço sugerido de R$ 399.990. Totalmente reprojetado, o novo Q7 é ligeiramente menor exteriormente e, ao mesmo tempo, ganhou espaço no interior. Com o uso de materiais mais leves e resistentes, o SUV ficou mais leve, ganhando em economia, eficiência ambiental, dinamismo e dirigibilidade.
Com tração integral permanente quattro, associada à eficiente transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi acelera agilmente até 100 km/h em apenas 6,1 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.
Junto a tudo isso, a marca incorpora a mais avançada tecnologia eletrônica, com o revolucionário Audi Virtual Cockpit, um painel totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display. Com sistemas mais práticos de informação e entretenimento, o sistema conecta o usuário ao mundo da Internet e todos os seus recursos.
As proporções do novo Q7 estão mais esguias: com 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. O carro é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma.
As proporções do novo Q7 são harmoniosas, com as imponentes colunas do teto reforçando a percepção de estabilidade e espaço. Linhas claramente horizontais abraçam as superfícies atleticamente tensas, moldadas com alta precisão.
A grade Singleframe, com seu visual ousado e as brilhantes barras transversais com aparência de alumínio, são mais largas e baixas do que no modelo anterior. Seu volume tridimensional é o elemento central da dianteira. A robusta moldura se estende até os faróis. Poderosas molduras limitam as grandes entradas de ar e duas barras transversais em cada uma delas dividem seu interior.
Os faróis do grande SUV são ligados intimamente à grade Singleframe: sua concepção escultural cria uma forte impressão de profundidade. Eles são emoldurados em cima pelo capô, enquanto as bordas inferiores ficam no mesmo nível da segunda lâmina da grade. Unidades Xenon plus são de série. Com os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha condutora luminosa juntamente aos indicadores de direção – uma nova e diferenciada assinatura na família Audi.Com os faróis LED, a Audi oferece lanternas direcionais traseiras dinâmicas, que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sucessão, de dentro para fora.
A vista lateral do Q7 dá continuidade ao jogo harmônico entre linhas e superfícies. A partir dos faróis e da grade Singleframe, o contorno se estende e dá ao capô uma aparência de tensão. No canto superior do farol começa a chamada linha de bolha, que divide a lateral e transmite uma impressão de musculatura contida acima das rodas. Os arcos das rodas parecem grandes e incisivos, também um elemento típico dos modelos quattro.
Os espelhos externos se apoiam nos ombros altos, dando um toque esportivo às laterais e criando espaço para pequenas janelas triangulares. As portas são rebaixadas e se sobrepõem às soleiras. Na parte inferior, frisos incrustados (“lâminas”) trazem os logotipos quattro.
A tampa traseira envolve as maciças e eretas colunas D, um detalhe típico dos modelos Q da Audi. Toda a traseira é dominada por linhas horizontais, que salientam a largura do SUV. As grandes lanternas traseiras de LEDs replicam o tema dos faróis: ativadas quando a ignição é ligada, as lanternas também criam uma dupla seta. A luz de freio fica em duas câmaras superiores, e o interior tem uma aparência tridimensional, leve e elegante.Como as luzes têm de ser visíveis mesmo com o porta-malas aberto, o novo Q7 vem com unidades luminosas adicionais no conjunto da traseira.
O modelo oferece um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVspremium. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), o Q7 supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo ser ligeiramente mais compacto. Todos os passageiros podem entrar confortavelmente no carro por meio de portas amplas e com aberturas altas.
O interior do Q7 transmite sensação de espaço e elegância, características típicas de uma sala sofisticada. A arquitetura claramente definida e o conceito operacional se integram com perfeição. Todas as linhas são tensas, com uma orientação estritamente horizontal. Como em um sedã de luxo, os insertos são em duas partes, com diferentes materiais criando contrastes. Os compradores podem optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.
Um grande arco envolve a parte dianteira do interior, criando uma elegante curva de porta a porta. Já o painel de instrumentos é esguio. Sua dianteira, caracterizada à frente do passageiro por uma abertura de ventilação em faixa, não é ligada ao console central – uma solução que dá ao interior uma aparência ainda mais leve. O console é inclinado como um painel de controle, com a alavanca do câmbio Tiptronic e o comando do MMI all-in-touch à esquerda e o controle de volume do sistema de som e porta-copos à direita.
O sistema de bancos do novo Q7 foi totalmente reprojetado. Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Ambos trazem suporte lombar.
A segunda fileira de bancos também oferece espaço e conforto de alto nível. O encosto – dividido na proporção 35/30/35 – pode ser ajustado na inclinação em 16 posições. Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete lugares para o Q7. Seus encostos, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas. Para garantir uma entrada confortável para a terceira fileira, a Audi também equipa os assentos laterais da segunda fila com um elaborado mecanismo: eles podem ser dobrados em uma forma compacta e posicionados verticalmente.
Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.
O Q7 traz de série o novo ar-condicionado deluxe com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT (filme transistorizado) mostra a situação de importantes funções. Com um simples toque nos interruptores capacitivos o tamanho dos gráficos aumenta. Os passageiros de trás têm seus próprios controles. O sistema consome pouca energia, graças a inovações no motor do ventilador, na entrada de ar exterior, no eficiente circuito de refrigeração e a um sistema de controle flexível.
Todos os materiais usados no Q7 foram selecionados e processados com o máximo cuidado. Comandos como o controle rotativo de volume, o botão start-stop, o controle automático do ar-condicionado e até mesmo o dial rotativo para a intensidade da iluminação interior têm aparência de alumínio. Todos os interruptores se movimentam com facilidade.
Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. O pacote de iluminação é equipamento de série. Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.
O novo Q7 vem com um grande compartimento de carga, altamente variável. Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. Comparada com a do modelo anterior, a soleira do porta-malas é quase cinco centímetros mais baixa.
A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e controle por gestos – uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos – uma significativa vantagem ao embarcar bagagens ou compras do supermercado. Outra alternativa para o cliente é fechar a tampa do porta-malas apertando um botão nela instalado ou pela chave com controle remoto. Ganchos para bagagem, pontos de amarração, cobertura para o compartimento de bagagem e uma rede divisória são equipamento de série.
O Q7 chega ao Brasil com o motor 3.0 TFSI, 28% mais econômico. O sistema start-stop inteligente é de série: quando o motorista deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.
O 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 84,5 mm x 89,0 mm). Sua potência é de 333 cv e o torque máximo, de 440 Nm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor é posicionado no V de 90 graus formado pelas bancadas dos cilindros e, quando necessário, movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.
Respostas relâmpago graças aos curtos condutos de gasolina, impulsão poderosa e um som generoso: o compacto V6 de três litros com cárter de metal leve acelera o novo Audi Q7 de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, atingindo a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
O 3.0 TFSI tem algumas tecnologias de eficiência muito poderosas. Uma embreagem eletromagnética corta o compressor em cargas até 250 Nm e rotação do motor de até 4.000 rpm. Dependendo da solicitação, uma injeção mista para redução de partículas com tecnologia FSI acontece, diretamente nas câmaras de combustão e indiretamente no coletor de entrada. Os comandos de válvulas de admissão e exaustão podem ser ajustados para 50 ou 40 graus. O atrito é reduzido na corrente de transmissão, anéis de pistões e comandos de válvulas. O radiador de óleo, bomba d’água e virabrequim também foram aperfeiçoados.
A nova transmissão Tiptronic de oito velocidades foi projetada como uma transmissão clássica com conversor de torque, fazendo trocas suaves, rápidas e espontâneas. O alto número de marchas permite manter o motor em um regime de rotações próximo ao ideal, enquanto a alta relação de 7.1:1 cria uma marcha mais alta para diminuir a rotação e o consumo na estrada. Por outro lado, as marchas mais baixas têm relações esportivas e curtas.
Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil