Michelin lança pneu Pilot Sport 4 para carros esportivos

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Velocidade, resposta rápida, resultados… A busca por uma maior performance está, cada vez mais, presente no nosso dia a dia. Em um cenário onde tecnologia e inovação caminham lado a lado, a passos largos, o desafio está em conciliar performance e qualidade de vida neste mundo em constante movimento.

“No cenário atual, onde não há tempo a perder, a demanda por mobilidade cresce ao mesmo tempo em que as pessoas procuram soluções que lhes tragam segurança e prazer. Esse movimento é ainda mais evidente nas grandes cidades, já que o desenvolvimento tecnológico tende a acelerar ainda mais as atividades cotidianas”, explica Ana Paula Guimarães, Diretora de Marketing da Michelin América do Sul.

Se o carro é uma extensão desse estilo de vida, a indústria automotiva não poderia deixar de acompanhar essa tendência e as versões esportivas ganham a atenção dos consumidores. Segundo dados da consultoria ADK Automotive, nos últimos anos, o segmento de carros esportivos cresceu 4 vezes mais que o de veículos de passeio (crescimento médio percentual).

Utilizando toda a sua expertise para proporcionar máxima performance aos consumidores, a Michelin lança, este mês na América Latina, pneu para carros esportivos, o MICHELIN Pilot Sport4.

“O prazer em dirigir não deve sacrificar nenhuma performance do pneu. É justamente o que oferecemos com o novo MICHELIN Pilot Sport4: o pneu ideal para quem busca segurança, reatividade e controle, além de prazer ao dirigir”, afirma Anoildo Mattos, Gerente de Marketing da Michelin América do Sul.

Suas inovações vêm da experiência da Michelin em competições automobilísticas, onde as últimas tecnologias são colocadas à prova, a fim de serem transferidas para uso comercial. Como resultado, o MICHELIN Pilot Sport 4, que tem escultura inspirada nos pneus utilizados na Fórmula E, proporciona, além de mais segurança, melhor controle, reatividade e excelente durabilidade.

“Para o consumidor desse segmento, o carro é uma paixão, a performance é uma obsessão e as competições, uma inspiração. Ele sabe exatamente o que quer, informa-se pela internet, pelas revistas especializadas, participa de feiras automotivas… Isso o torna um consumidor exigente e um formador de opinião entre sua família, amigos, colegas…”, relata Mattos.

MICHELIN PILOT SPORT4

EXCELÊNCIA ATESTADA POR INSTITUTOS INDEPENDENTES

A superioridade de performances do novo pneu MICHELIN Pilot Sport 4 foi comprovada por testes realizados pelos institutos independentes alemães TÜV SÜD e Dekra, com pneus da mesma dimensão (225/45 ZR17 e 225/40 ZR18) de gamas comercializadas no mercado sul-americano, dos principais concorrentes da categoria.

Frenagem em solo molhado

* Testes TÜV SÜD: em uma pista molhada, foi medida a distância que o carro percorreu até atingir 20 km/h, a partir de uma velocidade inicial de 80 km/h ᵃ.

*Media referente a performance relativa da distancia de frenagem no seco dos concorrentes nas dimensões 225/45 ZR17 & 225/40ZR18 sobre pistas de baixa e alta aderência.

Frenagem em solo seco

* Testes TÜV SÜD: em uma reta asfaltada seca, foi medida a distância que o carro percorreu até parar o veículo a partir de uma velocidade inicial de 100 Km/h ᵃ.

*Media referente a performance relativa da distancia de frenagem no seco dos concorrentes nas dimensões 225/45 ZR17 & 225/40 ZR18.

Aderência em curva molhada

* Testes TÜV SÜD: em um circuito circular molhado de 42m de raio, foram feitas passagens na velocidade máxima em que o pneu resiste antes de perder a aderência e, consequentemente, o piloto perder o controle do veículo ᵃ.

ᵃ Testes realizados pelo Instituto TÜV SÜD, em 2015, com pneus comercializados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).

Durabilidade

* Testes Dekra: rodando em situações extremamente controladas, para evitar as variáveis normais que existem nesse tipo de comparação, foi medida a média durabilidade/quilômetro de cada pneu ᵇ

(1) Cálculo extrapolado a partir de 10.000 km rodados até 1.6mm (limite legal)
(2) Média anual de 7.000 km por veículo

ᵇ Testes realizados pelo Instituto Dekra, em 2015, com pneus comercializados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).

RESULTADOS

RESUMO DE TESTES MICHELIN Pilot Sport 4 vs. CONCORRENTES ᵃᵇ

ᵃᵇ Testes realizados pelos Institutos TÜV SÜD e Dekra, em 2015, com pneus comprados no mercado sul americano, nas dimensões 225/45 R17 94Y e 225/40 R18 92Y (entre eles, Bridgestone Potenza S001, Dunlop Sportmaxx RT, Goodyear Eagle F1 ASSYM. 2, Pirelli P Zero).

MICHELIN PILOT SPORT4

TECNOLOGIAS EM PROL DA ALTA PERFORMANCE

SEGURANÇA EXTREMA EM PISO MOLHADO

Com a tecnologia “Elasto Sport”, o pneu MICHELIN Pilot Sport 4 proporciona excelente aderência, durabilidade e eficiência energética, graças à presença de borracha sintética em sua composição. Trata-se da última evolução de mistura com sílica nos pneus, que oferece uma melhora significativa e simultânea dessas três performances.

Além disso, essa nova geração de sílica, maximiza a aderência no piso molhado. Combinada com o perfil e o desenho da escultura da banda de rodagem, que favorecem a expulsão do excesso de água da pista, diminui a distância de frenagem e aumenta a aderência em curvas em solo molhado, além de proporcionar maior durabilidade.

PRECISÃO, CONTROLE E ALTA REATIVIDADE NA CONDUÇÃO

A nova tecnologia “Dynamic Response” diminui o tempo de resposta do pneu, proporcionando precisão e prazer na condução. Tudo isso devido à maior quantidade de borracha em contato com o solo, por meio da escultura inspirada nos pneus da Fórmula E, e à nova e exclusiva lona têxtil híbrida feita em aramida e nylon.

Pela primeira vez, a aramida, material nobre e resistente, é utilizada na lona de proteção zero graus*, localizada na banda de rodagem do pneu. Além de colaborar com a melhoria da aderência e do desgaste, essa nova lona proporciona uma maior rigidez da banda de rodagem, tornando as mudanças de direção mais rápidas e fáceis, melhorando o comportamento do pneu mesmo em alta velocidade.

* A lona zero grau sobre as lonas de trabalho da banda de rodagem evita deformações da banda em altas velocidades. Ao conter a deformação, há uma maior área de contato com o solo, conservando a aderência do pneu.

PREMIUM DESIGN – Por conta de uma inovação na marcação na lateral, a tecnologia “Premium Design” simula o efeito da textura aveludada no flanco do pneu, valorizando a sua estética, e consequentemente a do carro, destacando também a escrita e facilitando a visualização das inscrições na lateral do pneu.

O MICHELIN Pilot Sport4 ainda traz um saliente protetor de roda, que evita danos e arranhões nas rodas do veículo em manobras de estacionamento.

RESISTÊNCIA ADAPTADA À NECESSIDADE DOS MOTORISTAS

Tecnologias aplicadas no MICHELIN Pilot Sport 4 que garantem uma resistência extra para um pneu esportivo:

– Carcaça mais resistente (20% mais que a geração anterior), porém, flexível.

– Lona híbrida protetora, fabricada em aramida e nylon, que tornam a banda de rodagem mais estável e resistente a cortes e choques.

– Todas as dimensões são Extra Load, ou seja, suportam mais carga e mais pressão que um pneu normal da mesma dimensão, tornando o MICHELIN Pilot Sport4 mais resistente a choques e impactos contra obstáculos na pista. Quando usado com a carga e pressão normal, proporciona maior flexão e conforto.

Graças ao Michelin Total Performance – compromisso da empresa em garantir, em um único pneu, mais segurança, durabilidade e economia de combustível, sem abrir mão de nenhuma outra performance -, a Michelin reúne em seus pneus todas estas características, algumas antagônicas, em que estão contidas tecnologias e inovações resultantes do alto investimento da empresa em pesquisa e desenvolvimento.

A tecnologia e a inovação fazem parte do dia a dia da Michelin, na busca de uma melhor mobilidade. São cerca de 700 milhões de euros por ano investidos em Pesquisa e Desenvolvimento e mais de 6.000 pessoas no mundo dedicadas a desenvolver produtos que superem as expectativas dos nossos consumidores.

MICHELIN PILOT SPORT4

EQUIPAMENTO ORIGINAL E DIMENSÕES DISPONÍVEIS

  • Audi A1
  • Audi A3 (importado)
  • Audi A4 (importado)
  • Audi A6
  • Audi A7
  • Audi A8
  • BMW série 1
  • BMW série 3
  • BMW série 4
  • Ford Fiesta (importado)
  • Ford Focus (importado)
  • Hyndai I30
  • Jaguar XJ
  • Maserati Ghibli
  • Maserati Gran Turismo
  • Mercedes Benz classe A AMG
  • Mercedes Benz classe B
  • Mercedes Benz classe C
  • Mercedes Benz classe CLA AMG
  • Mercedes Benz classe CLA
  • Mercedes Benz classe GLA AMG
  • Mercedes Benz classe S
  • Mercedes Benz classe SLK
  • Volvo S90
  • Volvo V40
  • VW Golf
215/40 ZR18 (89Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
235/40 ZR18 (95Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
215/45 ZR17 (91Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/40 ZR18 92Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR17 94W EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR17 (94Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
225/45 ZR18 (95Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI *
245/45 ZR17 (99Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
245/45 ZR18 (100Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
255/35 ZR18 94Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
255/40 ZR18 (99Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
265/35 ZR18 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
275/35 ZR18 99Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI **
205/45 ZR17 (88Y) EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI ***
245/40 ZR18 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI
235/45 ZR17 97Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI ****
245/40 ZR17 95Y EXTRA LOAD TL PILOT SPORT 4 MI

* Exceto Equador
** Exceto Colômbia, Venezuela
*** Exceto Brasil, Equador
**** Exceto Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela

MICHELIN E AS COMPETIÇÕES AUTOMOBILÍSTICAS

A Michelin está presente em variados circuitos de corrida em todo o mundo, que contemplam diferentes situações, desde pista de asfalto até rali e terreno com cascalho. Sem contar as condições climáticas, que envolvem calor extremo do deserto, além de áreas onde ocorrem chuvas constantes e até neve. Esse compromisso reforça o seu objetivo em se manter como a mais consistente e representativa empresa responsável pela fabricação de pneus.

No caso da Fórmula E, a Michelin adota pneus muito próximos aos comercializados no mercado, tanto na dimensão quanto nas características, o que facilita a transferência de tecnologias e soluções para as ruas. Como resultado, os motoristas têm à sua disposição pneus, como o novo MICHELIN Pilot Sport4, com melhor desempenho e maior aderência, sem deixar de lado a durabilidade, a economia de combustível e o prazer em dirigir.

A Michelin é a fabricante de pneus com o maior número de conquistas em importantes campeonatos realizados pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo):

24 Horas Le Mans

  • Primeira vitória em 1923 (corrida inaugural)
  • 24 vitórias (incluindo 18 vitórias consecutivas desde 1998)

FIA World Rally Championship (WRC)

  • 48 títulos mundiais (22 Drivers’ titles and 24 Manufacturers’ titles)
  • Primeira vitória em 1973 Rallye Monte-Carlo
  • Mais de 250 vitórias individuais

FIA World Endurance Championship (WEC)

  • Quatro títulos mundiais desde a criação do campeonato, em 2012

Rally Dakar

  • Carros: 19 vitórias entre 1981 e 2001, e desde 2013
  • Motocicletas: 33 vitórias entre 1983 e 2016
  • Caminhões: 32 vitórias entre 1981 e 2016

Formula 1 (de 1977 a 1984 / de 2001 a 2006)

  • 215 Grands Prix
  • 111 pole positions
  • 102 vitórias
  • 5 títulos dos pilotos
  • 4 títulos de montadoras

FIM Endurance World Championship (EWC) (1983 a 2014)

  • 15 títulos
  • 24 Heures Moto: 13 vitórias
  • Bol d´Or: 13 vitórias
  • 8 Hours of Suzuka: 16 vitórias

Off Road: Trial World Championship

  • 34 Trial Outdoor títulos mundiais desde 1981
  • 14 Trial Indoor títulos mundiais desde 2002

Enduro World Championship

  • 33 títulos mundiais desde 2000

Motocross

  • 7 títulos mundiais desde 2002

FIM MotoGP (1973 a 2008)

  • 26 títulos mundiais de pilotos
  • 360 vitórias na corrida
  • Primeiro título em 1973 (Jack Findley, Suzuki)
  • Primeiro título em 1976 (Barry Sheene, Suzuki)

FIM World Superbike Championship (WSBK) (1998 a 2003)

  • 12 títulos mundiais

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