Driving Performance – o mote da marca AMG – e seus atributos típicos de dinamismo e potência podem ser vivenciados agora por um grupo ainda maior de clientes. O novo C 450 AMG 4MATIC chega aos concessionários brasileiros para inaugurar um segmento no portfólio de automóveis de alta performance da Mercedes-AMG e tornar a ampla linha de produtos dentro da gama da Classe C ainda mais esportiva.
Itens tecnológicos do novo modelo foram desenvolvidos, com o objetivo de obter um alto nível de dinamismo de condução, que toma como referência o Mercedes-AMG C 63. Para isso, foram adotados muitos componentes do modelo V8 topo de linha, como por exemplo, a suspensão AMG RIDE CONTROL. O condutor também pode sentir o DNA esportivo do modelo nos programas de gerenciamento do motor e transmissão. Agilidade e esportividade dominam a intensa experiência de pilotar o C 450 AMG 4MATIC, em cada quilômetro do caminho.
O lançamento traz consigo itens marcantes. Já à primeira vista, o estilo da carroceria não deixa dúvidas de que o veículo faz parte da família Mercedes-AMG. Do ponto de vista da engenharia, a novidade conta com um potente motor biturbo V6 de 3,0 litros com 367 cv, além do sistema AMG Performance 4MATIC de tração integral nas quatro rodas de série, com divisão de torque privilegiando o eixo traseiro e sofisticadas soluções na suspensão.
O novo motor V6 3,0 litros biturbo faz parte da família BlueDIRECT da Mercedes-Benz. Avanços tecnológicos, incluindo a alteração da pressão do compressor permitiram aumentar a potência e o torque do motor. Com 367 cv e 520 Nm de torque, o motor estabelece novos parâmetros para o segmento, o que é demonstrado por sua performance: a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos comprova o temperamento esportivo do C 450 AMG 4MATIC.
Com relação à segurança, são sete airbags disponíveis no modelo: dianteiros multi-estágio para motorista e passageiro, laterais para bancos dianteiros e traseiros, e airbag de joelhos para o motorista.
Devido ao torque, o automóvel é ágil, direto e dinâmico. Com a ajuda de vários programas de condução exclusivos da AMG, o condutor pode adequar a personalidade do C 450 AMG 4MATIC às suas preferências pessoais. Estão disponíveis os modos “Eco”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +”, além do “Individual”. Os modos de condução regulam a suspensão, direção, transmissão e trem de força da forma desejada e podem ser selecionados facilmente por meio do comando AMG DYNAMIC SELECT à esquerda do touchpad. Abaixo dele, ficam as teclas de controle da suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL de três estágios, e do ESP (programa eletrônico de estabilidade). A suspensão AMG RIDE CONTROL permite que o modo de suspensão seja ajustado independentemente do DYNAMIC SELECT.
O modo “Sport+”, em especial, desencadeia todo o dinamismo característico da AMG e reforça o apelo emocional. A supressão parcial de cilindros durante as mudanças de marchas aumenta a velocidade das trocas. As funções de dupla embreagem nas reduções de marchas e o ronco do escapamento nas esticadas são um acompanhamento à altura. O som profundo do motor – uma marca registrada da experiência AMG – também desempenha um papel fundamental no mais potente modelo V6. Para isso, foi desenvolvido um novo sistema de escapamento com baixa pressão de retorno e peso reduzido.
A sensação ao dirigir também é caracterizada pela regulagem do pedal do acelerador: à medida que o motorista troca as opções do AMG DYNAMIC SELECT desde “ECO” até “Sport+”, a resposta do motor V6 biturbo ao acelerador fica mais espontânea e dinâmica. A opção entre acompanhar a partida do motor com uma sonoridade esportiva ou mais discreta depende do programa de condução ativado mais recentemente, que fica armazenado por quatro horas.
A transmissão automática 7G-TRONIC PLUS responde com mais tranquilidade ou agilidade, dependendo da preferência do condutor e do modo de transmissão selecionado. O modo “Sport+” proporciona excelentes tempos de resposta: os comandos de trocas são executados em velocidade-relâmpago – o trem de força responde rápida e precisamente.
No modo de transmissão manual, o câmbio 7G-TRONIC PLUS deixa de trocar automaticamente para a marcha imediatamente mais alta, mesmo quando solicitado por meio de kickdown (pressão até o fundo do pedal do acelerador) ou quando o ponteiro do conta-giros alcança a faixa vermelha. É o motorista quem decide quando efetuar as trocas de marchas utilizando as borboletas posicionadas no volante.
O modo “M” também oferece outro recurso: ele combina a performance das mudanças de marchas manuais com trocas automáticas, para cima ou para baixo. Utilizando as borboletas, o motorista tem a opção de trocar para marchas mais altas ou mais reduzidas a qualquer momento. Caso nenhuma marcha seja selecionada, a transmissão reverte sozinha para o modo de troca automática após um tempo determinado. A transmissão 7G-TRONIC PLUS tem um amortecedor que reduz as vibrações e eleva a percepção de conforto dos ocupantes do automóvel.
No novo C 450 AMG 4MATIC, o motorista pode sentir em cada quilômetro percorrido a maneira como a AMG tem tido sucesso como marca de performance e fabricante de automóveis de alto desempenho por mais de quatro décadas. A base dessa intensa experiência é a combinação do sistema Performance de tração integral permanente e a suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL. O ajuste dos amortecedores, de três níveis, utiliza recursos do modelo V8 que equipa o Mercedes-AMG C 63 e combina alta agilidade com uma praticidade superior para o uso diário.
O ponto alto da suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL é a combinação de componentes dos eixos desenvolvidos especialmente, com conteúdo de alumínio e os amortecedores controlados eletronicamente, com três níveis de regulagem. O ajuste da suspensão pode ser personalizado utilizando os modos de transmissão ou pressionando uma tecla. O conjunto vai do conforto equilibrado, para longas distâncias, à máxima esportividade.
Os itens tecnológicos da suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL se caracterizam pelos componentes com design sofisticado. O eixo dianteiro, com quatro braços, é equipado com juntas de direção e conexões especiais. Todos os componentes foram otimizados para máxima rigidez. A cambagem mais negativa na dianteira e no eixo traseiro multibraços eleva o dinamismo lateral. O enrijecimento da estrutura da carroceria melhora o comportamento da direção, a sensibilidade ao longo das curvas e o ruído dos pneus.
Fonte: Imprensa Mercedes-Benz