HB20 Motorsport: carro da nova categoria leva Hyundai ao título principal da Turismo Nacional

A Hyundai comemorou em 2018 a conquista do primeiro título de sua história no automobilismo brasileiro. Coube a Fabiano Cardoso, piloto gaúcho que concilia a pilotagem com o gerenciamento técnico da equipe Scuderia Fast Racing, conduzir o modelo HB20 ao título da Classe 1A, a principal da Turismo Nacional. A última das seis etapas da competição aconteceu no último sábado (15) no Circuito dos Cristais, na cidade mineira de Curvelo.

Cardoso foi campeão brasileiro com vitórias em todas as seis etapas da Turismo Nacional – cada evento é composto por quatro corridas. Ele ganhou 11 provas e obteve também quatro segundos, um terceiro, um quarto e dois quintos lugares. Com duas unidades no grid da Classe 1, o modelo HB20 foi o responsável por metade das vitórias de 2019, já que o paulista Rafael Lopes venceu a última corrida da quarta etapa, em Interlagos.

A presença do modelo Hyundai HB20 nas pistas da Turismo Nacional é decorrência de um projeto ainda mais ambicioso, delineado pelo também piloto de corridas Daniel Kelemen. “A sensação é de orgulho ao ver tamanho sucesso a partir de algo idealizado por você mesmo”, define Kelemen, que em julho de 2017 decidiu levar adiante o projeto do que ele próprio destaca como sendo “o primeiro HB20 de corridas do mundo”.

A montagem e a preparação do carro foram coordenadas pela Scuderia Fast Racing. “A Turismo Nacional foi o nosso laboratório para o novo carro, que é peça-chave de um projeto ainda maior”, manifesta Kelemen, fazendo alusão à HB20 Motorsport, campeonato monomarca que terá sua primeira temporada em 2019. A iniciativa foi apresentada no dia 6 de novembro, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

“Fazer um carro e levar esse carro a um título brasileiro não é nada fácil. Isso foi fruto de um trabalho fantástico da Scuderia Fast Racing. Fabiano é um profissional muito focado e muito determinado, e pilota muito”, observa Daniel Kelemen. “Foi um trabalho que exigiu dedicação e bastante investimento nos dois carros para que chegássemos onde chegamos, à condição de campeões brasileiros logo na nossa primeira temporada”.

ENTROSAMENTO COM A MARCA
Kelemen compete na Old Stock Race, que terá as duas provas da etapa final da temporada neste domingo (23) no autódromo paulista de Interlagos. “A verdade é que eu sou um novato no automobilismo, faz só um ano e meio que comecei a frequentar o ambiente das corridas. Sou concessionário Hyundai e Chevrolet, e era conveniente assumir esse envolvimento com as competições com as marcas que eu represento”, ele revela.
A ligação estreita com a Hyundai foi ponto de partida para a elaboração do projeto da HB20 Motorsport. “Minha ligação com a marca é muito próxima e isso me permitiu buscar apoio da montadora para a iniciativa. Pela ideia inicial o piloto seria eu. Comentei essa ideia no box da equipe, o Fabiano se mostrou parceiro e começamos a construção do carro. Durante esse processo, o Rafael Lopes manifestou interesse, aí passamos a fazer os dois carros”, conta.


A evolução do projeto até a formatação de um novo campeonato levou à escalação de Cardoso e Lopes como pilotos da Hyundai na Turismo Nacional. “Achei por bem viabilizar a categoria sem ter envolvimento como piloto, por isso fiz minha opção por correr na Old Stock Race. Dá muito orgulho você idealizar algo, colocar no papel, transformar tudo isso em realidade e ver que o início da história já indica o caminho do sucesso”, agradece Kelemen.

Composta por oito etapas, cada uma com duas corridas, a temporada de 2019 da HB20 Motorsport foi apresentada a pilotos, equipes e jornalistas como integrante dos eventos da Copa Truck. As corridas serão exibidas pelo canal BandSports. “Os carros da categoria estão sendo trazidos para a nossa oficina, para finalizarmos a produção em série já com o desenvolvimento alcançado no último ano. Teremos 25 carros no grid do primeiro ano”, revela.

 

 

 

 

 

 

Related posts