Frankfurt: Peugeot Fractal fará sua estreia

PEUGEOT_FRACTAL

Revelado primeiramente no carro-conceito SR1, em 2010, o i-Cockpit®, revolucionário posto de condução desenvolvido pela PEUGEOT, já conquistou mais de 1,8 milhão de clientes desde sua estreia no mercado com o 208, em 2012, na Europa. Com sua ergonomia inovadora, o posto de condução oferece uma direção instintiva e melhora sensivelmente a experiência ao volante.

O Peugeot Fractal é um cupê urbano elétrico que explora um novo sentido do i-Cockpit®: no visual, incorpora o head-up display; no toque, com o volante de pequenas dimensões e a tela touchscreen; e, agora, dedica-se de forma sem precedentes à acústica no design automotivo. O resultado leva a um nível de percepção auditiva que enriquece ainda mais a experiência de condução.

Esse carro-conceito possui um sistema de áudio criado pelo designer brasileiro de som Amon Tobin, que pode ser comandado por meio de um relógio de pulso inteligente. Com o som ligado, o que vem a seguir é uma experiência única e sensorial a bordo de um cupê elétrico.

A StelLab, unidade de pesquisa da PSA Peugeot Citroën, e a Focal, líder francesa em sistemas de som, projetaram um inovador sistema que combina alta qualidade sonora em 13 alto-falantes incorporados atrás dos bancos. Este sistema acentua o som grave e imprime uma característica adicional ao i-Cockpit®.

Já o head-up display do carro-conceito possui uma tela holográfica de alta definição e uma tela de policarbonato com informações que podem ser personalizadas pelo condutor.

O Peugeot Fractal é uma incubadora de idéias que explora novos processos de projeto e fabricação. Mais de 80% das peças do interior foram impressas em 3D.

As baterias de íons de lítio de 40 kW alimentam os motores elétricos no eixo dianteiro e traseiro para fornecer uma potência total de 204 cavalos, com uma autonomia de até 450 km.

A distância variável do solo permite ao veículo se adaptar a diferentes tipos de terreno. A distância pode variar em 7 cm para melhorar a aerodinâmica e aumentar a vida útil da bateria. Esta distância pode ainda ser aumentada para 11 cm em ambientes urbanos, permitindo ao carro transpor obstáculos sem dificuldade.

O modelo é extremamente compacto, com 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura, permitindo transitar com tranquilidade pelo tráfego pesado. As rodas de 19 polegadas estão posicionadas nas extremidades do carro, com um balanço dianteiro e traseiro de apenas 0,52 m, facilitando as manobras na cidade.

O Peugeot Fractal estabelece um equilíbrio natural e apresenta uma unidade de tração elétrica que permite uma nova arquitetura. Todos os componentes estão posicionados em nome da eficiência. A bateria de íons de lítio está alojada no túnel central, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a distribuição de peso. Ela alimenta dois motores eléctricos, cada um com 102 cavalos de potência, que equipam os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de acionamento melhora a aerodinâmica do carro, refletindo-se na menor necessidade de ar para o resfriamento do motor.

O estilo do Peugeot Fractal incorpora as linhas dinâmicas do carro em um ambiente urbano. Uma linha reta divide a pintura com acabamento duplo, aumentando ainda mais a sensação de vitalidade com uma mudança acentuada do branco ao preto na dobradiça das portas. A parte superior da carroceria possui um teto removível para transformar o cupê em um cabriolet.

Uma faixa de LED na traseira mostra a carga da bateria por meio de um display. Esses LEDs também atuam como luzes traseiras quando o Peugeot Fractal está se movendo. A assinatura luminosa na dianteira começa abaixo da grade e flui sobre os faróis.

Para garantir o controle permanente, o banco do motorista fornece respostas cinestésicas com base na dirigibilidade do Peugeot Fractal. O volante intuitivo e compacto possui um touchpad integrado em cada um dos seus dois raios. Sensores controlados pelo polegar acionam uma variedade de funções e equipamentos do veículo. O do lado direito abriga as funções para ativar o sistema de acionamento elétrico. A tela tátil de AMOLED de 7,7 polegadas embutida no console central pode ser usada para controlar todos os recursos do Peugeot Fractal.

O head-up display fornece uma leitura digital holográfica em uma tela de policarbonato para informações adicionais. Os motoristas podem personalizar o display digital de 12,3 polegadas em HD para atender às preferências individuais. A tela de policarbonato dá maior profundidade, mostrando informações sobre uma tela em Amoled de 7,7 polegadas.

O modelo é uma incubadora de idéias que explora o uso de impressão 3D para criar formas que não podem ser obtidas através de qualquer outro processo. As peças e componentes resultantes representam mais de 80% das superfícies do interior e oferecem uma combinação de estilo e real funcionalidade.

O sistema de motorização elétrica foi concebido para aperfeiçoar a aerodinâmica e trazer características inéditas no segmento. A performance do Peugeot Fractal foi melhorada por meio da instalação da bateria de íons de lítio na parte central do assoalho, fazendo com que o peso do veículo seja redistribuído e o centro de gravidade seja extremamente baixo.

Os 40 kW da bateria alimentam dois motores elétricos de 102 cavalos, um em cada eixo, e oferecem uma autonomia de 450 km. O sistema gerencia a potência de acordo com as condições de direção. Assim os 204 cavalos de potência máxima são distribuídos com base na aderência para melhorar a tração e recuperação de energia. Além disso, leva em consideração a transferência de peso e as diferentes relações de transmissão dos motores elétricos. Durante a aceleração, o motor traseiro entra em ação primeiro, com o motor do eixo da frente gradualmente funcionando a partir dos 100 km/h.

A direção elétrica em conjunto com a tração nas quatro rodas garantem uma eficiência notável na cidade e estabilidade em alta velocidade. A suspensão pneumática pode funcionar automaticamente ou ser controlada pelo motorista para ajustar a altura em relação ao solo entre 7 cm e 11 cm: a posição mais baixa privilegia a aerodinâmica na estrada e estende a autonomia do PEUGEOT FRACTAL; a posição mais elevada permite que o carro transite na cidade passando com tranquilidade pelos obstáculos.

Pesando apenas 1.000 kg, o cupê vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, e pode cobrir 1.000 metros partindo da imobilidade em 28,8 segundos.

Fonte: Departamento de Relações Externas Peugeot

Related posts