Pioneira no segmento de crossovers, a Nissan revelou hoje o Gripz Concept, carro-conceito que aponta para o futuro criativo deste mercado. Desenvolvido por designers da Nissan na Europa e no Japão, o novo modelo mistura a praticidade e a capacidade de um crossover compacto com o desempenho e o entusiasmo de um veículo esportivo.
Com um design emocional e aventureiro – que mistura o estilo crossover com uma pegada ainda mais esportiva – e um avançado powertrain, o Gripz Concept é a aposta da Nissan para uma virada no jogo do segmento dos crossovers compactos, que somente um pioneiro pode fazer. É um carro de ”dupla personalidade”, para ser usado tanto no dia a dia como em aventuras de fim de semana.
O design presta homenagem à linha do Nissan 240Z, que disputou e venceu diversos ralis de safari na década de 1970 ao utilizar a experiência da marca no fora de estrada para vencer provas duríssimas como as disputadas na Península de Baja, nas planícies do Quênia, Uganda e Tanzânia. Este modelo ícone trazia uma linha de cintura alta, suspensão reforçada e acabamento preto para o capô e porta-malas com uma cor vermelho-alaranjado profunda na carroceria. Os modelos Nissan 240Z eram a prova de que carros esportivos não precisavam ser baixos para serem divertidos.
O Gripz Concept também traz a simplicidade de alta tecnologia das bicicletas de corrida ao utilizar uma estrutura de carbono que recebeu painéis robustos como revestimento blindado. Mesmo sendo um 2+2, o modelo tem fácil acesso ao interior por conta da ausência da coluna B.
Para mover o Gripz Concept, a Nissan aposta em sistemas híbrido e elétrico, baseados na tecnologia ”Pure Drive” e-Power da marca. Assim, o um eficiente motor a gasolina é usado para alimentar o propulsor elétrico, o mesmo utilizado no Nissan LEAF. A experiência de anos no desenvolvimento de carros elétricos da marca proporciona a este conceito uma aceleração suave, rápida e linear, bem silenciosa, de extrema eficiência. Tudo para oferecer uma experiência de condução suave, refinada e emocionante com eficiência de combustível.
Assim como o conceito Nissan Sway, apresentado em março, em Genebra, e modelos de produção recente, o Gripz Concept traz um painel de instrumentos estilo Gliding Wing, de design elegante e refinado, que combina força com simplicidade. Os assentos e console central são inspirados em bicicletas, assim como as maçanetas das portas são em forma de um selim de bicicleta de corrida. O volante de três raios, por sua vez, replica o estilo das rodas.
O estande da Nissan no evento alemão tem muitas outras novidades. Entre eles, a picape NP300 Navara, a linha 2016 do carro 100% elétrico LEAF, que traz novidades na autonomia, e os crossovers da marca que são sucesso na Europa e em outros mercados: Qashqai, X-Trail e Juke.
O modelo 100% elétrico mais vendido do mundo – com mais de 150 mil unidades comercializadas –, o Nissan LEAF chega à linha 2016 com baterias de 30 kWh, que ampliam a autonomia do veículo para 250 km com uma única carga, 26% a mais que a anterior e sem ocupar mais espaço. O modelo também passa a contar com o sistema de info-entretenimento Nissan Connect, plataforma global da marca que conecta o carro a smartphones.
A picape NP300 Navara faz sua estreia em solo europeu, redesenhada usando a bem sucedida filosofia dos crossovers da Nissan. A marca japonesa empregou toda sua experiência de 80 anos atuando no segmento de picapes para criar um modelo com design arrojado e tecnologia inteligente, criando novos padrões para esse tipo de veículo. Entre eles estão o Around View Monitor (AVM), sistema com câmeras em torno do veículo, e o dispositivo de frenagem de emergência Forward Emergency Braking (FEB).
O estande da Nissan mostra também a aclamada linha de crossovers, que tem algumas marcas comemorativas. A segunda geração do Qashqai, por exemplo, atingiu a produção de 500.000 unidades apenas 21 meses após seu lançamento, enquanto o Nissan Juke sustenta o título de crossover favorito dos consumidores europeus há cinco anos. O também renovado X-Trail apresenta ao público o recém-lançado motor 1.6 turbo diesel.
A presença da Nissan no Salão de Frankfurt marca o bom momento da empresa no continente europeu. Com o lançamento de nove modelos desde 2004, a fabricante japonesa fortaleceu sua imagem e vendas, que atingiram marcas recordes. Até agosto, a Nissan totaliza mais de 500 mil unidades comercializadas na região, crescimento de 9% sobre o mesmo período de 2014.
Fonte: Nissan do Brasil