Ford estreia motor “Ecoboost Race” nas 24 horas de Daytona 2014

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A Ford anunciou que vai estrear o motor V6 3.5 EcoBoost de competição nas 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos, em 25 e 26 de janeiro de 2014, e participar das 12 corridas da temporada da categoria United SportsCar. Ele vai equipar o carro Daytona Prototype da equipe Michael Shank Racing, que também ganhou uma nova carroceria inspirada no design dos veículos da marca.

Embora só comece a competir em 2014, o carro fará seu primeiro teste em Daytona no próximo dia 9 de outubro. Numa parceria entre a Michael Shank Racing, a Ford Racing e a Pneus Continental, o time busca registrar um novo recorde no “Centro Mundial da Velocidade”, batendo a marca de 210,364 milhas por hora (338,548  km/h) de Bill Elliott, campeão da Nascar, em 9 de fevereiro de 1987, com seu Ford Thunderbird na qualificação para a Daytona 500.

“É realmente um privilégio ter a oportunidade de colocar o seu nome no livro dos recordes dessa forma”, diz Mike Shank, dono da equipe. “É inacreditável que esse recorde tenha durado por tanto tempo, por isso é tão especial fazer parte desse trabalho com a Ford.”

“A Ford trabalha com inovação e tecnologia de ponta, por isso ter a chance de estrear nosso EcoBoost em um evento de grande visibilidade, como essa tentativa de quebra de recorde, assim como em toda a temporada de 2014, é excepcional”, diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing. “Queremos mostrar como a tecnologia EcoBoost combina os benefícios de desempenho e economia de combustível, algo que todos os consumidores querem em seus veículos.”

Segundo ele, a ênfase na Ford Racing é correr com tecnologias e veículos baseados em modelos de produção. “Estamos orgulhosos de trazer um motor EcoBoost V6 de 3.5 litros com injeção direta e duplo turbo para o Campeonato United Sports Car, que conta com motores V8 competitivos. Queremos mostrar a capacidade do motor Ford EcoBoost de oferecer desempenho e economia dentro e fora das pistas”, diz.

Testes

Na preparação para a quebra de recorde e para a próxima temporada, o motor EcoBoost passou recentemente por um teste de resistência nos laboratórios de dinamômetros da Ford em Dearborn, EUA. Mais especificamente, na célula especializada 17G. Engenheiros de produção e de competição da Ford e especialistas da Roush Yates Racing Engines trabalharam juntos para garantir que o motor esteja pronto para a temporada.

“Essa célula de dinamômetro é dedicada às competições, mas está dentro dos laboratórios da Ford”, diz David Simon, engenheiro de motores da Ford Racing. “Podemos fazer simulações completas em condições de competição, de um modo que outras células não são capazes de realizar. É um programa altamente específico para programas de motores de alta performance.”

Os fãs de corridas poderão acompanhar a tentativa de quebra de recorde no canal da Ford Racing no Twitter (@FordRacing) e na sua página no Facebook no dia 9 de outubro, a partir das 8h00 locais, dependendo das condições do tempo.

Fonte: Imprensa Ford

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