A fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais acaba de atingir o marco de 2,5 milhões de unidades fabricadas desde 1999, quando foi inaugurada. O modelo que representou a conquista foi o Golf GTI, na cor vermelha. O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do vice-presidente de Operações, Antonio Pires, do vice-presidente de Recursos Humanos, Nilton Junior, do plant manager da fábrica de São José dos Pinhais, Luis Fernando Pinedo, além de executivos e colaboradores da unidade.
Lançado em janeiro de 2016, o Golf nacional é fabricado dentro do mais moderno conceito do Grupo Volkswagen, a estratégia modular MQB (Matriz Modular Transversal), que é uma nova arquitetura para a produção de veículos, já aplicada em modelos globais como o Passat e o Golf Variant. O conceito consiste na padronização do processo de manufatura nas fábricas do Grupo, estabelecendo, por exemplo, a mesma sequência de montagem e proporcionando como grande vantagem a redução do tempo de produção dos veículos.
“A conquista deste marco demonstra a solidez da Volkswagen do Brasil e reforça o nosso compromisso com o País. Ao longo da nossa história procuramos fabricar veículos de qualidade, com tecnologia de ponta, mas que acima de tudo atendam as necessidades dos brasileiros. Estamos atentos às transformações do mercado e preparados para atingir novos marcos e nos superarmos sempre”, afirmou David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
“Os veículos fabricados no Paraná são referência em tecnologia e inovação. Trabalhamos com muita dedicação para produzir carros com a máxima qualidade e o melhor custo-benefício. Por trás de um número tão grandioso como este existem muitos investimentos, pesquisas em busca da melhoria contínua dos nossos produtos e o comprometimento constante com a satisfação dos nossos clientes”, afirmou o plant manager da fábrica do Paraná, Luis Fernando Pinedo.
A Volkswagen do Brasil investiu aproximadamente R$ 500 milhões na modernização da fábrica de São José dos Pinhais, com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Golf, um dos modelos mais inovadores da marca do mundo. Foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.
A versão nacionalizada do Golf traz novos recursos de tecnologia, além de ter sua oferta de equipamentos reestruturada, para atender da melhor forma possível o consumidor brasileiro. O Golf 2016 foi o primeiro modelo nacional a ser equipado de série, em todas as versões, com sete airbags, controle de tração, controle eletrônico do diferencial, controle de estabilidade e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
Das 2,5 milhões de unidades produzidas na fábrica de São José dos Pinhais, 747.227 unidades de modelos Volkswagen foram exportadas, sendo: 375.447 unidades do Fox, 281.312 unidades do Golf e 90.468 unidades do CrossFox. Os principais mercados que receberam os modelos fabricados na unidade são os países da América Latina, como Argentina e México, além dos EUA e Canadá, para onde era exportado o Golf. Países da Europa também chegaram a receber o Fox, nos anos 2000. Atualmente, o Fox e CrossFox são comercializados em 14 mercados, sendo os principais destinos a Argentina e México, contribuindo para a liderança da Volkswagen nas exportações em 2015.
Maior exportadora da história da indústria automobilística brasileira, com mais de 3,1 milhões de unidades embarcadas, no ano passado, a empresa apresentou um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades enviadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Fonte: Volkswagen do Brasil – Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa