Chegou ao fim neste último sábado (16), a Copa do Brasil de Regularidade, composta pelo Enduro do Brasil de Regularidade (em março), Rally Transcatarina (em julho) e Rally Estado de São Paulo (realizado de 13 a 16 de novembro).
A Copa teve um total de 585 pilotos e navegadores, nove dias e cerca de 1.800 quilômetros percorridos. Estiveram no roteiro as cidades catarinenses de Caçador, Fraiburgo, Timbó Grande, Canoinhas, Mafra, Rio Negrinho, Guaramirim, Balneário Camboriú, e os municípios paulistas de São Pedro, Torrinha, Mombuca e Sumaré. “Este foi um ano de grande importância, conquistas e desafios para nós; demos um grande passo para nosso esporte. Em 2014, continuaremos com novidades e mudanças para que em 2015 ou 2016, possamos finalmente chegar a fórmula ideal e final do que planejamos para nossas competições. Para isso contamos com a presença e colaboração de todos os off-roaders, pois sem eles não teremos condições de atingir o sucesso”, salientou o organizador do evento Edson João da Costa.
E inúmeros foram os obstáculos superados pelos participantes em cada região do País, mas, sem dúvida, o principal deles foi a competitividade, a concorrência, uma vez que a Copa reuniu a nata do off-road nacional. “O nível técnico das duplas é extremamente alto. Ano após ano, todos se superam, aprendem algo a mais e desenvolvem suas competências. Todo final de rali é sempre a mesma incógnita… Não temos como arriscar um vencedor de tão parelha que é a disputa. Fica aquela ansiedade e apreensão até serem divulgados os resultados”, comentou o campeão da categoria Super Máster, Enedir Silva Júnior, que compete ao lado do piloto Daniel Maffi.
Para levantar o troféu de primeiro lugar, os campeões mostraram que são merecedores e que não foi uma questão de sorte. Na Graduados, Vinicius Lustosa Polati e Marcos Fernando Evangelista, foram os que mais destacaram-se. “Fizemos uma excelente campanha. A cada etapa cumprida, nós fazíamos contas e mais contas, e redefiníamos a estratégia. Nos final, mantivemos a regularidade e atingimos o objetivo”, declarou Polati.
Na Júnior, Eduardo Schvambach e Júlio César Maba Floriani, abriram boa vantagem dos concorrentes, e apenas administraram as três últimas provas do Rally Estado de São Paulo para subir no lugar mais alto do pódio. “Estamos focados, principalmente, porque atingimos boas pontuações em todas as etapas da Copa. Ano que vem, subiremos para a Graduados e tentaremos andar neste mesmo ritmo. Concentrados e buscando manter o desempenho deste ano”, falou Floriani.
Ano que vem tem mais
As equipes já podem se preparar porque em 2014 tem mais Copa do Brasil de Regularidade, e a organizadora do evento, a SC Racing, afirma que os trabalhos estão a todo vapor para garantir cada vez mais sucesso.
A Copa iniciará em março com o Enduro Brasil de Regularidade, segue com o Rally Campos Gerais (em maio), Rally Trancatarina (em julho) e finaliza com o Rally Estado de São Paulo (outubro/novembro).
Confira as datas
2º Enduro Brasil de Regularidade – 21 e 22 de março
1º Rally dos Campos Gerais – 23 e 24 de maio
6º Rally Transcatarina – 22 a 26 de julho (à confirmar data)
3º Rally Estado de São Paulo – 30 de outubro a 01 de novembro
Classificação Geral – Copa do Brasil de Regularidade
Categoria Super Máster
Pilotos
1º Daniel Maffi, 212 pontos
2º Rone Branco, 191 pontos
3º Flávio Roberto Kath, 182 pontos
4º Leandro Pereira Moor, 176 pontos
5º Acyr Hideki Rodrigues da Silva, 170 pontos
Navegadores
1º Enerdir Silva Júnior, 212 pontos
2º Jhonatan Ardigo, 191 pontos
3º Rafain Walendowsky, 182 pontos
4º Wagner Hirt Marques, 176 pontos
5º Renan Medeiros, 170 pontos
Categoria Graduados
Pilotos
1º Vinicius Lustosa Polati, 184 pontos
2º André Luiz Pinto, 156 pontos
3º Eduardo Ranghetti Rossi, 155 pontos
4º Alessandro Rodrigo Weirich, 147 pontos
5º Renato Odiney Agostinetto, 125 pontos
Navegadores
1º Marcos Fernando Evangelista, 184 pontos
2º Rafael Prada, 161 pontos
3º Rogério Augusto Coelho, 155 pontos
4º Leandro Macedo Ferreira, 147 pontos
5º Eduardo Luiz Ortolan Lobinho, 125 pontos
Categoria Júnior
Pilotos
1º Eduardo Schvambach, 215 pontos
2º Marcos Gustavo Francio, 178 pontos
3º Eduardo Szabunia Neto, 166 pontos
4º Rafael Cabongue, 164 pontos
5º Hobersom Henning, 160 pontos
Navegadores
1º Júlio César Maba Floriani, 215 pontos
2º Bruno Rozalen Tesser, 178 pontos
3º Wilson Reichwald, 166 pontos
4º Neto Andrade, 164 pontos
5º Ana Madalozzo Camati Hubner, 143 pontos
Fonte: Liberdade de Ideias