A partir do mês de agosto, a unidade suspenderá até o final do ano a utilização do PSE (Programa Seguro Emprego). A importante medida que visa a proteção dos empregos, principalmente em tempos de retração de mercado, garante uma maior flexibilidade na produção ao permitir uma redução semanal nos dias de trabalho. No caso da unidade de Taubaté, essa redução era 25%. Porém, com a responsabilidade exclusiva de produzir o modelo Gol, além dos modelos up! e Voyage, a produção na unidade registrará um aumento de produção em relação a 2016.
“As expectativas para o mercado como um todo estão melhores. Olhando para os resultados de maio e junho a expectativa para o ano de 2017 cresceu, de 1 a 2 pontos percentuais em relação a expectativa que tínhamos no início deste ano. Esperamos que a evolução nas vendas em 2017 seja de 4 a 5% em relação a 2016. Já para 2018, esperamos um crescimento de 5 a 8% na comparação com 2017. Durante o ano de 2017, em relação a 2016 vamos reduzir sim a nossa ociosidade. Ainda não é possível saber o percentual de forma precisa”, afirma David Powels, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul.
“As medidas de flexibilização para administração do efetivo, asseguradas pelos acordos firmados com os sindicatos em todas as nossas fábricas, são importantíssimas e nos permitem responder adequadamente às variações de mercado”, reforça o Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Nilton Junior.
“Gol é um campeão de vendas em toda a América Latina, sendo o maior sucesso de exportações da história da indústria automobilística nacional. Ele se difere por aliar robustez, tecnologia e um ótimo custo benefício, e por isso tem sido o modelo brasileiro mais exportado há anos”, diz o Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen América do Sul (SAM), Thomas Owsianski.
Gol é o número 1 em envios para os outros países, e apesar de um ícone brasileiro, é fundamental para a liderança da Volkswagen na Argentina, por exemplo. De janeiro a junho de 2017, aproximadamente 42 mil unidades do modelo foram embarcadas, registrando um aumento de 98% em relação ao mesmo período de 2016. O Voyage também é extremamente relevante nos envios para outros países e está na segunda colocação, com mais de 14 mil unidades exportadas. Já o up! é o quarto modelo da lista dos mais exportados da Volkswagen do Brasil. Com Gol, Voyage e up! a unidade de Taubaté será ainda mais relevante e forte para a nossa estratégia.
Já a fábrica Anchieta, que deixa de produzir o Gol para dar a exclusividade a Taubaté, passará a produzir dois novos modelos da plataforma MQB: o Polo, que chega ao mercado no último trimestre do ano, e o Virtus, previsto para o primeiro semestre de 2018. A Saveiro, que é o terceiro veículo mais exportado da Volkswagen, continuará a ser produzida na unidade de São Bernardo do Campo.
“Dessa forma, conseguiremos ter ainda mais produtividade em nossas unidades, com um maior foco logístico e maior eficiência”, completa Powels.