O VOLKSWAGEN VIRTUS CHEGOU
Depois de um retumbante lançamento do Volkswagen Polo 2018, que esta vendendo como nunca, a empresa apresenta a versão sedã que leva o nome de Virtus e que promete também ser sucesso com os atributos que apresenta. O Virtus será comercializado em três versões, MSI com motor 1.6 de 117 cavalos por R$59.990, Confortline com motor 1.0 L, 200 TSi, 3 cilindros, de 128 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades por R$73.490 e a versão topo de linha é a Highline também com o motor 1.0 L, 200 TSi, e câmbio automático de 6 velocidades por R$79.990. Importante destacar que essa nomenclatura 200 TSi é por causa do torque do motor que é de 200 Nm ou 20,4 Kgfm entre 2.000 e 3.500 RPM. Segundo o INMETRO o consumo ficou melhor do que o do Polo por causa da melhor aerodinâmica. O motor 1.6 só usando gasolina faz 11,9 km/l na cidade e 13,8 na estrada. O mesmo motor com etanol faz 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. O motor 1.0 com gasolina faz 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada e usando etanol faz 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. No interior se percebe bem a denominação “premium” que o carro leva. Os materiais, acabamentos e equipamentos impressionam. Desde o painel configurável e digital com tela de 10,25”, Active Info Display, até o aplicativo Meu Vokswagen que através da voz você faz perguntas e tira dúvidas ao manual do proprietário cognitivo, desenvolvido pela IBM com a plataforma Watson, tudo impressiona. O design esta muito bonito e a carroceria com linhas mais marcantes que a Volkswagen não costumava apresentar. Na frente o conjunto de faróis com o para-choques e faróis auxiliares ficou lindíssimo, as linhas das laterais e da traseira também ficaram modernas mas sem exageros. O espaço interno é o melhor da categoria por causa da maior distância entre eixos que aumentou 85 mm e o porta-malas tem capacidade para 521 L. Para as versões mais baratas estão disponíveis muito opcionais e eu destaco que para a versão de entrada a Volkswagen oferece o Safety Pack com controle de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) e assistente de partida em rampa (HHC) por apenas R$1.050. Para quem comprar a versão top, Highline, a Volkswagen oferece as três primeiras revisões grátis e como o carro vem bem completo são oferecidos apenas 3 opcionais para esta versão, banco do passageiro rebatível (Space Pack) por R$ 300, bancos, portas e laterais em couro Native por R$ 800 e rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17 por R$ 1.200. O Virtus, avaliado pelo instituto Latin Ncap, que realiza testes de colisão, recebeu nota máxima, 5 estrelas, para adultos e crianças e ainda levou o Advanced Award por proteção a pedestres no caso de atropelamento. Com o Virtus a Volkswagen mostra mais uma vez que esta numa nova fase, uma nova Volkswagen que quer retomar a liderança do mercado.
PARABÉNS TOYOTA, 60 ANOS DE BRASIL
No dia 23 de janeiro de 1958 a Toyota montou um escritório em São Paulo para iniciar suas operações. No final deste mesmo ano inaugurou sua linha de montagem para montar seu modelo Land Cruiser que aqui levou o nome de Bandeirantes que durante 40 anos foi uma referência no segmento. Hoje a Toyota possui quatro unidades produtivas, todas no estado de São Paulo, nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo onde também possui um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design. A empresa conta ainda com três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um Centro de Distribuição de Peças em Votorantim (SP)e um escritório de representação em Brasília (DF) reunindo mais de 5.600 colaboradores. A linha atual de produtos Toyota vendida no Brasil é composta pelo compacto Etios nas versões hatchback e sedã, pelo sedã médio Corolla, pela Hilux e SW4 e pelos modelos importados do Japão: RAV4, Prius e Camry. A linha Lexus, marca de luxo da Toyota, é vendida no Brasil por meio dos modelos NX300, RX350, CT200h e ES350. No ano de 2017 a marca Toyota comercializou 155.608 unidades e a marca Lexus 662. Parabéns para a Toyota que completa 60 anos de Brasil e também pelas suas ações em defesa do meio ambiente.
O PROBLEMA DA CAÇAMBA LEVANTADA
Mais um acidente acontece com vítima fatal por causa de um caminhão andando com a caçamba levantada. Agora foi na Av. Brasil, importante acesso a cidade do Rio de Janeiro, que teve uma passarela de pedestres derrubada e ficou mais de oito horas interditada. Segundo a Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Estado do Rio de Janeiro (Assinsp-RJ) é uma tragédia que pode ser evitada. Desde janeiro, após dois adiamentos, todos esses caminhões com caçambas só podem circular com uma trava de segurança que impede o acionamento involuntário da caçamba, de acordo com a Resolução Contran nº 563/2015. Os veículos fabricados em 2017 já saem de fábrica com esse dispositivo. A medida foi tomada pelo Contran após um caminhão com a caçamba suspensa colidir na parede de uma passarela da Linha Amarela, no Rio de Janeiro, e ter causado a morte de quatro pessoas, em janeiro de 2014. Só que os postos do Detran do Rio estão renovando a documentação desses veículos sem exigir a instalação destes dispositivos. O Certificado de Segurança Veicular (CSV) deste veículos deverá ser renovado nas empresas licenciadas pelo Denatran. Tem que cumprir a lei!