COLUNA JOÃO MENDES – 13/11/2017

RENAULT KWID TEM PREDICADOS
Testei por um período maior o Renault Kwid no meu dia a dia. A versão testada foi a top, denominada Intense, com Pack Connect na cor Laranja Ocre que esta sendo a cor do lançamento. O carrinho é anunciado como um SUV sub compacto por sua maior altura do solo. A posição de dirigir, mais alta, é boa e como o carro é pequeno, portanto leve, o motor 1.0 Flex de 3 cilindros e 70 cavalos, usando só etanol, acaba rendendo bem, a arrancada é boa mas como todo carro 1.0 é usando bem as marchas que você consegue bom rendimento e o câmbio é manual de 5 marchas. Se não exagerar no pedal do acelerador o carro é bem econômico, 15 km/l de gasolina na cidade. O Kwid também é bom de curva, chega a ser durinho de suspensão, e divertido de dirigir,. É um carro urbano, ágil e fácil de se colocar numa vaga. Gosto do design, parece um mini Captur que é o modelo acima na linha de SUVs da Renault, tem um desenho  que agrada e soluções bem resolvidas para ser um carro barato, apenas uma palheta no limpador do para-brisas dá conta do recado e a tranca das portas é através do conhecido “pino de porta” que pensei que já nem existia mais entretanto, nesta versão top, um botão no painel abre e fecha as portas o mesmo acontecendo na chave canivete. Um detalhe que não pode passar despercebido é que o Kwid possui, em todas as versões, 4 air bags, dois frontais e dois laterais e suporte Isofix no banco traseiro para duas cadeirinhas para transportar crianças. Nesta versão testada, Intense, o Pack Connect vem com o sistema de navegação Media Nav 7 e câmera de ré. A posição dos comandos é boa, o interior tem visual moderno e agradável, a cabine não é tão silenciosa até porque o motor de 3 cilindros faz um pouco mais de barulho e o porta-malas tem capacidade para 290 L, o que não é mal para o reduzido tamanho do carro. O Kwid mais barato é o Life que custa R$29.990, a segunda opção é o Zen que com rádio custa R$36.490 e a Intense com Pack Connect custa R$40.490. Apesar de recém lançado o Kwid já teve seus preços aumentados e a fila de espera esta grande porque a fábrica teve que fazer uns acertos no carro, depois do lançamento, e atrasou a produção. Com isso o Kwid desceu da 3ª posição no ranking de setembro para a 14ª em outubro mas deve retomar algumas posições em novembro, porque o carro esta tendo uma boa aceitação no mercado.

 

TOYOTA RUMO AOS 60 ANOS DE BRASIL


A Toyota completou 59 anos de Brasil onde instalou sua primeira filial fora do Japão. Em 2016 comercializou por aqui 180 mil unidades ficando em 5º no ranking das melhores montadoras. Seus clientes indicam 83% no índice de satisfação e seus carros tem fama de robustos e de não darem oficina. Preocupada com a sustentabilidade a empresa executa vários projetos e domina o mercado de carros híbridos que possuem motor elétrico junto com outro a combustão. Seu modelo com propulsão híbrida, o Prius (FOTO), completou 20 anos mas aqui no Brasil só chegou em 2012 e é o líder do segmento onde a Toyota junto com a outra marca do grupo, a Lexus, detém mais de 50% do mercado. O Prius tem um design futurista, dois motores, um elétrico e outro a combustão, seu interior é mais silencioso, tem frenagem regenerativa, não precisa ser carregado numa tomada, tem autonomia de mais de 800 km, faz 18,9 km/l na cidade, polui muito menos e tem 8 anos de garantia.

 

CONCESSIONÁRIAS FECHADAS
Nas grandes cidades do Brasil não é difícil de encontrar imóveis fechados e até abandonados onde já funcionaram concessionárias de automóveis. Como a crise também atingiu o mercado imobiliário muitos desses imóveis continuam vazios. No Rio de Janeiro, por exemplo, antes da crise, algumas concessionárias em regiões valorizadas acabaram virando condomínios residenciais. Se acontecer uma retomada do mercado muitos espaços já estão prontos para receberem as concessionárias. As vendas em 2017 já serão melhores do que as de 2016, só outubro deste ano foi 42,2% melhor que outubro do ano passado, e o mercado espera que 2018 seja melhor ainda.

 

PRÉ ESTREIA VOLKSWAGEN VIRTUS
No próximo dia 16 a Volkswagen faz em São Paulo a avant première de seu sedan Virtus, modelo global, inédito, que primeiramente será comercializado no Brasil para depois chegar em outros mercados. O Volkswagen Virtus tem seu lançamento oficial marcado para o 1º trimestre de 2018.

 

FORD MUSTANG VEM AÍ
A Ford sempre mostra o seu modelo icônico, Mustang, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Todas as últimas edições desta mostra tinham um Ford Mustang mas o carro só chegava no Brasil através de importadores independentes. Com o sucesso de vendas do Chevrolet Camaro parece que a Ford finalmente resolveu trazer oficialmente o Mustang e já anuncia para o final do mês uma pré estreia do carro que deve chegar nas concessionárias em 2018.

 

SALÃO DUAS RODAS  É AGORA 
Na próxima edição vou falar dos destaques do Salão Duas Rodas que acontece de 14 a 19 de novembro no São Paulo Expo. De terça a sábado das 14 h até às 22 h e no domingo,  dia 19, das 14 h às 19 h. Mais informações em www.salaoduasrodas.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Related posts