COLUNA JOÃO MENDES – 11/05/2015

Eric Granato

ERIC GRANATO VENCE

A grande promessa da motovelocidade do Brasil é Eric Granato ( FOTO )que este ano mudou sua estratégia e além de participar do Campeonato Europeu de Moto 2, conquistando o 3º lugar na abertura em Portugal, vai participar do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2015, o Moto 1000 GP, na categoria GP 600, e já venceu a primeira etapa no Circuito de São José dos Pinhais, Paraná, com apoio da Honda do Brasil. O piloto paulistano fez a pole position e largou tendo apenas um adversário no início da corrida, o argentino Juan Sorloza, mas depois, com tranquilidade, abriu 15 segundos do argentino para vencer com tranquilidade. Eu torço para que esta participação no campeonato nacional dê mais experiência para o jovem piloto conseguir bons resultados na Europa e chegue, num futuro próximo, na Moto GP, categoria top da modalidade.

Chevrolet Onix LTZ 2

OS AUTOS MAIS VENDIDOS

No mês de abril o carro mais vendido no Brasil foi o Fiat Palio  com 8.841 unidades mas a briga foi acirradíssima com Chevrolet Onix (FOTO) em segundo com 8.783, uma diferença de apenas 58 carros. Em 3º Hyundai HB20 8.753, 4º Fiat Strada 8.598, 5º Fiat Uno 8.011. Portanto cinco modelos na casa dos 8 mil. Em 6º ficou o Ford Ka 7.845, 7º Volkswagen Gol 7.524, 8º Renault Sandero 7.238, 9º Fox/CrossFox 5.994 e em 10º Chevrolet Prisma 5.770. Destaco também o recém lançado Honda HR-V, já em 12º, com 4.957, atrás do Toyota Corolla com 5.760. Uma grande aposta da Volkswagen no seu lançamento, o Up, é um carro muito bom e econômico mas não decola, ficou apenas em 17º com 3.725. Parece que essa redução do mercado no primeiro quadrimestre, mais de 18% em relação a 2014, atingiu mais os carros compactos e as novidades que chegaram, muitas com valor de R$70 mil pra cima, acabaram abocanhando uma parte do mercado.

COMPETIÇÕES NA TV

Enquanto as transmissões do Mundial de Motovelocidade tem emoção de sobra e deixa qualquer um que assista uma prova de cabelo em pé, as transmissões da Fórmula 1 estão dando sono, não acontece nada. Eu sou a favor de corrida como as de moto que tem uma largada e o mais rápido é o vencedor. Nas corridas da Fórmula 1 inventaram paradas excessivas para abastecimento e trocas dos pneus e o resultado é que ficou técnico demais e muito telespectador nem entende o que esta acontecendo na pista, sem falar que a audiência despencou.

A DESPEDIDA DE UM BATALHADOR

Guto Garcia era um batalhador e defensor do automobilismo de competição do Rio de Janeiro. Foi piloto e depois fundou a Escola de Pilotagem Bi Campeão que formou muitos pilotos nas últimas três décadas. A sua escola também dava aulas de direção defensiva e evasiva para oficiais do BOPE, para soldados da Policia Militar, para motoristas profissionais e todo e qualquer interessado em dirigir melhor.  Figura carismática e bem conhecida nos deixou vítima de um ataque cardíaco e numa atitude exemplar deixou registrado autorização para doação de todos os seus órgãos e até de seu corpo para uma faculdade de medicina. Grande companheiro dos dias de competição no autódromo eu acho que o Guto Garcia foi morrendo aos pouco depois da destruição do autódromo de Jacarepaguá. Descanse em paz amigo.

UTILITÁRIOS TOP 10

Entre os utilitários comercializados no Brasil a picape Fiat Strada manteve a liderança disparada no mês de abril com 8.598 unidades. Em segundo a Volkswagen Saveiro com 5.426, terceiro Toyota Hilux 3.030, superando a Chevrolet S-10 com 2.834. Em quinto, outra Chevrolet, a Montana com 2.584, 6º Ford Ranger 1.672, 7º Mitsubishi L-200 1.214, em 8º o furgão compacto Fiat Fiorino com 1.083, em 9º o Master, furgão médio da Renault, 1.060 e em 10º a picape Amarok da Volkswagen com 1.053.

BIKE SHOW, A MÚSICA

Com vocal de Saintclair Santoro, a guitarra nervosa de Dicastro “Sangue da Cidade” e com os outros componentes da banda Distrito Federal escutei, ao vivo, a música “Bike Show” que faz referência ao primeiro programa que produzi para a TV há exatos 30 anos. O Bike Show foi o primeiro programa da TV brasileira a tratar do motociclismo semanalmente e fez muito sucesso numa época em que não existia TV a cabo e nem internet. “Força livre e Bike Show, adrenalina e Rock and Roll” é o refrão que tem tudo haver.

Related posts