COLUNA JOÃO MENDES – 09/10/2017

HONDA NXR 160 BROS 2018, COM COMBI BREAK
A partir de 2019 as motocicletas novas, com menos de 300 cc, terão que ter Combi Break, também chamado de CBS – Combined Brake System, um sistema que aciona, ao mesmo tempo, os freios dianteiro e traseiro, dando mais estabilidade ao veículo durante a frenagem  encurtando o espaço para a parada total. Dito isso vamos falar da Honda NXR 160 Bros 2018 que possui esse sistema mas como ela é uma moto on/off road ele foi mais bem ajustado para o desempenho no asfalto e também no piso de terra. É impressionante o resultado deste sistema de frenagem que testei e verifiquei como realmente ele traz segurança. Antes você apertava o manete direito para acionar o freio dianteiro e pisava no pedal direito para acionar o freio traseiro, agora os dois freios são acionados simultaneamente acionando o manete ou o pedal.  Ao apertar o pedal do freio, pouco usado pelos motociclistas segundo pesquisas, é acionado o freio traseiro somado a 30% do freio dianteiro. Assim você pode até dirigir a motocicleta só usando o freio no pedal que se acionando com muita pressão faz a moto parar por completo mais estabilizada e sem enterrar a frente  como acontece quando se usa apenas o freio dianteiro. O mesmo acontece quando você aciona a manete de freio, a frente enterra menos e o freio traseiro também é acionando dando estabilidade  fazendo a moto parar em espaço reduzido. Segundo testes do Instituto Mauá, a 60 km/h, a moto sem CBS precisou de 41,05 m para parar e com CBS parou em apenas 25,56 m, impressionante. A Nova Bros  além do freio CBS recebeu uma suspensão dianteira assimétrica que coloca numa das bengalas a parte hidráulica e na outra a mecânica com a mola de retorno. Tem novo painel com fundo escurecido e boa leitura e é claro novos grafismos e cores. Gostosa de dirigir com seu motor de 14,7 cavalos e a nova e eficiente suspensão dianteira a Honda NXR 160 Bros custa R$11.990.

 

FORD ECOSPORT, VENDAS CRESCEM


O mês de setembro foi o primeiro em que todas as concessionárias da Ford estavam abastecidas com o Novo Ecosport e assim as vendas tiveram números mais reais, 3.159 unidades foram comercializadas do modelo que subiu 6 posições entre todos os veículos mais vendidos no Brasil, ficando em 5º entre todos os SUVs, 3º no segmento SUV Compacto, superado apenas pelo Hyundai Creta (3.466) e pelo Nissan Kicks (3.448). No final de setembro eu testei o Ford Ecosport com motor 2.0, 176 cv de potência, com injeção direta e câmbio automático de 6 velocidades. É o modelo top, designado Titanium, que tem conectividade através do Sync 3, GPS e monitoramento da câmera de ré em tela de 8”, 7 air bags, assistente de partida em rampa, sistema anti capotamento, monitoramento de ponto cego nos retrovisores, faróis Xenon e teto solar elétrico. Essa versão é gostosa de dirigir, com esta potência as retomadas são mais animadas e se não exagerar no acelerador pode se conseguir em torno de 10 km/l no perímetro urbano e em torno de 14 km/l na estrada. O interior tem aparência sofisticada, ótimos porta-objetos, 431 L de capacidade do porta-malas e muitos predicados que podem levar o modelo de volta a liderança do segmento do qual foi o pioneiro. O Novo Ford Ecosport nesta versão Titanium esta na lista de promoções da Ford este mês por R$93.990.

 

MAIS VENDIDOS DE SETEMBRO
A surpresa do mercado de automóveis em setembro foi o Renault Kwid que teve seu primeiro mês completo de comercialização e foi para a segunda posição no ranking. O Chevrolet Onix continua na ponta com 17.236 unidades emplacadas. O Renault Kwid em segundo com 10.358 desbancando o Hyundai HB20 que ficou nela por muitos meses. O Ford Ka ficou em 3º com 8.727, Hyundai HB20 em 4º 8.530 e na sequência Chevrolet Prisma em 5º com 6.123, Toyota Corolla em 6º com 6.035, Volkswagen Gol em 7º com 6.026, 8º Volkswagen Fox 4.860, 9º Jeep Compass 4.177 e 10º Fiat Argo com 4.124.

 

NOVA LOJA PORSCHE NO RJ 
A Porsche vendeu 109 carros no Brasil em setembro e a tendência é que essa marca melhore com uma nova loja na cidade do Rio de janeiro. A Stuttgart Porsche agora esta na Av. das Américas, 10.585 – Barra da Tijuca, mais ampla, confortável e com centro técnico que não havia na loja anterior. São 1.345 de área construída onde estão integrados o showroom de veículos zero e seminovos, boutique, acessórios e o centro técnico. O Presidente da Stuttgart, Marcel Visconde declarou que espera um aumento das vendas, principalmente por causa da linha de produtos da marca que é cada vez mais abrangente, e informa também que os carros podem ser blindados sem a perda da garantia. Também presentes na inauguração o Presidente da Porsche Brasil, Andreas Marquardt e o Presidente do Porsche Clube do Brasil, Régis Schuch, fundador da Stuttgart que comemorou 20 anos de atividades.

 

ANIVERSÁRIO BMW RIO MOTOCLUBE E NOVO PRESIDENTE

No último sábado, dia 30, Foi comemorado o 14º Aniversário do BMW Rio Motoclube com eleição do novo Presidente, Carlos Leão, que substitui Aziz Chedid. As festividades começaram cedo, num passeio a cidade de Petrópolis, e terminaram a noite numa solenidade, na Barra da Tijuca, com show da cantora Tati Cirelli e entrega da mais alta comenda do clube, o Troféu “Road Men”, para Aloisio César Braz, Presidente da AMO-RJ Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Amyr Link, José Antônio Pereira e Olivier Anquier. O patrocínio foi do Grupo Assim Saúde.

 

AUTOS, MARCAS MAIS VENDIDAS
Entre as marcas mais vendidas em setembro a GM continua na ponta com 35.227 veículos comercializados com a Fiat em 2º com 25.217 e Volkswagen em 3º com 23.039. A grande surpresa foi a Renault em 4º, com 20.488, devido ao ótimo desempenho do Kwid superando a Ford que teve 18.780. Hyundai em 6º com 16.912, Toyota em 7º com 15.192 e fechando os “10 mais” Honda com 9,672 em 8º, Nissan em 9º com 7.708 e Jeep em 10º com 7.198.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts