VOLKSWAGEN TOUAREG V6 É SHOW
Para quem quer um utilitário esportivo com muito espaço e segurança o Volkswagen Touareg tem que ser avaliado. Existe a versão top com motor V8 de 360 cavalos e tração 4Motion mas eu testei a versão V6 3.6 FSI de 280 cavalos que também é um espetáculo. A lista de equipamento de segurança é farta, tem Multicollision Brake ( depois da primeira batida o freio é acionado automaticamente para que outras não aconteçam ), Side Assist ( indica se tem outro carro ou moto no ponto cego do retrovisor ), Rear Assist ( câmera de ré ), EDL ( bloqueio de diferencial ) e opcionalmente tem o ACC ( Adaptative Cruise Control que mantém uma velocidade programada e chega a frear o carro caso o carro da frente reduza muito a velocidade ou pare ). Além disso tem tudo que já é mais habitual como controle de estabilidade e tração, ABS com EBD, 6 air bags, etc. Bem acabado e bem equipado o Volkswagen Touareg V6 custa R$320.430 e com todos os acessórios R$372.180. Sofisticação e segurança nesse nível tem seu preço. Na próxima edição vou comentar mais sobre este carro.
ECONÔMICO PEUGEOT 208 1.2
Peguei um Peugeot 208 1.2 Allure e caí na estrada, o percurso foi do Rio de Janeiro para Angra dos Reis com retas, subidas e descidas em profusão. Esse motor 1.2 Puretech do 208 tem 3 cilindros, é Flex, e desenvolve até 90 cavalos usando só o etanol. No lançamento do carro, numa competição de economia cheguei a fazer 24 km/l de gasolina mas em condições normais numa estrada o consumo fica em aproximados 17 km/l de gasolina e no perímetro urbano chega a fazer 15 km/l. Com esse motor a Peugeot disponibiliza apenas o câmbio mecânico de 5 velocidades porque para tirar um bom proveito deste motor é preciso andar na marcha certa, é preciso ficar atento para que o giro não desça muito e prejudique a retomada. Nas subidas e nas ultrapassagens a troca de marchas é constante para não se perder o ritmo e o melhor do carro é a estabilidade, um prazer fazer curvas com ele, uma característica que desde o modelo 206, de 1999, me impressionou. Como fiz essa pequena viagem acabei testando o porta-malas que é compatível com o tamanho do carro. O 208 é um carro que tem uma condução diferente, o volante é menor e os mostradores são visualizados por cima desse volante é o inovador conceito i-cockpit que eu gosto muito. Outras coisas boas neste carro são, conforto, central multimídia, o acabamento mais luxuoso da versão Allure e o design que é atual e com seus detalhes mostram bem que é um compacto premium. O Peugeot 1.2 mais barato é o Active que custa R$50.790. A versão testada, Allure, é a top com motor 1.2 e custa R$57.590. É importante destacar que a Peugeot vem fazendo um trabalho intenso para apagar uma imagem do passado de que a manutenção da marca é cara e vem conseguindo. Hoje peças e serviços da Peugeot estão com valores bem em conta.
MAIS VENDIDOS DO MÊS
O Chevrolet Onix continua a ser o carro mais vendido do Brasil, em outubro liderou com 14.087 unidades comercializadas. Hyundai HB20 continua em segundo com 11.350. O 3º é o Ford Ka com 6.193, em 4º Renault Sandero com 6.085, o 5º Chevrolet Prisma 5.313, 6º Toyota Corolla 5.119, 7º Jeep Renegade 4.810, 8º Fiat Toro 4.288, 9º Fiat Strada 4.234 e em 10º Fiat Palio 3.821. Entre as dez motocicletas mais vendidas em outubro a Honda colocou nove. A CG 160 mantém a primeira posição com 17.412 unidades.
FAROL ACESSO, PAINEL APAGADO
A lei obriga o uso do farol baixo nas estradas o que acho muito bom, tudo pela segurança. O problema é que em muitos carros, quando você acende o farol baixo, a iluminação do painel automaticamente diminui porque, para a empresa que projetou esses carros, os faróis são feito para serem usados à noite e assim o painel não precisaria de tanta iluminação. O problema é que ao andar durante o dia com os faróis baixos acessos, se estiver um sol forte e o motorista estiver de óculos escuros, terá grandes dificuldades para enxergar o painel com a iluminação reduzida.
FILME NOS VIDROS, PERIGO EMINENTE !
Uma mulher é brutalmente assassinada no Rio de Janeiro e ao ver a reportagem na TV vejo que seu carro tinha nos vidros película muito escura, inclusive no para-brisas dianteiro, daquelas que não se enxerga nada dentro do carro. Testemunhas relataram que os bandidos, em desespero com a chega da polícia, chegaram nesse carro, que vinha trafegando em baixa velocidade, e com armas apontadas pediram para o motorista descer. Com a película muito escura eles certamente não sabiam se quem estava dirigindo era homem ou mulher e nem quantas pessoas estavam no carro. Como o desejo dos bandidos não foi atendido e o carro começou a andar de ré, os bandidos encheram o carro de bala. Na minha percepção, como os bandidos não enxergavam o que se passava dentro do carro, podem até imaginar que dentro esteja uma pessoa pegando uma arma para se defender. Isso, de pessoas que não oferecem o menor risco, serem fuziladas por marginais, já aconteceu outras vezes e os carros tinham película muito escura nos vidros. Não dá para reagir, nessa situação a melhor coisa é ir logo abrindo a porta para entregar o carro e na sequência tirar o cinto de segurança com calma, infelizmente.