COLUNA JOÃO MENDES – 04/07/2016

FORD NEW FIESTA 2017 COM MOTOR 1.0 TURBO

New Fiesta - Azul - Branco - Prata (4)

Olha que coisa curiosa, os carros com motor 1.0 L surgiram como uma alternativa econômica durante a crise do petróleo no final dos anos 1970, usando o álcool como combustível. Nas décadas seguintes sua imagem foi sempre de um carro popular, um carro sempre colocado como o de entrada do catálogo das montadoras por ser a alternativa mais barata e agora surge um carro 1.0 L no topo do catálogo do Ford New Fiesta, e só movido a gasolina. Não é um 1.0 qualquer, é um 3 cilindros em linha turbinado, com duplo comando de válvulas variável e injeção direta de combustível. É uma joia da engenharia que gera 125 cavalos de potência com torque de 17,3 Kgfm aparecendo em apenas 1.400 RPM e a Ford juntou a ele uma caixa automática de seis velocidades formando um conjunto que obteve resultados de destaque na economia e na eficiência energética, mais de 13 km/l na cidade e quase 17 km/l na estrada. Chamado de 1.0 EcoBoost esse motor, importado da Romênia, é realmente muito econômico e impressiona nas retomadas. Passei quebra-molas bem lento, em terceira marcha, e ele retomou sem reclamar. Também fiz teste em estrada colocando na sexta marcha a 60 km/h e depois pisei fundo para conferir outra ótima retomada enfim, o New Fiesta 2017 com este motor é bem prazeroso de dirigir e andando no autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, também confirmei que a versão 2017 continua com a ótima estabilidade apresentada pelo modelo desde a sua chegada em terras brasileiras vindo do México em 2011. Como disse, a versão com motor 1.0 EcoBoost é a top do New Fiesta, leva o nome de Titanium e tem preço de R$71.990 enquanto a versão top com motor 1.6 L, também Titanium, custa R$70.690 enquanto aversão de entrada que é a SE 1.6, com câmbio manual, custa R$51.990. O Ford New Fiesta 2017 já possui importantes equipamentos de série e na relação custo/benefício vence seus concorrentes Hyundai HB 20 1.6 e Volkswagen Fox 1.6 na versão com equipamentos semelhantes, e também vai brigar com Peugeot 208 e Citroën C3 que chegam no mercado também com motorizações de pouca cilindrada e desempenho de impressionar. Vamos esperar o New Fiesta 2017 chegar nas concessionárias e para ver a aceitação do povo e principalmente como eles vão encarar um modelo 1.0 top de linha.

CHEVROLET S10  MAIS CONFORTÁVEL

CHEVROLET S10 - LADO

Já comentei aqui a Nova Chevrolet S10 que veio reestilizada no seu modelo 2017, com mais segurança e um show de tecnologia. Hoje vou comentar o conforto, que melhorou muito. Fui proprietário de uma S10 , modelo 1996, a primeira lançada no Brasil, e nunca gostei muito da suspensão traseira porque costumava andar com ela vazia e assim ela quicava muito, o mesmo acontecei com as concorrentes. O tempo foi passando e a GM foi melhorando o conjunto de suspensões e neste modelo 2017 a picape ficou mais confortável e a gente consegue perceber a diferença. Fiz um teste colocando 400 Kg de carga na caçamba e assim ela passou a ficar mais pregada no chão, parece meio óbvio mas isso dá mais conforto porque a suspensão trabalha menos, tem seu curso reduzido, balança menos, mas é preciso ficar atento nas freadas porque com peso a dinâmica é outra. Essa S10 tem tudo para manter a liderança no segmento.

 

PISTA FANTASMA

No Rio de Janeiro gastaram milhões para fazer uma nova pista na Auto Estrada Lagoa Barra, agora são três em cada direção mas duas delas, uma em cada direção, estão juntas, mão e contra mão, e nelas foi   colocada a velocidade máxima de 50 Km/h enquanto nas outras a velocidade máxima é de 80 Km/h. Resultado, nos momentos de menos tráfego ninguém usa essas pistas que tem velocidade limite excessivamente lenta e elas ficam desertas. São uns 3 km de extensão, praticamente uma linha reta, o nome já diz, é uma auto estrada, e se torna um martírio cruzá-la mantendo 50 Km/h, fica-se acelerando e metendo o pé no freio o tempo todo além do motorista ter que ficar o tempo inteiro de olho no velocímetro tirando os olhos da estrada.

 

PARABÉNS BMW

Parabéns para a BMW que construiu fábrica em Araquari, Santa Catarina, para atender o nosso mercado e agora esta exportando o modelo X1 Xdrive 28i para os Estados Unidos o que viabiliza ainda mais a operação da marca alemã no Brasil.

 

JULHO AGITADO

Apesar da crise as montadoras tem que lançar novos automóveis já programados com antecedência e também mostrar os modelos 2017. Neste mês de julho a Nissan apresenta a versão definitiva do seu SUV Kicks, carro oficial da Olimpíadas Rio 2016, e a marca Chevrolet mostra os modelos 2017 do Onix e do Prisma. O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido no Brasil em 2015 e mantém a liderança em 2016 portanto sua versão 2017 chega com enorme expectativa.

 

MAIS CITROËN C3

Ao apresentar o Citroën C3 2017, que tem uma versão Puretech 1.2 Flex, super econômica, foi muito ressaltado pela diretoria da empresa que a fama de manutenção cara esta diminuindo e que os custos baixaram muito. As três primeiras revisões tem preço fixo de R$365,00 ou seja R$1,00 por dia.

Related posts