COLUNA JOÃO MENDES – 04/04/2016

CHAVETA2

“CHAVETA”, A RAÇA, O ÍDOLO

A primeira corrida de motocross que aconteceu no estado do Rio de Janeiro foi em 1973 nas areias da praia do Leme. Dois pilotos foram os protagonistas o Nivanor Bernardi representando o Paraná, com apoio de uma fábrica, a Yamaha, e um carioca, Luizmar “Chaveta” Muniz, que nunca tinha praticado a modalidade enquanto Nivanor andava desde o ano anterior em provas que aconteciam em São Paulo. Como carioca torcia para o “Chaveta” que largou na frente mas não resistiu ao ataque do Nivanor que venceu a prova. A disputa foi acirrada e naquele dia, eu com apenas 17 anos, passei a ter um ídolo, o meu primeiro no motociclismo de competição brasileiro, “Chaveta”. Na sequência acompanhei as provas do Estadual do RJ de Motocross em Campo Grande onde “Chaveta” faturou alguns títulos e fui para São Paulo assistir as provas de motovelocidade de longa duração onde meu ídolo também acelerava. Aí começaram as provas de motocross na Fazenda Santa Rosa na cidade de Miguel Pereira e ele continuou brilhando, nem sempre tinha a melhor moto, nem grandes patrocínios mas com raça disputava a ponta e vencia. Me lembro que uma noite saímos da Fazenda Santa Rosa em direção ao centro de Miguel Pereira, um grupo de moto, numa estrada deserta de uns 15 km, foi uma corrida infernal, todas as motos eram do fora da estrada, trail ou cross, menos uma, a do “Chaveta” uma Suzuki GT250, moto da chamada categoria street mas com guidão Manks, aquele curtinho para competições de velocidade, é não é que o cara acelerou aquilo na terra e foi junto com a turma ! Tinha uma habilidade impressionante e até representou o Brasil em provas no exterior. Ficamos amigos, virei jornalista especializado em motociclismo, fiz com ele várias entrevistas inclusive uma para o programa Bike Show, em 1987 ou 1988, onde coloquei ele de um lado e o Nivanor do outro para relembrarmos a famosa corrida do Leme. Depois também virei piloto e em 1984 fiquei orgulhoso de vencer a categoria Novatos até 250 cc no Festival Brasileiro de Supercross no Pavilhão de São Cristovão enquanto meu ídolo “Chaveta” vencia na categoria Nacional Pro, aquilo foi uma honra. Sua origem humilde tirou sua chance de vencer mais do que venceu, muita gente tinha grana e moto do ano enquanto ele muitas vezes corria de última hora com moto emprestada, sem treino e ainda fazia bonito. O cara era muito raçudo e foi um multi campeão, venceu no motocross, supercross e velocidade. Uma grande alegria que tive na vida foi homenageá-lo no Salão Bike Show de 2014 onde uma legião de pilotos apareceu no Riocentro para prestigiar aquele que considero o meu primeiro ídolo, a primeira estrela no motocross do Rio de Janeiro, uma estrela, que com 66 anos, um infarto fulminante levou para o céu  transformando o ídolo numa lenda.

CHAVETA

PEUGEOT 308 ALLURE 2016

PEUGEOT 308 ALLURE

Esta semana pude andar com mais calma na versão Allure do Peugeot 308 que tem motor 1.6 16V Flex que desenvolve 122 cavalos de potência e câmbio manual de 5 velocidades. Seguindo a atual política da Peugeot, de comercializar carros bem completos, o 308 Allure, modelo  de entrada no catálogo,  possui por exemplo 6 air bags, rodas de liga leve de 17″ e central multimídia com tela de 7″ e sistema Mirror Link. Tudo isso normalmente é apresentado como opcional e custam um bom dinheiro. O carro tem visual, bom acabamento, materiais no interior que dão um ar de sofisticação e ótima posição de dirigir. Andando é econômico quase 10 km/l no perímetro urbano e tem ótima estabilidade. Segundo pesquisa do site icarros, que pergunta sobre 7 itens,  o 308 ganhou média 9,3. Com preço sugerido de R$71.490 o Peugeot 308 Allure é uma opção a ser estudada por aqueles que cresceram na vida e querem um hatch maior e com mais status.

SONHOS DISPONÍVEIS

O Prime Fraction Club – empresa pioneira de compartilhamento de bens de luxo como aeronaves executivas, helicópteros, embarcações e carros esportivos – amplia sua atuação no País com a abertura de uma base operacional no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. , hoje, dia 30 de março. Com investimento estimado de R$ 53 milhões a empresa estará comercializando e operando, inicialmente, os modelos Phenom 100 e Phenom 300, ambos fabricados pela Embraer, com capacidades para 4 passageiros e 2 tripulantes e 8 passageiros e 2 tripulantes, respectivamente, além de um helicóptero Agusta Power, fabricado pela Agusta, com capacidade para até 6 passageiros e 2 tripulantes.

OS MAIS VENDIDOS

A Intech Boating participa pelo sexto ano consecutivo do Rio Boat Show, considerado um dos principais salões náuticos do País e a maior feira outdoor da América Latina. Durante o evento, que ocorre entre 8 e 17 de abril na Marina da Glória, o estaleiro apresenta com exclusividade as embarcações da marca italiana Sessa Marine. No evento os visitantes vão poder fazer test drive nos modelos Sessa C40 e F42, maior iate da marca com produção 100% nacional.

NOVO TOYOTA ETIOS

A Toyota apresenta na segunda quinzena de abril o Etios 2017. O compacto da marca um alto índice de satisfação de seus clientes. A cada ano que passa o carro tem recebido mudanças significativas.

Related posts