COLUNA JOÃO MENDES – 01/02/2016

AUDI Q7

SUPER AUDI Q7

Fui conhecer e testar o novo Audi Q7 que não tem nada haver com o modelo anterior. Simplesmente mudou tudo, carroceria, motor, suspensões, interior, enfim, para vocês terem uma ideia da transformação basta dizer que ele ficou 325 kg mais leve. No modelo novo a carroceria tem muito mais peças em alumínio e o motor deixou de ser um V8 para ser um V6 3.0 de 333 cavalos de potência. O câmbio é automático de 8 marchas, a tração é integral permanente e a grande novidade é a direção na quatro rodas. É verdade ! O Q7 possui uma caixa de direção junto do eixo traseiro que muda a direção das rodas traseiras em até 5 graus. Vou dar exemplos para explicar, se você esta numa estrada, andando a mais de 60 km/h e vai desviar de um carro a sua frente, as rodas traseiras acompanham o movimento das rodas dianteiras e o carro faz o desvio com mais suavidade, sem que a traseira dê aquela abanada, principalmente em velocidades mais altas. Já num estacionamento, em baixa velocidade, quando se vira o volante para entrar numa vaga, as rodas traseiras se inclinam na direção oposta a das dianteiras diminuindo o raio de manobra e facilitando a entrada na vaga. Outra grande atração do carro é o Virtual Cockpit (FOTO), semelhante ao já usando no esportivo TT, onde você escolhe o que quer colocar em destaque numa tela de 12,3”. Nela se pode priorizar o mapa para navegação e deixar velocímetro e conta-giros nas extremidades, pode deixar a imagem do Night Shot (visão noturna que detecta até 300 m pedestres e animais pelo calor ) no destaque, mas também pode deixar os instrumentos em destaque com as informações do computador de bordo e deixar o mapa da navegação na tela central do sistema MMI de entretenimento, tudo isso com muita facilidade usando botões situados no volante, do lado esquerdo. O interior tem tratamento acústico muito bom, tornando a cabine bem silenciosa e proporcionando mais prazer para escutar o sistema de som Bose de 558 watts de potência com 19 auto falantes e efeito 3D, sensacional. Outro charme do carro é a abertura e fechamento do porta-malas ( capacidade de 890 L ) através de movimentos do pé embaixo do para-choques traseiro. Simplesmente você chega no carro com as mãos ocupadas com pacotes e a chave no bolso aí é só passar o pé embaixo do para-choques que a porta abre automaticamente ou fecha. Agora o Q7 também tem um head-up display, que projeta informações como velocidade e as direções indicadas da navegação num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa.  Um display retroiluminado por um LED branco gera a imagem colorida. Dois espelhos a ampliam e redirecionam. As informações parecem flutuar a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa.

Cada vez mais a Audi dificulta a vida dos jornalistas especializados com tantas novas tecnologias que precisariam de muitas linhas para serem explicadas, haja espaço (rs), e só para você ter uma ideia, a Audi pede que o comprador do Q7 chegue na concessionária, para retirar seu carro novo, com três horas disponíveis para ter uma aula de como usar tudo que o carro oferece e recomenda que ele volte 3 meses depois para tirar  dúvidas, conferir o que ainda não conhece do carro e receber mais informações. O Q7 é o utilitário esportivo maior da Audi e custa R$399.990. Colocando a lista de acessórios disponíveis o preço chega quase a R$500 mil. Mais sobre esse espetáculo na próxima edição.

Painel Audi Q7 Cockpit Virtual

DESTACADAS

* Pensando em um futuro mais sustentável, a Toyota do Brasil, há 6 anos, criou a Fundação Toyota do Brasil, que desenvolve projetos de educação ambiental, capacitação de pessoas e responsabilidade social como o Projeto Ambientação, o Projeto Arara Azul e o Projeto Toyota APA Costa dos Corais.

* A Honda informa que a partir de fevereiro sua rede de concessionárias passa a comercializar a nova CG 125i Fan, que agora tem sistema de injeção eletrônica de combustível e um desenho que acompanha a família CG.

* Profissionais de venda do setor automotivo do Rio de Janeiro fizeram um encontro para elaborar uma agenda que possa trazer benefícios para a classe. Esses encontros devem se tornar periódicos e reunir ideias para ajudar a superar a crise.

* O Rio de Janeiro se expande para a Barra da Tijuca onde acontecerão grande parte das modalidades das Olimpíadas. No bairro em questão a principal artéria para deslocamento é a Avenida das Américas que esta sendo reformada nos primeiros 6 km por causa da colocação das vias específicas do BRT e dos novos retorno. Com isso ela esta sendo toda asfaltada mas o piso esta ficando absurdamente irregular. São inúmeras depressões, desníveis que parecem degraus camuflados,  que podem derrubar motociclistas e causar danos nos carros. A impressão que dá é que passaram uma tinta preta pra dizer que foi colocado um  asfalto mas sem nenhuma preocupação com o nivelamento do piso. Será que a prefeitura será conivente com a empreiteira e vai aceitar esse trabalho de péssima qualidade ? Será que a empreiteira contribuiu para a campanha política do prefeito Eduardo Paes ? Tá difícil !

 

Related posts