COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 22/02/2021

ANDEI NA ULTRA, A VERSÃO TOPO DE LINHA DA FIAT TORO

Testei a Fiat Toro Ultra que tem motor 2.0 Multijet II, turbo diesel com intercoolerinjeção direta Commom Rail, que desenvolve 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque.

O câmbio é automático de 9 velocidades com as borboletas atrás do volante para as trocas manuais. O volante é multifuncional e através dele se acessa o sistema de som, computador de bordo e muito mais. Essa Toro possui sistema 4X4 com reduzida e aturou muito bem estradas na região de Miguel Pereira e Vassouras.

Essa versão tem uma cobertura rígida na caçamba denominada Dynamic Cover que abre para cima e se sustenta através de amortecedores. Essa cobertura é removível mas precisa de um certo tempo para retirá-la e as portas da caçamba, que se abrem em duas partes para trás. Essas portas não conseguem vedação completa deixando passar água e poeira mas existe um acessório, uma espécie de bolsão ( Cargo Bag Mopar ) quase do tamanho da caçamba, com fecho, para guardar objetos com mais proteção. 

Muito completa e com ar mais sofisticado tem luzes de LED, muita conectividade e um santantônio bem desenhado. Andando na cidade a sensação é de ser estar num SUV pelo bom espaço da cabine, pelo conforto, pelos equipamentos e pelo luxo do acabamento. Tomadas USB tem uma no console da frente e outra, também no console, virada para o banco traseiro junto um uma tomada 12v. A multimídia Uconnect tem tela de 7 polegadas onde se monitora o navegador GPS com dados de tráfego e alerta de radares. 

Nesta tela é que aparece a câmera de ré, as informações do som e onde se espelha a imagem do smartphone. A versão Ultra é a mais equipada da gama e vem com todos os opcionais da Toro Rach mais o santoantônio integrado, Dynamic Cover, assentos em couro preto bordado, espelhos externos pretos, estribo lateral, para-barro e engate para reboque. 

Além disso tem itens exclusivos que os logotipos Ultra externos, internos, bordados nos bancos, tapetes em borracha e cargo Bag MOPAR. Fazia tempo que eu não exigia tanto de um carro como fiz com essa Fiat Toro Ultra. Peguei trânsito na cidade do Rio de Janeiro, estrada asfaltada, Rodovia Presidente Dutra, com média mais alta de velocidade mais retomadas e ultrapassagens, a serra de Miguel Pereira que está bem asfaltada com trechos mais íngremes e curvas fechadas, estrada de terra de Paty do Alferes até Massambara (Vassouras), e ainda trechos de uma estrada de terra de fazenda com muitas imperfeições usando a tração integral e a reduzida. 

Essa Toro se mostrou valente ao mesmo tempo que entregou conforto e economia. Na cidade ela faz aproximadamente 10 km/l. Na estrada consegui 13,7 km/l segundo o computador de bordo que tem muita informação e até a pressão dos pneus

Produzida na fábrica de Pernambuco do atual Grupo Stellantis, que surgiu com a associação da Fiat Chrysler (FCA) e a Peugeot Citroen (PSA), a Fiat Toro tem a mesma plataforma do modelos da Jeep Renegade e Compass e a versão Ultra tem preço de R$181.490.

PRESIDENTE DA JAC MOTORS ACREDITA NOS ELÉTRICOS

Sergio Habib, fundador e presidente da Jac Motors do Brasil esteve no Rio de Janeiro em almoço com jornalistas e foi enfático de que o futuro é do carro elétrico. Segundo ele o carro híbrido está com os dias contados porque tem a manutenção de dois motores.

O comprador do carro híbrido não se livra dos itens de manutenção que não acontecem no carro elétrico como filtro de combustível, filtro de óleo, bomba de combustível, bico injetor e muito mais. Para Habib o futuro indiscutível é o transporte com veículos elétricos e sua JAC está comercializado vários modelos e até um caminhão que está com ótima aceitação nas grandes empresas. 

O problema do carro elétrico ainda é a pouca autonomia da bateria para quem faz viagens maiores como do Rio a São Paulo mas para quem roda no dia a dia o carro elétrico só não é melhor por causa do preço.

Isso acontece porque o Brasil ainda não tem um incentivo substancial para esse tipo de veículo, como em outros países, e o preço ainda está elevado por causa das baterias mas depois a manutenção é quase zero.

POLO DE BETIM ATINGE 15 MILHÕES DE TRANSMISSÕES PRODUZIDAS

O Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, acaba de alcançar a marca de 15 milhões de transmissões produzidas.

Com cerca de 800 empregados, em dois turnos, a unidade é responsável pela fabricação dos câmbios C-513, que equipa a Nova Fiat Strada, Argo, Mobi, Uno, Cronos, Fiorino e Grand Siena, e C-510, presente, dentre outros, nas versões manuais do Fiat Toro e Jeep Renegade.

ESPERADO TOYOTA COROLLA CROSS CHEGA EM MARÇO

A Toyota do Brasil informa que está no ar um hotsite especial sobre seu novo veículo, o Corolla Cross, que será vendido em breve em diversos países da América Latina: novocorollacross.com.br. 

Neste hotsite, os interessados poderão se cadastrar e conhecer alguns detalhes desta que promete ser a maior novidade do mercado em 2021. A data de lançamento no Brasil do novo Corolla Cross é 11 de março.

NOVO NISSAN KICKS CHEGA DIA 25

No próximo dia 25 de favereiro a Nissan vai apresentar a primeira modernização do seu SUV compacto, o Kicks.

Ele foi lançado com muita visibilidade em 2016 durante as Olimpíadas do Rio de janeiro e agora recebe novas linhas e mais conteúdo.

BMW M2 COM CÂMBIO MANUAL ESGOTA ANTES DA PRÉ-VENDA

Com a confirmação do BMW M2 CS no fim do ano passado, os fãs de modelos esportivos com câmbio manual anteciparam o anúncio de pré-venda e esgotaram todas as 15 unidades do modelo dedicadas ao mercado brasileiro.

Com preço sugerido de R$ 620.950,00, 450cv e a já conhecida fórmula de trem de força longitudinal com tração traseira (especialidade BMW), o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e é sinônimo de esportividade e prazer de dirigir BMW. “O modelo abre um ano que será repleto de novos lançamentos BMW M com foco na esportividade, performance e tecnologia”, reforça Andrade. 

O dinamismo da versão é derivado do M4 Competition e atribuído a um propulsor bi-turbo a gasolina de 2.979 cm³, 6 cilindros em linha com 4 válvulas por cilindro comandadas eletronicamente, sistema de comando de válvulas de passo variável e performance aprimorada com som característico apto a entregar 450 cv e 550 Nm de torque máximo, ou 40 cv mais que o M2 Competition.

O conjunto alcança 280km/h de velocidade máxima e possui aceleração capaz de atingir 100km/h em 4,2 segundos.

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