COLUNA DO JOÃO MENDES – NO AR EM 20/04/2020

O VOLKSWAGEN NIVUS VEM AÍ

Em 2019 eu visitei a área de design da Fiat Chrysler em Betim, MG, e lá vi um um protótipo bem interessante e bonito. Ele tinha a plataforma e a parte frontal da picape Fiat Toro mas com uma traseira coupé em vez da caçamba da picape que originou o modelo.

Achei o design bem legal e comentei na coluna que seria uma boa opção para o mercado já que a Toro caiu no gosto do povo e vende muito bem. Passados uns meses e parece que a Fiat, pelo menos por enquanto, não tocou o projeto mas a Volkswagen apresentou na semana que passou as primeiras imagens do Nivus que vem a ser uma mistura de SUV com crossover e a traseira com design coupé.

No meu raciocínio esse carro vai atender a muita gente que gosta de um SUV pela posição mais alta de dirigir, a mulherada adora, mais com uma pegada mais esportiva. Eu me refiro ao Nivus que oficialmente deve ser apresentado em junho e que ficara no portfólio da Volkswagen entre o Polo e o T-Cross.

A Volks já adiantou que o modelo terá equipamentos de carros premium como o novo infotainment VW Play, o Controle Adaptativo de Cruzeiro ACC, farõis e lanternas de LED. O porta-malas terá 415 litros de capacidade.

O Nivus está no segmento dos compactos portanto com um tamanho um pouco menor que o T-Cross e se tiver bom preço vai vender como água porque atenderá a turma que foge dos compactos hatch e não quer esses SUVs que estão sendo comercializados com tantos equipamentos que os preços vão na estratosfera.

O Nivus vai abrir um segmento novo e pode ser um enorme sucesso.

AS CORES PREFERIDAS EM 2019

Quando se trata de automóveis, os brasileiros são um povo tradicional. É o que mostra levantamento da OLX sobre as cores mais vendidas em 2019, com tons consagrados como prata (28,5%), branco ( 22,3%) e preto (19,1%) em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Completando a lista das cinco favoritas, outras cores já conhecidas na ruas aparecem: cinza (11,1%), em quarto lugar, e vermelho (8,2%), na quinta posição. No ranking dos 10 tons mais vendidos, a cor azul ocupa o sexto lugar com 4,2% da preferência, a frente dos tons verde (3,2%), amarelo (0,5%) e laranja (0,2%).

INSTITUTO AYRTON SENNA ORIENTA

O Instituto Ayrton Senna está lançando um espaço digital com conteúdos, dicas e orientações para apoiar educadores e famílias nesse momento de aulas à distância, fechamento de escolas, isolamento social e tantas mudanças.

A página COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA CONTEXTOS DE CRISE reúne uma série de informações sobre essas habilidades, além de estratégias e atividades para pais e educadores colocá-las em prática em casa ou à distância.

Esses conteúdos reúnem diversos conhecimentos, baseado em evidências, adquirido pelo Instituto ao longo dos anos, e faz parte da nossa missão de compartilhá-los com toda a sociedade. Veja mais em institutoayrtonsenna.org.br

VOLKSWAGEN PLANEJA A VOLTA DA PRODUÇÃO EM TODO MUNDO

As fábricas de automóveis da marca Volkswagen devem reiniciar sucessivamente suas atividades. Primeiro, a produção será retomada nas fábricas de Zwickau e Bratislava (Eslováquia) na semana de 20 de abril.

As demais fábricas na Alemanha e em Portugal, Espanha, Rússia e EUA devem reiniciar a produção na semana a partir de 27 de abril. Posteriormente, em maio, a produção será retomada na África do Sul, Argentina, Brasil e México.

O ÍNDICE DE ROUBOS CAIU

O Grupo Tracker, maior empresa de rastreamento e localização de veículos do Brasil, fez um novo levantamento sobre a incidência de roubo e furto de veículos durante a pandemia da Covid-19, considerando todos os segmentos: veículos leves, pesados e motocicletas.

Nas duas últimas semanas (de 29 de março a 12 de abril), o número de chamados foi 23,22% menor do que no comparativo com as duas semanas anteriores (de 15 a 28 de março), em todo o país. A queda foi impulsionada pelos automóveis, pick-ups e SUVs, que registraram 30,10% menos eventos de roubo e furto.

Já os índices de caminhões e de motocicletas cresceram 7,70% e 14,30%, respectivamente. Os estados que não seguiram a tendência de queda no número absoluto de ocorrências foram Rio Grande do Sul (alta de 57,14%), Minas Gerais (+100%) e Pernambuco (+50%). 

No Rio de Janeiro, a queda no total de ocorrências – considerando todos os segmentos – foi de 34,04%. O Grupo Tracker não registrou ocorrências com caminhões, no período (de 29 de março a 12 de abril). Por outro lado, o número de ocorrências com motos subiu 200%.

E os eventos envolvendo automóveis, pick-ups e SUVs caíram 27,60%. No Estado de São Paulo, a queda no total de ocorrências – considerando todos os segmentos – foi de 24,46%. Sendo que a redução mais expressiva foi na categoria veículos leves (automóveis, pick-ups e SUVs), 33%.

A categoria motocicletas apresentou queda de 16,70% e caminhões e carretas tiveram alta de 16,70% no número de chamados.

Related posts